Luciano Carmo en beBee em Português, Técnicos em Segurança do Trabalho, Engenheiros Civis Técnico em Segurança do Trabalho 17/10/2016 · 5 min de lectura · 1,2K

Organização Internacional de Normatização


                          Organização Internacional de Normatização

A sigla ISO significa International organization for standardization, ou seja, Organização Intenacional de Normalização. Foi elaborada através de um consenso internacional sobre as práticas que uma empresa pode tomar a fim de atender os requisitos de qualidade.


                          Organização Internacional de Normatização


É uma organização não governamental presente em cerca de 120 países, foi fundada em 1947 em Genebra, e sua função é promover a normalização de produtos e serviços. Um pouco mais da história em: http:iranifranco.blogspot.com.br/2012/04/evolucao-do-seis-sigma-parte-5.html


A série ISO 9000 é um conjunto de normas técnicas que formam um modelo de gestão da qualidade para empreendimentos que sejam certificar seus sistemas de gestão; padronizar e melhorar a qualidade (produto e processo).

A ISO 9000 não fixa metas a serem atingidas pelas empresas a serem certificadas, a própria empresa é quem estabelece as metas a serem atingidas.


                                                                          Benefícios


  • Vantagens para organização na implantação da linha ISO 9000;
  • Abertura de novos mercados;
  • Maior conformidade e atendimento às exigências dos clientes;
  • Melhor uso de recursos existentes;
  • Melhoria de imagem e credibilidade;
  • Aumento da lucratividade;
  • Qualidade é constantemente mensurada;
  • Defeitos são rapidamente dectados e corrigidos, reduzindo assim os custos;
  • Maior integração entre os setores da empresa;
  • Melhores condições para acompanhar e controlar os processos;
  • Redução do nível de produtos e/ou serviços defeituosos, reduzindo reprocessamentos, reparos e retrabalhos e melhoria no desempenho funcional promovendo o treinamento, capacitação e conscientização, bem como a qualificação e a certificação da força de trabalho (funcionários e fornecedores)
Quando as pessoas vêem o quão efetivo um sistema simples de gerenciamento da qualidade, na verdade é, a primeira reação é: ´´Não pode ser tão fácil``. Então começam a procurar pelos pontos difíces. Quando não conseguem achar as dificuldades, geralmente se perguntam por que ninguém implantou o sistema antes.

                                                                           Iso 14000

O ISO 14000 é uma série de normas desenvolvidas pela (ISO) e que estabelece diretrizes sobre a área de Gestão Ambiental dentro das empresas. 

O mercado global está assumindo a responsabilidade de proteger o meio ambiente, não apenas para ganhar a confiança dos clientes, mas também para atender as exigências das principais normas voltadas ao meio ambiente. A norma ISO 14000 é uma ferramenta criada para auxiliar as empresas a identificar, priorizar e gerenciar seus riscos ambientais.

                          Organização Internacional de Normatização

A norma faz com que as organizações dêem uma maior atenção às questões relacionadas com o meio ambiente e exige o comprometimento com a prevenção da poluição e com o programa de melhorias contínuas e que estes se tornem partes do ciclo normal da gestão empresarial. 
A ISO 14000 proporciona uma redução dos riscos ambientais e promove benefícios para a empresa, para os clientes, para os funcionários e para o meio ambiente.

                                       Entre o benefício para a empresa podemos citar:

  • Melhoria da imagem da empresa;
  • Possibilidade de acesso a novos mercados;
  • Redução significativa de acidentes ambientais e custos com ações corretivas;
  • Conservação de energia e recursos naturais redução nas perdas e de desperdício.
                                                          
                                                            Beneficio para os clientes:

  • Conservação dos recursos naturais;
  • Redução da poluição global;
  • Confiança na sustentabilidade do produto;
  • Acompanhamento da vida útil do produto e cuidados com a disposição final do produto.

                                                    Beneficícios para o meio ambiente:

  • Minimiza o descarte dos resíduos;
  • Conserva o uso de recursos naturais como - gás, energia elétrica e água - aumentandoa economia;
  • Evita a poluição, reduz o desperdício e com a certificação na ISO 14000, a empresa mostra para seus clientes e para a sociedade a sua responsabilidade com o meio ambiente, além de estar em conformidade com as exigências da norma.
 
                                                                       OHSAS 18000

                          Organização Internacional de Normatização

                                                                O que significa OHSAS?

São especificações para avaliação de segurança e saúde ocupacional (área multidisciplinar relacionada com a segurança, saúde e qualidade de vida). A OHSAS 18001 consiste em um sistema de gestão, assim com o ISO 9000 e 14000, porém com o foco voltado para a saúde e segurança ocupacional.

Em outras palavras é uma ferramenta que permite uma empresa atingir e sistematicamente controlar e melhorar o nível de desempenho de saúde e segurança do trabalho. A OHSAS foi criada por um grupo de organismos certificadores e por entidades normalizadoras de vários países, Irlanda, África do Sul, Espanha, Malásia e Austrália.

                                                                           Objetivo

  • Criação de uma norma única;
  • Ser internacionalmente reconhecida;
  • Ser aplicável em qualquer tipo e porte de empresa e passível de certificação e auditada por organismo certificadores.

A implementação de um sistema SSO (Segurança e Saúde Ocupacional) possibilitará a obtenção das seguintes vantagens:

  • Eliminação ou redução de riscos de acidentes de trabalho e consequentemente aumento da satisfação e qualidade de vida dos trabalhadores e da produtividade;
  • Redução dos custos e indiretos relacionados a multa, ações trabalhistas, emprego, paralisações por acidentes, etc;
  • Atuação ética e responsável, resultando na melhoria das relações com os trabalhadores, sindicatos, clientes investidores e fornecedores e redução de encargos trabalhistas -  Encontrase em tramitação no governo a redução do seguro de acidentes do trabalho (SAT), para as empresas que tiverem um sistema de gestão SSO implementado.

                                                                  Interesse da empresa


Demostrar o seu compromisso com a segurança, higiene e saúde do trabalho, permitindo melhorias significativas a eficácia das operações internas e, consequentemente, reduzir acidentes, riscos e períodos de paragem. 

A segurança do colaborador = empregado, e a qualidade do ambiente de trabalho são significativamente melhoradas porque os objetivos e responsabilidades são definidos e todos os colaboradores são preparados para lidar de forma eficaz com qualquer riscos futuros. 

A especificação OHSAS 18000 assegura a comformidade com os atuais requisitos legais, reduzindo o risco de ações judiciais.

O compromisso com a segurança, saúde e qualidade de vida de seus colaboradores no ambito de trabalho é um diferencial competitivo e fortalece a imagem de empresa perante seus clientes, acionistas e partes interessadas.


                                                                 Principais benefícios


  • Disseminação de uma cultura de segurança;
  • Aumento do controle dos perigos e redução de riscos;
  • Redução dos custos relacionados a afastamentos e acidentes e redução das perdas através da redução de acidentes.


                                                                               PDCA


                          Organização Internacional de Normatização
O PDCA foi idealizado por Shewhart e divulgado por Deming, quem efetivamente o aplicou. 

Inicialmente deu se o uso para estatística e métodos de amostragem;

- O ciclo de Deming tem princípio tornar mais claros e ágeis os processos envolvidos na execução da gestão, como por exemplo na gestão na gestão da qualidade, dividindo a em quatro principais passos.

O PDCA é aplicado para atingir resultados dentro de um sistema de gestão e pode ser utilizado em qualquer empresa de forma a garantir o sucesso nos negócios, independentemente da área de atuação da mesma.


                          Organização Internacional de Normatização


                                                           Os passos são os seguintes:


Plan (planejamento). Estabelece uma meta ou identifica o problema (um problema tem o sentido daquilo que impede o alcance dos resultados esperados, ou seja, o alcance da meta); analisar o fenômeno (analisar os dados relacionados ao problemas); analisar o processo (descobrir as causas fundamentais dos problemas) e elaborar um plano de ação.


Do ( execução) . Realizar, execultar as atividades conforme o plano de ação.


Check (verificação). Monitorar e avaliar periodicamente os resultados, avaliar processos e resultados, confrontando-os  com o planejado, os objetivos, especificações e estado desejado, consolidando as informações, eventualmente confeccionando relatórios.


Act (ação). Agir de acordo com o avaliado e de acordo com os relatórios, eventualmente determinar e confeccionar novos planos de ação, de forma a melhorar a qualidade, eficiência e eficácia, aprimorando a execução e corrigindo eventuais falhas. 





                                 Obrigado pela leitura e espero ter colaborado neste sentido.
 



 


Luciano Carmo 18/10/2016 · #4

Verdade meu caro @Thiago Smicelato, e fico triste em saber essa afirmativa. Porque muitas empresas tem a preocupação de implantar o sistema por motivo de normas juridicas mais esquecem em fazer a divugação da importância que esses progranas tem. Obrigado meu nobre sucesso.

+1 +1
Thiago Smicelato 18/10/2016 · #3

Tenho certeza que muita gente já se perguntou o significado dessas palavras que são constantes no nosso dia-a-dia!

+3 +3
Luciano Carmo 17/10/2016 · #2

Obrigado @Franciane Nunes Paciência Torres fiz esse artigo inspirado no seu artigo anterior do dia do professor. Me deu inspiração, obrigado mais uma vez e também continue trazendo artigos que com certeza inspira muitas pessoas.

+1 +1

@Luciano Carmo, você tem trazidos artigos super úteis na área do trabalho. Parabéns e que continue assim.

+2 +2