Luciano Carmo en Prmovendo Segurança, Técnicos em Segurança do Trabalho, Construção Técnico em Segurança do Trabalho 10/11/2016 · 5 min de lectura · 1,8K

Inspeções de Segurança do Trabalho



                                    Inspeções de Segurança do Trabalho


1 - Objetivo


A inspeção de risco ou de segurança é a parte do controle de riscos que consiste em efetuar vistorias nas áreas e meios de trabalho, com objetivo de descobrir e corrigir situações que comprometem a segurança dos trabalhadores.

O acidente é a consequência de diversos fatores que, combinados favorecem sua ocorrência. Assim, a inspeção de risco ou de segurança é uma vistoria técnica feita nos locais de trabalho, áreas externas e instalações, observando os riscos existentes no ambiente.


                                    Inspeções de Segurança do Trabalho

                                                                


Exemplos:


  • Falta de protetores em máquinas, protetores danificados, funcionando mal ou mal usados,
  • Desordem, desarrumação, disposição de materiais de maneira perigosa, uso de equipamentos de forma insegura,
  • Falta ou uso inadequado de EPI e falta ou uso inadequado de EPC.

Outro fator importante a ser observado numa inspeção é o estado de conservação de materiais como:

Máquinas, mangueiras, cabos, ferramentas, escadas, EPI, etc., que devido a seu uso frequente leva a desgastes naturais que deterioram gradualmente, e esta pode ser descobertas antes de causar danos pessoais, materiais e até ao meio ambiente.


                                    Inspeções de Segurança do Trabalho
                                              

Quando detectamos tais problemas com antecedência, as informações são passadas aos responsáveis para manutenção evitando assim acidentes e doenças no ambiente de trabalho.

A inspeção é um instrumento fundamental para se obter um retrato qualitativo do ambiente de laboral, onde apartir dai podemos elaborar medidas preventivas e corretivas.


                                    Inspeções de Segurança do Trabalho

                                                             


É muito importante localizar situações que possam provocar acidentes e tomar as medidas preventivas necessárias. Por isso, o profissional da segurança do trabalho e/ou o membro da CIPA ( comissão interna de prevenção de acidentes) deve percorrer todo o ambiente para identificar fatores que poderão ser causa de acidentes. Feito isso, o responsável deve tomar as devidas providencias.

O gerenciamento da segurança deverá enfocar as condições inseguras do ambiente e o comportamento do trabalhador que irá execultar as ações. 


                              Por este motivo todos devem participar das inspeções de risco, seja:


  • Execultando as inspeções => MTB - SESMT - CIPA,
  • Analisando seus resultados,
  • Promovendo as ações corretivas e preventivas para sanar os problemas encontrados => Segurança - melhorias - plano de ação.


                                    Inspeções de Segurança do Trabalho



As inpeções são uma grande fonte de informações que ajudam na determinação de medidas de segurança que previnem os acidentes do trabalho.

As inspeções possibilitam:

  • A determinação de meios preventivos antes da ocorrência de acidentes;
  • Permite fixar nos trabalhadores a importância de se ter segurança no trabalho, encorajando-os a agirem como inspetores de segurança;
  • Permite consolidar a relação entre trabalhador e empresa, uma vez em que eles observam o interesse da empresa pela segurança do trabalho e despertam a confiança na administração e alcança a colaboração de todos para a prevenção de acidentes.
Antes de acontecer algum acidente se faz inspeção de segurança, após acontecer se faz a investigação de segurança.


                                            Elementos importantes utilizados na inpeção

As inspeções possuem grande importância na prevenção de perdas, devendo ser feitas em todas as áreas do ambiente de trabalho. Por isso, uma inspeção para ser bem aproveitada precisa ser planejada, e o primeiro passo é definir o que se pretende com a inspeção e como fazê-la, para isso precisamos saber:

  • O que será inspecionado: pode ser todo ambiente de trabalho ou apenas algum setor especifico como o escritório, linha de produção, almoxorifado, etc.
  •  Quem será o responsável: o técnico, o engenheiro, um membro da CIPA...
  • O intervalo de tempo entre uma inspeção e outra: de quanto em quanto tempo ela deverá ser feita, semalmente, mensalmente, bimestralmente..
  • Informações sobre histórico de antecedentes do local analisado: procurar saber se já houve acidentes, quantos, a quanto tempo, qual sua gravidade, em que setores, porque?
  • Formulário para registro dos dados coletados: tudo que for observado, que ser registrado, pois, servirá para elaboração de medidas preventivas e/ou corretivas.

Prioridades: É necessário que o profissional estabeleça alguns pontos como prioridades durante a averiguação do ambiente, em razão das informações disponíveis acerca do local a ser inspecionado, pois, estas também serão usadas como indicadores de necessidades a serem observados. São eles:

  • Acidentes recorrentes no mesmo local e pela mesma causa; quantos acidentes e em que intervalo de tempo.
  • Em casos onde já houve acidente é importante observar se as correções foram feitas e quais foram estas: verificar se já foram tomadas as medidas corretivas e preventivas, quais foram, se foram empregadas corretamente.

Ocorrência de lesões graves:

Tipo de lesão, gravidade, e até mesmo óbitos. Necessidade de desenvolver normas de segurança e treinamento com funcionários na empresa: verificar se há algum programa de treinamento, qual é esse programa, de que forma tem sido aplicado, se está sendo eficiente.

                                    Inspeções de Segurança do Trabalho


                                                                   Tipos de Inspeções

De rotina: é uma atividade que ocorre no dia a dia, diariamente são observados a presença ou não de riscos no ambiente e fica sobre responsabilidade do pessoal de manutenção, dos membros da CIPA e de chefias imediatas. Exemplo de pontos a serem observados:

  • Remoção de proteção em máquinas;
  • Falta de organização no setor;
  • Falta de uniformização;
  • Ordem, organização e limpeza;
  • Uso inadequado de equipamento de segurança
  • Disposição insegura ou inadequada de materiais e condições inseguras, etc.
Inspeção diaria dos equipamentos através de checklist.

                                    Inspeções de Segurança do Trabalho


Periódica: efetuadas em intervalos regulares ( Semanais, mensais, bimestrais, ou trimestrais), e programada com antecedência; objetiva apontar riscos previstor como: desgastes, fadigas, esforço e exposição a certas intempéries a que são submetidos máquinas, ferramentas, (essas inspeções são indicadas pelo fabricante), instalações.

Podem incluir a inspeção de toda a fábrica, de um departamento, uma seção, certos tipos de operações relativos a higiene, sendo indicado a elaboração de um relatório final.

                                    Inspeções de Segurança do Trabalho

Especial: são programadas e quando houver ocorrência de problemas que precisam ser analisados com mais detalhe, requer conhecimentos e/ou aparelhos especializados.

Inclui-se aqui a manutenção em caldeiras, elevadores, medição de nível de ruídos, de iluminação, entrada em reservatórios, vasos pressuarizados, manutenção elétrica e civil, seja por firmas especializadas ou não.

                                    Inspeções de Segurança do Trabalho

Geral: envolve todos os setores da empresa, sendo observados todos os aspectos relacionados a segurança e higiene no trabalho com auxílio de um checklist. No entanto, este tipo de inspeção não detalha as irregularidades, apenas aponta quais são. É efetuado num periodo de 30 dias.

Em locais onde não há serviço especializado de segurança e saúde no trabalho, a CIPA pode coordenar as inspeções.

                                    Inspeções de Segurança do Trabalho

Parcial: realizada sem dia ou período pré-estabelecido e com o envolvimento do técnico em segurança. É realizada nos setores da empresa ou em certos tipos de trabalho, onde já se sabe da ocorrência de doenças e acidentes do trabalho.

Deve ser uma inspeção mais detalhada e criteriosa. Pode ser feita em equipamentos, máquinas, etc.

                                    Inspeções de Segurança do Trabalho


Oficial: inspeção feita pelos órgãos oficiais (MTB ou Sindicato).
Neste caso, é muito importante que os responsáveis pelo serviço de segurança da empresa apresentem todos os documentos referentes às inspeções anteriores, livro de atas de reuniões da CIPA, fichas de entrega e devolução de EPI e atestados de saúde ocupacional como forma de controle de tudo o que ocorre e do andamento de tudo que estiver pendente para que estejam em condições de atender e informar devidamente a fiscalização, não acarretando prejuizos para a empresa.

                                    Inspeções de Segurança do Trabalho

Dica: Procure filmar e/ou fotografar as irregularidades observadas durante a inspeção e realizar reunião em conjunto com a gerência, chefia e supervisão da área envolvida, engenharia de processos, manutenção ou outra interessada, afim de se discutir os itens levantados, propondo soluções, prioridades, responsabilidades e prazos de execuções.


                                        


                                              Obrigado e espero ter colaborado nesse sentido.

Luciano Carmo 11/11/2016 · #4

#3 Obrigado meu caro @Thiago Smicelato, quanto mais pessoas ficarem sabendo das pautas de segurança é bom. Porque ajuda na redução de acidentes e a pessoa obtem conhecimento a mais na bagagem.

+1 +1
Thiago Smicelato 11/11/2016 · #3

É sempre bom a gente estar informado sobre esses temas!

+2 +2
Luciano Carmo 11/11/2016 · #2

A inspeção de segurança è uma maneira de evitar o acidente, caso aconteça o acidente partimos para a investigação de segurança para apurar os fatos e tomar as medidas necessárias. Muito obrigado pela participação @Franciane Nunes Paciência Torres e pelo seu ponto de vista#1

+1 +1

Este assunto é super relevante e de fundamental importância no mundo do trabalho. Realizar inspeções a fim de se obter segurança nos ambientes de trabalho é mais que obrigatório, é um dever a ser cumprido. Obrigada, @Luciano Carmo, por trazer este assunto importante!!

+1 +1