Frederico José Otaviano Robalinho de Barros fala sobre a aplicação do Marketing nos serviços

A aplicação do marketing nos serviços é de fundamental importância para o setor, visto que colaboram significativamente para sua eficiência, comenta Frederico José Otaviano Robalinho de Barros.

Ao analisarmos a história do marketing, veremos a resistência de muitas empresas a chegada do marketing, bem como demoraram a perceber a dependência de seus clientes e de seu mercado sobre ele. Isso pode ser justificado pelo simples motivo de que, há muitos anos atrás, essas mesmas empresas não precisaram competir com outras empresas para venda, pois suas demandas eram suficientes.

Mas, por meio das transformações pelas quais os avanços industriais e tecnológicos sofriam, na década de 90, tais empresas voltaram-se para o marketing e o utilizaram para alavancar seu posicionamento no mercado. No Brasil, segundo IBGE, só neste ano, o setor de serviços somou cerca de 67,4% ao PIB do país.

Dada a globalização, o mercado de serviços é hoje reconhecido mundialmente por grandes investidores, a vista de sua influência na economia interna. Países como a China, por exemplo, declararam o investimento neste mercado como algo prioritário.

Por isso, inserir o marketing na sua empresa condiz com uma reforma na estrutura de todas as atividades do seu negócio, e claro tendo como principal foco o resultado com clientes ou potenciais clientes. A partir deste momento, sentiu-se a necessidade de um estudo busca-se compreender o comportamento do consumidor frente aos serviços, ou seja, o que levou aquele cliente a comprar aquele serviço, ou ainda, como ele percebeu que aquele serviço era o certo?

Essas e outras perguntas foram respondidas pelo marketing, a vista de uma competitiva em desenvolvimento entre as empresas, a começar pelo setor da saúde, do bancário, de transporte. Ao passo que estes setores evoluíram, outras empresas passaram a aderir a ele também.Frederico José Otaviano Robalinho de Barros fala sobre a aplicação do Marketing nos serviços