HELLEN MANSO in maestra educacion infantil, Mães, Filhos Jun 18, 2020 · 1 min read · ~100

De onde vem as birras infantis?

O bebê na idade de dois anos, já se vê como outra pessoa, um ser independente de todos, principalmente da mãe!

Com isso, a criança já sabe demonstrar suas vontades, falando mais (por mais que ninguém entenda). Ele se comunica de muitas formas através de birras, choros e bravezas.

Esta fase conhecida como “terríveis dois anos” (terrible two início da birra infantil) . E não tem data certa para iniciar e nem para acabar. Inicia-se aproximadamente aos dois anos e conclui-se aproximadamente aos quatro anos de idade.

É nesta época que os pais devem iniciar de fato as práticas de educação mais firmes, mostrando à criança que toda ação, tem uma reação.

Isso exige muita paciência. Não obstante, muita conversa, muitos momentos lúdicos para enfrentar altas tensões na hora do banho ou até mesmo hora de dormir ou comer.

Como lidar com a birra infantil

Nesta idade é bastante comum a criança aprender a dizer o famoso “não” em alto em bom som à qualquer solicitação dos pais. Aqui o “não” tem som de “u” bem agudo no final!

É cansativo viver diariamente assim, mas o pensamento de que “vai passar”, gera certo alívio.

Não foram uma nem duas vezes que me arrependi do modo que reagi diante de birras infantis que meu filho teve.

Aprendi que muitas vezes, o fato de estarmos calmas, pacientes e tranquilas diante dos momentos tensos das crianças, traz mais eficácia na solução do problema de birra, choro ou até mesmo crises comuns nesta faixa etária.

Lembra-se do desenho do Daniel Tigre? Muitas situações diárias podem ser solucionadas como naquele desenho.

Um grande exemplo, é que o Estêvão está aprendendo que sempre que precisar ao banheiro, precisa parar o que estiver fazendo e ir.

Eis um exemplo magnifico que acaba nos ajudando a lidar com os desafios diários que só conhece quem tem um terrible two em casa.

É interessante (até poderia dizer imprescindível) seguir uma linha, um direcionamento para educar a criança.

E assim induzir ela a obedecer ao responsável de um modo saudável. Há vários direcionamentos, bibliografias e até mesmo leituras informais sobre este assunto.


De onde vem as birras infantis?



Alvaro Lordelo Jun 25, 2020 · #1

Excelente artigo da minha amiga Hellen!!!

0