Gabriel Sowmy en Diretores e Executivos, Profissionais Administrativos, Diretores de RH Head of Business Unit - Consulting Services • NPW iT 17/11/2016 · 1 min de lectura · 1,3K

Quais as consequências de uma contratação errada?

Quais as consequências de uma contratação errada?

A decisão de contratar um novo funcionário sempre traz um elemento de risco. A maioria das grandes organizações já teve experiência de contratar um funcionário inadequado - alguém que brilhou numa entrevista, mas caiu ao se tratar de desempenho no trabalho. O efeito de tais erros de contratação pode ser enorme, com consequências diretas e indiretas significativas para a empresa que toma a decisão errada.

Novos funcionários podem falhar em uma organização por inúmeras razões. Muitas vezes falhas em trabalhar bem com os colegas ou estabelecer boas relações com os clientes, e isso tende a ser ligado a coisas como uma má atitude ou incapacidade de produzir o padrão esperado de trabalho no prazo.

Uma das maiores implicações de contratar um candidato tão inadequado é o lado financeiro - os custos da contratação inicial, adicionado aos custos de demissão e contratação de um substituto. Também se leva em conta o custo de negócios e oportunidades perdidas durante este período. Os 3-6 meses desperdiçados com um funcionário com baixa performance poderia facilmente ter sido gasto com um perfil mais assertivo, fazendo vendas, construindo relacionamentos e trazendo ideias novas à empresa.

Além dos custos financeiros, há também o potencial para graves perturbações internas e agitação entre outros funcionários da empresa. Esses funcionários podem ser forçados a pegar trabalho e responsabilidades extras por causa das insuficiências de seu novo colega, o que significa que a empresa pode ter que gastar mais recursos recompensando um equipe que previamente já estava satisfeita.

Finalmente, há danos à reputação. Isso é algo que não deve ser subestimado, porque qualquer funcionário, mesmo que apenas ocupe um cargo por alguns meses, é um representante de sua empresa e, como tal, quaisquer características negativas dele refletirão de volta para seus empregadores.

E por que se tomam decisões equivocadas durante uma contratação? Às vezes é tentador para as empresas colocarem a culpa na sorte  Na realidade, quase sempre haverão falhas no processo de contratação que fazem com que tais erros aconteçam. Por exemplo, assumir que um candidato vai atender a uma vaga porque ele tem ocupado posições semelhantes no passado é perigoso, já que não se leva em conta as diferenças de cultura, meio ambiente e práticas de trabalho de uma empresa para outra.

Dado os enormes custos envolvidos em lidar com um erro de contratação, faz sentido investir em tornar o seu processo de contratação tão profissional quanto possível para minimizar as chances de erros e suposições incorretas, Este é o papel das empresas de recrutamento e seleção. Elas podem usar sua experiência em olhar além da lista de habilidades em um CV e realmente avaliar a pessoa por trás dele, garantindo que nada é deixado ao acaso e o indivíduo certo é contratado para o trabalho. Estes fatores levam a resultados significativamente melhorados, a qualidade da minimização de pontos de contato pelo cliente evitando muito do aborrecimento e estresse geral que pode ser causado durante o processo de busca dos melhores profissionais.

O valor agregado e a economia de tempo derivados da contribuição de uma empresa profissional experiente em recrutamento irão pagar seguramente o investimento realizado pela empresa a médio e longo prazo.


Gabriel Sowmy 17/11/2016 · #2

Obrigado Allan #1

0
Allan Melo Nascimento 17/11/2016 · #1

Muito bom artigo!

0