Hamilton Maranhão in Mixmag, Engenheiros e Técnicos, Engenharia e Indústria Engenheiro Master Feb 2, 2017 · 5 min read · 1.2K

Guia para economizar até 30% em combustível

Guia para economizar até 30% em combustível

Com o aumento recente do preço do combustível; o brasileiro voltou a se preocupar e muito em economizar este item. A crise financeira atual torna a utilização dos automóveis um complicador para quem quer fechar o orçamento final do mês. Manutenção periódica, manutenção esporádica, estacionamento, flanelinha, multa, IPVA, seguro e por aí vai boa parte do seu dinheiro suado. Com a previsão de que o litro da gasolina possa chegar a R$4,00 em 2017 em todo Brasil; o orçamento para encher um tanque de combustível de um carro popular pode passar de R$200,00.

Este guia contem trinta dicas que são acompanhadas das explicações para te convencer de qualquer forma que você precisa seguir cada uma para economizar combustível o máximo possível. Todas as dicas podem ser classificadas em quatro categorias: Manutenção do Carro, Hábitos de Dirigir, Planejamento e Boas Escolhas.

Ao seguir essas dicas facilmente você chegará a uma economia de 20% e com disciplina você pode alcançar até 30%. Vamos nessa!!!

Manutenção do Carro

1- Mantenha a manutenção do seu carro em dia e sempre de acordo com as recomendações do manual do fabricante. Caso a garantia já tenha acabado, é natural que você vá fazer os serviços fora da concessionária para não pagar tão caro. Ok! Mas procure oficinas de confiança que já tenham os pacotes de serviço de troca de óleo, filtros de combustível, óleo, ar e etc para não correr o risco de vazamentos o que vai fazer você perder combustível diretamente ou comprometer o desempenho do seu motor. Não compre o óleo nem componentes com especificações inferiores ao recomendado. O manual do carro ou os sites dos fabricantes têm essas informações. Tudo isso tem como objetivo garantir o melhor desempenho do motor e menor consumo de combustível.

2- Mantenha os pneus do carro calibrado. Com o pneu com uma pressão abaixo do recomendado pelo fabricante, o pneu fica literalmente murcho o que aumenta a superfície de contato dos pneus com a pista aumentando também a força de atrito que o carro precisa vencer para se mover. Isso consome combustível desnecessariamente. No mínimo de 15 em 15 dias calibre os pneus do carro de acordo com a recomendação do fabricante. Essas informações estão no manual do carro ou na parte de dentro da tampa do tanque de combustível. Lembre sempre quando você for ao posto abastecer para calibrar os pneus para não ter que fazer uma viagem extra de carro ou modificar sua rota só para isso.

3- Mantenha seu carro limpo. Vale a pena até mesmo deixar ele encerado. Já está comprovado que diminui o atrito e em altas velocidades como em rodovias irá te trazer mais economias.

4- Mantenha o tanque cheio. Fora o risco de você ficar parado no meio do trânsito, o tanque deve ficar cheio ou quase cheio por três motivos:

· As impurezas que vão parar no fundo do tanque devido à decantação podem ir para o motor comprometendo o desempenho do mesmo se o tanque estiver na reserva. O filtro de combustível não é perfeito. Nada é.

· Com um nível baixo, a pressão a montante da bomba de combustível será baixa e a mesma terá que trabalhar no seu limite.  Junto com as impurezas arrastadas do fundo do tanque não conseguirá atender a demanda do motor comprometendo o desempenho do mesmo.

· Gasolina é um líquido que se evapora a temperatura ambiente. Esse é um processo que ocorre 24 horas dentro do tanque do seu carro, ou seja, mesmo quando ele está parado e desligado na sua garagem. Quanto mais espaço vazio tiver dentro do tanque (ou quanto menos combustível o tanque tiver) mais gasolina irá evaporar sem você ter a mínima chance de fazer uso pelo que você pagou. Esse processo só para quando o ar sobre a superfície da gasolina fica saturado com vapores deste combustível. Como você consegue isso? Mantendo o tanque cheio.

Hábitos de Dirigir

5- Atenção na troca de marchas. Todo motor tem pontos ótimos para troca de marchas em função da velocidade e da rotação do motor. Toda vez que a troca da marcha é feita antes ou depois destes pontos, há um desperdício de combustível. Em função da rotação tente passar as marchas entre 2500 e 3000rpm. Se você quiser aumentar a velocidade ao subir uma ladeira terá que ultrapassar esses valores.

Em função da velocidade para um carro 1.0; considere que a 1º marcha é para movimentar o veículo e tão logo você chegue a 15 ou 20 km/h passe para a 2º. Passe a 3º marcha a 40 km/h.  A 4º marcha a 60 km/h no máximo e então entra a 5º marcha que é a mais leve e de maior economia.

A marcha ré é a mais pesada do seu carro. Não fique dando aquelas “esticadas” de marcha ré em alta velocidade. A marcha ré gasta mais combustível do que a 1º. Então conheça melhor o coração do seu veículo para economizar mais alguns trocados.

6- Não ande com o carro em altas velocidades. Se mesmo na marcha mais leve do seu veículo, a rotação estiver muito alta; o desempenho do motor começará a decair podendo ficar até 20% pior.

7- Reduza o uso do ar-condicionado. Eu sei que às vezes o calor está infernal. Mas o que faz você ligar o ar-condicionado muitas vezes é o hábito. Você já se deparou algumas vezes com a situação de estar com frio dentro do seu carro e com o ar-condicionado ligado? Pois é. Hábito ao invés de calor.

8- Chega de meia-embreagem (rampa). Quando você estiver parado em uma ladeira por causa do trânsito não fique segurando o carro com a meia embreagem, utilize os freios. Só faça a meia embreagem para prosseguir com o carro. Pode ser chato no início até você mudar este hábito, mas ter dinheiro sobrando final do mês é divertido.

9- Perca o hábito de esquentar o motor do carro pela manhã. Para chegar a uma temperatura adequada ao melhor desempenho do motor são necessários vinte minutos de uso do carro no trânsito. Você não vai conseguir isso na sua garagem sem antes gastar uma boa quantidade de gasolina. Ligue o carro e siga em frente para onde você que ir. Sem contar que os carros atualmente “pegam” sem problemas.

10- Nada de descer ladeiras na “banguela”. A injeção eletrônica identifica nestes casos que não é mais necessário injetar combustível naquele momento e corta o suprimento. Já no ponto morto há um consumo mínimo. O freio motor que acaba ocorrendo com a marcha engatada é um fator de segurança adicional.

11- Desligue o motor do carro se for possível e principalmente seguro. Se você está estacionado na frente da casa do amigo ou da namorada esperando e sabe que isso vai se estender por minutos; pode desligar o carro.

12- Devagar com o acelerador. Se o sinal fechou não adianta você acelerar com tudo para depois ficar parado no sinal. Você terá que frear bruscamente e toda a aceleração que você imprimiu ao motor será apenas mais um desperdício de gasolina. O bom hábito é manter a velocidade desejada pisando o mínimo no acelerador.

13- Mude seu hábito em relação ao estacionamento. Se você sabe que aquela parte do estacionamento do seu Shopping Center preferido está lotada, não fique rodando de graça procurando uma vaga. Vá direto onde você sabe que está livre (normalmente longe dos acessos ao shopping) e complete o trajeto a pé. Outra opção é desligar o carro e aguardar que uma vaga fique livre.

Mesma tática no supermercado. Pare de tentar estacionar o carro quase dentro do supermercado roubando inclusive às vezes vagas destinadas a idosos e deficientes. Estacione distante mesmo. Caminhar faz bem a saúde e neste caso ao seu bolso.

Se possível, quando você for para praia, tente estacionar na sombra para que o interior do carro não fique muito quente e você precise ligar o ar-condicionado no máximo só para conseguir entrar no carro.

Planejamento

14- Use aplicativos como Google Maps, Waze ou qualquer outra ferramenta para que você possa avaliar os percursos e evitar viagens perdidas e engarrafamentos. Faça isso mesmo para os trajetos que você faz com mais frequência. Você está 100% certo que está fazendo o melhor percurso para ir para o trabalho ou para deixar as crianças no colégio todos os dias? Uma análise mais cuidadosa pode até te surpreender.

15- Pesquise por postos de gasolina mais baratos que estão perto da sua casa ou em trajetos que você faz diariamente como da casa para o trabalho. Não saia exclusivamente para abastecer.

16- Atenção com o GPS. É uma ferramenta muito boa se ele estiver com os mapas atualizados. Toda vez que você ouvir aquela voz sexy dizendo “recalculando”; algum dinheiro seu já desceu pelo ralo.

17- Mude de rotina. Avalie a possibilidade caso não haja outros prejuízos, de mudar o horário de algumas atividades da sua rotina para que você faça uso do seu carro em horários em que você não vai ficar parado em um engarrafamento ou precise ligar o ar condicionado no máximo para não se derreter de calor dentro carro.

18- Faça revezamento ou proponha uma carona colaborativa. Se você possui um grupo de amigos no trabalho que também moram em lugares em que você pode dar uma carona, convide-os para dividir os custos da gasolina. Outra opção é o revezamento. Uma semana usa o seu carro, outra semana usa o do seu amigo. Desta forma a quantidade de carros que sai da garagem é menor e quando sai os custos são rateados.  Lembre-se que carona colaborativa e revezamento são acordos. Se seu amigo não é tão amigo assim e fica te dando calote ou aquela garota linda que você quer agradar, mora do outro lado da cidade, não vai haver economia de gasolina.

19- Está na hora de caminhar. Se você tiver como deixar em casa o carro para ir naquela padaria perto da sua casa, essa é uma boa hora para começar. Procure avaliar as possíveis economias para trajetos curtos que você pode ter ao optar por caminhar e que ainda te trará benefícios a sua saúde.

Boas Escolhas

20- Escolha carros com aerodinâmica esportiva. Se você não tem carro e vai escolher um, ou se você vai trocar o seu usado, considere que carros com o design mais próximos de uma bala sofrem uma ação de atrito do ar menor do que os carros que não têm esse design. Esse menor esforço para vencer o atrito com o ar leva a um menor consumo.


21- Evite acessórios e modificações na estrutura do seu carro. Aerofólio é um item que deixa o visual do carro mais esportivo, mas também é um peso extra. Rodas com aros maiores que as originais do seu carro irão consumir mais combustível devido ao aumento do torque e aumento do peso das rodas em si. Quando as rodas forem mais largas a situação pode ficar até pior já que a superfície de contato com o asfalto se torna maior aumentando também a força de atrito que o motor terá que vencer. Opte por rodas de liga leve para diminuir o prejuízo, se aquele seu desejo incontrolável de colocar rodas maiores e mais bonitas falar mais alto. E aquele som com caixas pesadas e gigantes com potência de watts a perder de vista? Pense bem antes de instalar em seu carro. Além de nada elegante; ao longo prazo você provavelmente vai ficar surdo e com menos dinheiro.

22- Use película a fim de evitar que o interior do seu carro fique muito quente e você tenha que ligar o ar condicionado imediatamente. Siga as leis que não permitem película no para-brisa.

23- Utilize a gasolina adequada para seu carro. As especificações que estão no manual do fabricante visam o melhor desempenho do motor. Tente seguir a risca. Se não há a recomendação de que a gasolina deva ser aditivada provavelmente será um investimento sem retorno além de correr o risco de entupir as válvulas injetoras.

24- De olho no Posto. Em geral tenha cuidado com o combustível que você está colocando no seu carro. Você já está pagando caro. Imagina o prejuízo de colocar uma mistura adulterada em um posto de gasolina qualquer no seu motor? De preferência às grandes distribuidoras.

25- Valorize seu dinheiro. Já que você está pagando caro, se afilie em programas de acúmulos de pontos oferecidos pelas distribuidoras para ter algum retorno deste dinheiro em forma de benefícios como descontos em compras, milhas para viagens ou mesmo abastecimentos grátis. Km de Vantagens Ipiranga, Crédito de Combustível Shell e Petrobras Premmia são exemplos.

26- Manter as janelas fechadas também colabora com uma aerodinâmica menos resistente ao atrito com o ar independente do modelo do carro.

27- Escolha carros com menor peso. Tudo se resume ao fato de que quanto menor o peso do conjunto que o motor precisa mover, menor será a quantidade de combustível necessária. Não é a toa que os compactos e sub-compactos lideram a lista de carros com menor consumo de combustível.

28- Reduza o peso do conjunto. Já vimos que quanto maior o peso maior deverá ser a quantidade de combustível necessária para mover todo o conjunto. Pois está na hora de tirar aqueles livros da faculdade do banco de trás do carro. Sabe aquela caixa de ferramentas que fica no seu porta-malas para eventuais problemas no seu carro e que você não vai usar porque você não tem treinamento apropriado para tal e já pagou o seguro? Tira isso de lá. Aproveite o embalo e entre em uma dieta que além de melhorar sua saúde ainda irá te economizar combustível. Uma redução de 20 Kg no conjunto irá economizar 1%. Pode parecer pouco, mas você não vai usar o carro uma única vez na vida. Ao longo prazo você terá economias significativas.

29- Tire o bagageiro quando não for utilizar o mesmo para reduzir o peso e colaborar com a aerodinâmica.

30- Híbridos para quem pode. Se você tem dinheiro para comprar um, não pense duas vezes. São de fato os mais eficientes. Entretanto, falar em carros híbridos (gasolina+eletricidade) no Brasil infelizmente é uma realidade para poucos e uma hipótese para a maioria por enquanto. As tendências mundiais apontam para a popularização desta tecnologia no futuro, mas meu caro amigo, combustível a R$ 4,00 por litro é uma realidade muito mais certa e próxima. A energia elétrica também deve sofrer um reajuste, o que torna a opção de se utilizar o carro híbrido ainda mais restrito a uma minoria.

Desde 2009, o INMETRO publica entre suas tabelas de eficiência energética; a tabela referente aos veículos leves. Dê uma olhada antes de decidir qual o modelo que você vai comprar.

http://www.inmetro.gov.br/consumidor/pbe/veiculos_leves_2016.pdf

Boas economias!!!




César de Souza Feb 2, 2017 · #3

User removed

+2 +2
Thiago Smicelato Feb 2, 2017 · #2

Sempre é bom economizar Hamilton

+2 +2
Breno Barreto Feb 2, 2017 · #1

Excelentes dicas, @Hamilton Maranhão, valeu!

+3 +3