Luciano Carmo en Prmovendo Segurança, Técnicos em Segurança do Trabalho, Construção Técnico em Segurança do Trabalho 23/11/2016 · 1 min de lectura · 1,4K

Proteção auditiva

Proteção auditiva



Em nossa vida diária, em casa no trabalho, viajando ou nos divertindo, existem inúmeras situações nas quais estamos expostos ao ruído.

O trabalho, na maioria dos casos, se apresenta como a situação mais perigosa em função das muitas máquinas e equipamentos ruidosos existentes, e o longo tempo que passamos sob estas condições.

O ruído contínuo e excessivo pode causar, com o passar do tempo, a perda da audição. Com isto, deixamos de desfrutar de muitos prazeres da vida.

O alto volume das caixas de som, o trânsito agitado das grandes cidades e o local ruidoso no trabalho são alguns dos motivos que nos levam, com o tempo, a perder a sensibilidade da audição e a sentir necessidade de aumentar o volume da TV ou de pedir aos amigos para que falem mais alto, pois não estamos ouvindo aquilo que eles dizem.


Conhecendo o risco


Som - O som é uma vibração que se propaga pelo ar em forma de ondas e que é percebida pela orelha humana. É uma sensação agradável. Ele pode ser mais ou menos perigoso dependendo da sua frequência e intensidade.


Ruído - O ruído é uma vibração que se propaga pelo ar em forma de ondas e que é percebida pela orelha humana. É uma sensação desagradável. Ele pode ser mais ou menos perigoso dependendo da sua frequência e intensidade.


Frequência - A frequência, medida em Hertz (HZ), é a quantidade de ondas de um som propagando no tempo de 1 segundo. Os sons de baixa frequência são chamados de graves e os de alta frequências de sons agudos. A nossa orelha é mais sensível em determinadas frequências do que em outras.


Intensidade - A intensidade, medida em decibel (dB), é a força ou pressão que o som exerce em nossas orelhas. É conhecida como altura ou volume. Um lugar tranquilo tem sons de baixa intensidade. Quando a intensidade alcança altos valores, o ruído se transforma em risco para o trabalhador, colocando em perigo a sua audição.


A perda auditiva é um fator desfavorável para pessoa, por dois motivos descuido e não tem mais volta. A célula do nosso ouvido não tem capacidade regenerativa, então pense bem antes de ouvir o volume do som do carro muito ou ficar com o fone de ouvido na altura máxima é muito prejudicial para saúde e é irreversível.

Os primeiro sintomas da perda auditiva São: zumbido, faz uso da leitura labial durante uma conversa e desconforto pressão no ouvido.


Fonte: 3M

Edição: Luciano Carmo     


Luciano Carmo 24/11/2016 · #2

#1 Obrigado @Gilberto Rodrigues e o pouco da audição que perdemos não tem mais volta. Muitos trabalhadores se cuidam quando estão trabalhando, mais quando estão fora do trabalho não tem os cuidados necessários. Ou seja, zelar pela saúde tem que ser diariamente.

+1 +1
Gilberto Rodrigues 24/11/2016 · #1

Legal! A audição é um sentido importantíssimo e é necessário cuidá-la!

+2 +2