Luciano Carmo en Engenheiros e Técnicos, Ingenieros y Técnicos, Recursos Humanos Técnico em Segurança do Trabalho 5/10/2016 · 1 min de lectura · 4,6K

NR-8 Edificações


8.1 Estabelece requisitos técnicos mínimos que devem ser observados nas edificações, para garantir segurança e conforto aos que nelas trabalham.


                                                  NR-8 Edificações

8.2 Os locais de trabalho devem ter altura do piso ao teto, pé direito, de acordo com as posturas municipais, atendidas as condições de conforto, segurança e salubridade, estabelecidas na Portaria 3.214/78.


                                                  NR-8 Edificações


                                                                        8.3 Circulação


8.3.1 Os pisos dos locais de trabalho não devem apresentar saliências nem depressões que prejudiquem a circulação de pessoas ou a movimentação de materiais.


                                                  NR-8 Edificações

8.3.2 As aberturas nos pisos e nas paredes devem ser protegidas de forma que impeçam a queda de pessoas ou objetos.


                                                  NR-8 Edificações


8.3.3 Os pisos, as escadas e rampas devem oferecer resistência suficiente para suportar as cargas móveis e fixas, para as quais a edificação se destina.


8.3.4 As rampas e as escadas fixas de qualquer tipo devem ser construidas de acordo com as normas técnicas oficiais e mantidas em perfeito estado de conservação.


                                                  NR-8 Edificações


8.3.5 Nos pisos, escadas, rampas, corredores e passagens dos locais de trabalho, onde houver perigo de escorregamento, serão empregados materias ou processo antiderrapantes.