RD Summit 2016, uma overdose de conhecimento

Mais uma vez a Resultados Digitais surpreendeu no RD Summit! Neste ano o evento aconteceu nos dias 03 e 04 de novembro em Florianópolis, contando com mais de 5.500 profissionais e mais de 100 palestras nacionais e internacionais, os colaboradores da RD fizeram do evento um sucesso. E eu tive o prazer de participar e aprender muito com grandes nomes do marketing digital, de vendas e empreendedorismo. Como acontecem várias palestras simultâneas é impossível assistir a todas, por isso vou contar um pouco do que eu vi e aprendi em algumas das palestras que escolhi para assistir.

Sobre o cenário atual

Primeiramente Marcos Piagers faz a abertura do evento comentando sobre o momento revolucionário pelo qual estamos passando, com tantas novas tecnologias surgindo, nós as vezes nem percebemos que estamos presenciando um momento tão importante, mas sem dúvida daqui alguns anos vamos conseguir enxergar isso de outra forma. Depois Ricardo Amorim da RICAM Consultoria comentou o cenário econômico que estamos enfrentando, ele deixou claro que é preciso sermos corajosos, pois estamos no melhor momento para fazer negócios. O Brasil está conquistando novamente a confiança do mercado, e isso significa que em breve o mercado voltará a girar normalmente. Ele finalizou dizendo que a oportunidade existe, e o primeiro a arriscar é quem vai se dar melhor. Apesar de já estarmos percebendo isso, é sempre bom ouvir a opinião de um especialista no assunto.

Foque em customer success

Lincoln Murphy falou sobre como o foco em customer success aumenta a receita, o crescimento e o valuation. Ele definiu customer success como “o momento em que os clientes alcançam o seu resultado desejado, por meio da interação com a empresa”. Sendo assim, os 4 pilares que devemos focar são: Lifetime Value – maior tempo de vida dos clientes, mais compras, expansão interna e defesa da marca. Nada disso irá acontecer se não mantermos o foco. Outro ponto comentado por ele é a necessidade de tornar seus clientes poderosos para que eles o tornem poderoso também, ou seja, se você der poder para seu cliente defender sua marca ele irá defender e trazer novos clientes que te deixarão mais poderoso e assim sucessivamente. Com a competitividade que enfrentamos hoje no mercado, perder um cliente significa perder uma fatia do mercado, por isso customer success é tão importante. Murphy ainda destacou dois pontos que achei interessante, o primeiro é que devemos prestar atenção em todas as etapas do funil porque a interação com o cliente começa desde o primeiro contato. E o segundo, é que não devemos insistir em clientes que não têm fit com a empresa. E ainda vale ressaltar que customer success não é apenas um departamento, um suporte ao cliente, um gerenciamento de contas, satisfação do cliente, redução de churn ou simplesmente um atendimento diferenciado. A gestão do sucesso do cliente é o processo que leva o cliente ao resultado que ele sempre almejou.

Escolha para quem você quer trabalhar

Matt Doyon nos ensinou a escalar um time de vendas, ele contou sobre sua experiência dentro da Rock Content onde aumentaram o time de 5 para 50 colaboradores. Ele ressaltou a importância do seu time, dos colaboradores que fazem a empresa chegar ao sucesso, eles são o capital mais valioso da empresa. Segundo seu ponto de vista hoje não são mais os colaboradores que trabalham para o CEO e sim o CEO que trabalha para os colaboradores, não há mais uma hierarquia. E por isso, é preciso cultivar a cultura da empresa, alinhar a comunicação e ajustar as metas. Seja transparente com seu time, deixe claro o que é considerado um sucesso e o que é considerado um fracasso, assim todos saberão o porque do desligamento de um colaborador e o porque de uma promoção.

Você não tem controle de tudo

A experiência do cliente é um fator crítico para o sucesso de um produto, Paulo Germano nos apresentou o papel da empresa nesse processo. É preciso inicialmente ter uma percepção holística e ter consciência de que não temos o controle de tudo. Paulo comentou os 7 fatores que influenciam na experiência do cliente, são eles:

  • Utilidade – para que serve?
  • Usabilidade – como lidar com erros? Pense no funcionamento.
  • Credibilidade – passe credibilidade ao usuário
  • Encontrável – não esconda funcionalidades
  • Acessibilidade – Não esqueça do mobile!
  • Desejável – Quais emoções seu produto provoca? Qual relacionamento ou sentimento ele entrega?
  • Valor – Qual sua proposta de valor? O usuário percebe este valor?

Vale reservar um tempo para pensar em cada um desses fatores. Ele encerrou com a dica para criar um futuro mais humano, não produzir apenas uma experiência.

Invista em advogados da marca

Com o próprio case da MongoDB, Mat Rider apresentou a importância dessa nova forma de fazer marketing. O principal desafio da empresa era que os clientes compartilhassem o conteúdo da marca e engajassem. Para isso eles buscaram uma solução de marketing de defensores onde puderam criar “desafios”, que são ações para seus clientes, como por exemplo o compartilhamento do conteúdo, leituras de posts, entre outras ações que engajam os clientes. Com técnicas de gamification os clientes vão ganhando moedas para depois trocarem por recompensas que a MongoDB oferece aos seus advogados mais engajados. Ele apresentou o poder dos advogados da marca e como engajá-los, antes mesmo de ele se tornar um cliente.

Frases para pensar:

- Engajamento é uma das coisas mais valiosas que um cliente pode lhe dar. (Vinicius Tolentino)

- Para ter sucesso em marketing e vendas é preciso adaptar continuamente os processos da empresa a nova realidade. (Eric Santos)

- Você precisa entender as pessoas, não apenas ferramentas. (Wil Reynolds)

- Tome cuidado com o vazio de uma vida ocupada demais. (Martha Gabriel)

- Feedback é o novo marketing. (Rafael Terra)

Claro que esta é só uma pequena parte de todo o conhecimento adquirido nesses dois dias do evento. Tiveram muitas outras palestras sensacionais, stands com diversas marcas, produtos e agências, as novidades apresentadas pela Resultados Digitais e também muito networking. Espero que eu tenha conseguido passar um pouco desse aprendizado para vocês e vamos aguardar o RD Summit 2017, sucesso a todos.

  • GosteiRD Summit 2016, uma overdose de conhecimento
  • Comentar
  • CompartilharCompartilhar RD Summit 2016, uma overdose de conhecimento
RD Summit 2016, uma overdose de conhecimento


Nelson Rogério 23/11/2016 · #5

#2 E verdade temos que viver estudando formas cada veis melhores para evoluir nossas vendas https://www.magazinevoce.com.br/magazineeutiamo/

0
Oscar Gomez Amento 15/11/2016 · #3

meus parabens a Floripa..adoro esa cidade sera um sucesso sem duvida..!!!

+1 +1
Tifany Rodio 15/11/2016 · #2

Que satisfação ver a empresa de meus amigos, e da minha cidade, construindo essa rede tão bacana e disseminando conhecimento 🔝

+1 +1

Legal ver suas perspectivas deste fantástico evento @Giovana Martins! Obrigado por compartilhar!

0