GLAUCIA CRISTINA COUTINHO BILAIA en Profissionais Administrativos, Gestión Administrativa, Gestores Analista de Pesquisa de Mercado • MOBIL CENTRO OESTE 13/11/2016 · 2 min de lectura · 1,5K

Lucre com seus recursos humanos

Você sabe trabalhar as respostas dos seus funcionários? O artigo traz soluções de problemas encontrados em uma empresa de pequeno porte, a partir de uma pesquisa de clima organizacional.


Lucre com seus recursos humanos

O que motiva abrir uma empresa ou acordar todo dia de manhã para ir trabalhar? O dinheiro. Afinal, quem não precisa de vestimenta, lugar seguro para morar, alimentação, transporte, lazer, e nada disso é gratuito. O mais interessante é que salário não está mais retendo funcionário na empresa. As pessoas querem amigos, realizar sonhos, sentir se bem e reconhecida, além de salário justo.

Ao parar para refletir sobre os recursos úteis para as empresas, conclui se que: se existem pessoas, pode se consegui- los. Não são apenas as margens que devem ser analisadas com atenção. Tente ver o negócio como um todo: pessoas, ambiente, capital financeiro, e perceba a interdependência entre eles. As empresas não podem vender, produzir, inovar e ter conhecimento sem ter funcionários. Mas também não podem fazer essas coisas sem recursos financeiros, matéria prima e tecnologia. Porém tudo fica mais fácil quando temos pessoas engajadas colaborando, por isso merecem cuidado especial.


E um dos assuntos mais discutidos na área de Gestão de Pessoas é a desmotivação ou insatisfação de funcionários, por causa destes problemas: ausência de funcionários, serviços mal feito, necessidade de sempre treinar funcionário novo, alto índice de rotatividade e a necessidade de selecionar novos funcionários, cochichos pelos corredores, atrasos, clima pesado e a imagem ruim que a empresa adquire no mercado. Os motivos podem ser diversos: insatisfação com salário, sobrecarga, péssimas condições de trabalho, liderança autoritária, in