Hacça Barbosa en Recursos Humanos Analista de RH • Espro Consultoria e OPN Terceirização 13/10/2016 · 1 min de lectura · +300

Uma pausa para o bem.

A ergonomia visa tornar o ambiente de trabalho agradável, evitando lesões com LER (Lesão por Esforço Repetitivo), e DORT (Doença Osteo-molecular Relativa ao Trabalho), e até doenças do campo cognitivo, ou seja, doenças relacionadas à mentalidade, como nervosismo, estresse e outros.

Ergonomia hoje é uma necessidade nas empresas em geral, independentemente do ramo de atividade, uma necessidade que vai desde o chão de fábrica ao escritório. Quem investe em Ergonomia investe em bem estar para o bom desempenho do trabalho, investe no ambiente para torná-lo agradável e aconchegante, e assim evita os males causados por posturas inadequadas.

Na legislação do trabalho a Ergonomia é regulamentada pela NR 17.

As atividades que exigem movimentos repetitivos, força excessiva, posturas estáticas ou inadequadas, digitação por tempo prolongado, entre outras, podem levar a dores musculares. Esses tipos de atividades sem alternância, pausas para descanso e/ou mudanças de postura podem ser prejudiciais. É possível trabalhar com maior segurança e conforto adotando-se algumas medidas simples, baseadas em exercícios de alongamento e de relaxamento muscular, que ajudam também a diminuir o estresse, a fadiga, corrigir a postura e reduzir as chances de lesões osteomusculares.

Não custa nada reservar uns minutinhos do dia para fazer essa pausa do bem.Uma pausa para o bem.