Gabriel Sowmy en Diretores e Executivos, Profissionais Administrativos, Cidade de São Paulo Head of Business Unit - Consulting Services • NPW iT 9/11/2016 · 2 min de lectura · 2,4K

Como gerenciar pessoas mais velhas do que você

Como gerenciar pessoas mais velhas do que você

Ao longo dos anos, nos deparamos com situações em que temos que gerenciar projetos, áreas, departamentos, onde pessoas mais velhas do que nós,  fazem parte desta equipe. Provavelmente vários de nós enfrentamos o seguinte questionamento dos nossos subordinados: "Mas quantos anos você tem?", ou "Enquanto você estudava, eu já resolvia estes problemas!!!"  e assim por diante.

Lidar com pessoas é uma arte e leva-se tempo para obter sucesso nesta atividade. Por isto, quero compartilhar algumas dicas com você que ainda enfrenta esta situação no seu dia a dia:

  • Seja eficaz na sua comunicação - Ser um grande comunicador significa saber quando ouvir e quando compartilhar. Se os seus colegas se sentem valorizados, respeitados e ouvidos, eles vão notar a sua maturidade, não a sua idade.

  • Valorize sua equipe - Mais velho não significa sempre mais sábio, mas o que ele normalmente significa é mais experiente. Um grande gestor sabe como aproveitar a força de sua equipe, e é por isso que é fundamental que você gaste um tempo para conhecer a sua equipe individualmente. Identifique os talentos e pontos fortes na sua equipe e procure maneiras de incorporar as suas opiniões junto a eles. Você vai brilhar mais como um líder quando cada membro individual de sua equipe entender que também poderá brilhar juntos.

  • Foque em resultados - Cada pessoa tem um conjunto diferente de necessidades que devem ser cumpridas a fim de prosperar. É mais importante do que nunca que você preste atenção às necessidades de sua equipe e evite julga-las. Se você tem um empregado que necessita trabalhar metade do dia para cumprir suas tarefas e a outra metade precisa resolver problemas pessoais, ora, atingiu o resultado? Isto que importa. Deixe seu ego de lado e coloque a capacidade da sua equipe para ter sucesso em primeiro lugar.

  • Esteja preparado para a pergunta da idade - Se você não quer revelar a sua idade, mas também não quer ser desagradável sobre isso, apenas sorria e divertidamente diga algo como "Idade suficiente para fazer o trabalho." Se você estiver confortável em dizer sua idade, vá em frente! No entanto esteja preparado para a pergunta, responda com confiança, e siga em frente. O objetivo é evitar que este assunto se torne uma especulação contínua. A grande sacada é ter uma resposta autêntica e bem pensada antes que a questão da idade surja. Assim você estará em uma posição melhor para conduzir a conversa.

  • Seja calmo - Estudos mostram que estar estressado num ambiente de trabalho leva a problemas de concentração, desorganização e até raiva. Muitas vezes, o humor no escritório é ditado pelo temperamento do gerente. Embora existam gestores de todas as idades que compartilham esta característica, sua juventude e inexperiência pode suportar o peso da culpa, e sua equipe começar a olhar para a liderança de fato em outras partes da empresa. É o fundo do poço? Se você é inseguro de si mesmo, sua equipe vai se apegar nisto. Se você for uma fonte de quietude, calma e razão para a sua equipa, a sua idade não importará nesta situação.

  • Procure respeito, não aprovação - Eu acredito que há uma diferença significativa entre respeito e amor, e quando se trata de tratamento dos empregados ao seu chefe, uma quantidade saudável do primeiro é sempre o melhor. Conseguir o respeito deles depende de você.  O escritório não é o momento nem o lugar para você encontrar o seu novo melhor amigo. Por exemplo, se um empregado chega 10 minutos atrasado para uma reunião, desculpando-se  e você simplesmente disser: "Sem problema", os outros funcionários vão notar. Essas mudanças são muitas vezes imperceptíveis no momento, mas com o tempo, dará a impressão para a sua equipe de que você é uma pessoa sem comando, ou pior, que você está com medo de ofendê-los. Se você está motivado pela necessidade de ser amado, seus funcionários vão inevitavelmente começar a se perguntar quem é realmente responsável.

Finalmente, lembre-se que você pode ser jovem, mas se você estiver em uma posição de liderança, provavelmente foi porque você se dedicou ao longo da sua vida e fez por merecer esta função.



Gabriel Sowmy 10/11/2016 · #2

Obrigado pelas considerações #1

+2 +2
Luciano Carmo 9/11/2016 · #1

Excelente artigo @Gabriel Sowmy, o colaborador mais velho não gosta de ser subordinado pelo mais novo. Certo que tenha mais conhecimento no ambiente de trabalho, mais o profissional mais novo chegou com um preparo mais refinado cujo profissional mais antigo não tenha.
Gostei das suas dicas, com relação a saber houvir mais do que falar, está preparado na hora de perguntar a idade, manter a calma e procurar respeito e não aprovação.
Valiosas dicas para um profisional mais novo obter êxito em um novo ambiente de trabalho. O beBee e os usuários agradecem, obrigado.

+1 +1