Rowan de Araujo in PROFISSIONAIS EM ADMINISTRAÇÃO, Profissionais Administrativos, Recursos Humanos Vice Presidente do Conselho Empresarial de Mineração e Siderurgia Assoc.Com. Emp. Minas 28/6/2020 · 4 min read · 1.1K

ÉTICA EMPRESARIAL - Capital Ético como referência das empresas, a vanguarda dos negócios

ÉTICA  EMPRESARIAL  - Capital Ético como referência das  empresas, a vanguarda dos negócios

Ética ou filosofia moral é, na filosofia, o estudo do conjunto de valores morais de um grupo ou indivíduo. A palavra "ética" vem do grego ethos e significa caráter, disposição, costume, hábito, sendo sinônima de "moral", do latim mos, mores. Chamamos de ética o conjunto de coisas que as pessoas fazem quando todos estão olhando. O conjunto de coisas que as pessoas fazem quando ninguém está olhando chamamos de caráter.( Oscar Wilde)

A EMPRESA 

O objetivo da empresa é fazer lucros, mas o mundo vem exigindo ética empresarial, e como como qualquer projeto de mudança, comprometimento da administração e transparência do acionista . Deve dar nova vida à cultura organizacional e corporativa com foco na ética e novos padrões em torno da responsabilidade sócio ambiental e outras responsabilidades gerais vistas como obrigação da Governança. O mercado, partes interessadas, população civil e consumidora já cobram ética. Enquanto algumas empresas se escondem atrás de uma ética de aparência com marketing viciado. 

Outras conseguem criar valores reais com exemplos de desempenho sustentável e reconhecidas como empresas sérias, éticas, cidadãs e transparentes. Os valores éticos são novos balizadores dos horizontes empresariais que inspiraram segurança, confiança e admiração para prosperar no mercado. Capital Ético define a conduta de uma empresa.  A empresa moderna deve promover os seus valores éticos e provar que está ciente de suas responsabilidades e comprometimento firme com os empregados internos, terceiros e sociedade civil. Essas posições permitem que elas atraem novos negócios e investidores globais, talentos de impacto positivo no recrutamento. Embora a ética possa ser a responsabilidade dos Deptos operacionais internos. 

CÓDIGO DE ÉTICA O SEU CUMPRIMENTO - A GESTÃO DA ÉTICA E COMPLIANCE  AVANÇAM COMO  UMA FORÇA ORGANIZACIONAL EM DETERMINAS EMPRESAS  

Há tendência de se criar o Depto da Ética Corporativa autônomo para promover e monitorar a aplicação dos padrões ético-corporativo. Gerenciando o desempenho da ética na empresa, usando medidas e monitoramento via indicadores. Exemplo: qual o grau de efetividade do código de ética? Funciona? Precisa rever? Pune exemplarmente? Quantos casos/ano? Quantas Auditoria de Ética? Trata as Denúncias? Nem todas empresas fazem isto. O Depto da Ética pode gerenciar este processo, melhorar o funcionamento, imagem e controle interno no combate de fraudes e corrupção com rigor. Podendo assumir o canal de denuncia. Investigar e criar ferramentas de fiscalização e punição de condutas não recomendadas. A ética diz respeito a todos os comportamentos considerados corretos. 

São valores humanos, sociais, profissionais, políticos e organizacionais sobre responsabilidade e honestidade. O código de ética deve ter ampla comunicação e divulgação geral em site da INTRANET, manual e guias corporativo de instrução e alertas profissionais. Situações de conflito de interesse e como lidar com alegações de discriminação, assédio e prevenção da corrupção, etc. Em seguida, realiza-se ações de conscientização e auditorias. Criando elementos que fortalecem o controle organizacional e  ética corporativa . Considerando que a ética está no caráter das pessoas. Não há curso para melhorar ética nas pessoas. Existem cursos sim, para explicar a grandeza e abrangência da ética. 

As empresas devem ter cuidado sobre quem colocar para falar de ética no ambiente organizacional e corporativo. Só quem pode fazer isto, são os empregados exemplares e ilibados. Fora desse perfil,  fragiliza a credibilidade do que diz. Segue-se outras iniciativas, tal como: investigações, de forma independente, quando houver suspeita de uma situação particularmente preocupante. O sistema de alerta profissional é cada vez mais conhecido, tanto internamente, quanto externamente. Exemplo: em contratos toda fase da elaboração, formatação, execução, fiscalização, medição e faturamento. 

Considera cláusulas que pune com rigor, pessoas da contratante e contratada exemplarmente por corrupção e propinas.. A ética está se tornando inseparável das operações e administração das empresas sérias e vem sendo cada vez mais exigida à nível global, incluindo fatores humanos, sócio ambientais, fiscais, trabalhistas, SAÚDE SEGURANÇA - MEIO AMBIENTE - SSMA, respeito às comunidades, fornecedores, demais segmentos, compliance , etc. Esta é uma conquista, ou evolução empresarial que contribui para defesa de ativos, dos pequenos acionistas, a não artificialização de balanço e o fortalecimento de controle interno. Cria defesa em prol da ética. Valoriza a ação da Governança. Principalmente no Brasil onde a corrupção não cessa e contamina muitas empresas, a exemplo da Petrobrás que chegou perder 90% de valor de mercado com uma gigantesca falta de ética corporativa na maior empresa do pais. Essa força da ética pode verter este tipo de corrupção que gravita para a gestão das empresas, onde contratos fictícios, em cima de conluios e artificialização de notas fiscais são ferramentas mor da corrupção.  

O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E A ÉTICA EMPRESARIAL 

  A percepção do conceito de "ética empresarial" entre os consumidores  As chamadas práticas “éticas” estão hoje no centro do discurso das empresas que devem se mobilizar para atender às novas expectativas e exigências dos consumidores, mas também de investidores e líderes de opinião, seja em questões ambientais, sociais ou social. Portanto a Ética está no centro das principais preocupações das empresas de responsabilidade social e harmonia com seus stakholderes . Estando dessa forma ligada diretamente nas decisões e ambiente estratégico das empresas modernas  

O MIX DE SUSTENTABILIDADE E A FORÇA DA ÉTICA  

Muitos continuam achando que a sustentabilidade é só ambiental. Conversei esses dias com o amigo  Wilson Brumer. A sustentabilidade está em um mix de comportamento empresarial: sustentabilidade ambiental, financeira, econômica, tecnológica, mercado, capital humano, operacional, organizacional,  de risco, compliance, acionária e assim por diante.  Nós não podemos  perder de vista os temas de gestão empresarial. 

Informação perdeu espaço para comunicação, depois da Internet. Nós estamos dentro de um universo dinâmico de nos comunicar. Principalmente do que estamos aprendemos com a experiência de trabalhar e não deixar as empresas pararem. 

Falo da forma dinâmica e o modelo mental que estamos nos adequando para comunicar, fazer negócios, criar ambiente de negócio, usando  tecnologias modernas do zoom, das lives, EAD  e WhatsApp  com ferramentas  de trabalho que funcionam, quebram paradigmas e melhoram o nosso conhecimento e habilidade.

NASCE UMA NOVA MENTALIDADE DE TRABALHO UNIDO  COM A TECNOLOGIA 

Construindo   uma nova plataforma de trabalho, planejamento, ação e modelo de gestão. São eventos que nos que nos traz mudanças competitivas e um novo modelo mental nas pessoas integrando um meio de melhorar muitos processos, e  adequamos às novas  tecnologias. Melhorá-las e inseri-las  em projetos vindouros, que melhoram a competitividade, produtividade, eficiência e  lucro. A otimização em si, adentrando e agregando a economia e finanças dos negócios e empresas de todo porto. A economia industrial aplicada a empresas de todo porte, está ganhando uma significada bagagem de experiência e aprofundamento de novos conceitos  que  as une em duas vertentes: Economia de Negócios e Economia Tecnológica que vão andar de mãos dadas para o futuro. As pessoas, o capital humano  cresce com o domínio operacional  de novas tecnologias. 

Ficando com  know how,  mais competitivo e qualificado. Revigorando os ambientes de cultura e clima organizacional, consolidando comportamento e procedimento com maior facilidade de alcançar metas e objetivos corporativos, Unindo comunicação, coragem, liderança, educação, treinamento. Projetos e estratégias assertivas de conseguir o rendimento máximo sincronizado de pessoas, processo e tecnologia.    

Nós passamos a entender que a vocação das pessoas, da cultura e análises  foram transformadas em potencialidades e isso vem trazendo a necessidade de administrarmos as potencialidades que existem por todas as partes. E com elas vêm as oportunidades. Certo é; que as dificuldades geram soluções criativas. "Após as tempestades, aparecem os grande navegadores". 

Essa crise tem revelado grandes CEO´s, Diretores, Gerentes, Técnicos de todas as áreas de negócios e operários. Inclusive aprendemos com empatia e humildade ver o valor profissional dos dedicados heróis que não param e enfrentam o coronavírus de frente.  Falo dos coveiros, profissionais de saúde, alimentação, transporte, logística, polícia, bombeiros. Pessoal de limpeza, taxi, aplicativo,  médicos, enfermeiros. pessoal do agro negócio e hortifruti, que abastecem o comércio que não para. O pessoal  do agro negócio e hortifruti  que abastece os supermercados.Os caminhoneiros e os padeiros e  muitos outros que dão exemplo profissional e de comprometimento que ajudam a população nesse momento trágico que o planeta vive. Todos eles estão sendo vistos por nós como uma força de trabalho exemplar, que não tínhamos   antes,  ainda mensurado..

O CAPITAL ÉTICO  -  CAPITAL FINANCEIRO E ECONÔMICO  - UM SISTEMA DE SUSTENTABILIDADE 

Aprendi que a crença maior é de que o lucro não pode ser a qualquer custo. É mandatório respeitar a segurança das pessoas, ouvi-las. Cuidar do meio ambiente. Ser corajoso, transparente às luzes das melhores e mais seguras práticas operacionais. Corretas, sustentáveis e responsáveis. Não aceitar a ocultação de riscos. Reprovando tudo aquilo que vai contra a consonância desses valores. O nosso capital ético é tudo. O meu compromisso e de minha esposa parte dessa condição e personalidade. No dia que não pudermos mais exercer essa conduta de valores e determinação das nossas empresas e do nosso instituto, nós saímos do mercado. (Rowan Pedro de Araújo)