Rowan de Araujo in PROFISSIONAIS EM ADMINISTRAÇÃO, Profissionais Administrativos, Recursos Humanos Conselho de Mineração e Siderurgia da Associação Comercial e Empresarial de Minas Gerais 5 d ago · 45 min read · 3.4K

Um pouco da história e síntese da Evolução da Administração das Empresas - Indústrias e seus expoentes, grandes homens e inspiradores de grandes realizações, através de fortes exemplos

Um pouco da história e síntese da Evolução da Administração das Empresas - Indústrias e seus expoentes, grandes homens e inspiradores de grandes realizações, através de fortes exemplos

Rowan Pedro de Araújo, é membro do Conselho de Mineração e Siderurgia da Acminas - Associação Comercial e Empresarial de Minas - Membro do Conselho de Administração da Costa & Faber - Agronegócio, Diretor de Administração da RA-Participações, Serviços e Exportações


Na economia global e em posição relativa à negócios. Gerenciamento é o aparato de gestão de uma empresa / organização de fins lucrativos ou não (filantropia) geralmente uma organização com sistemas e círculo de pessoas autorizadas a realizar o gerenciamento operacional , agir como uma entidade legal , representar oficialmente a organização (Organograma)

Para entender melhor Administração X Gestão, um exemplo bem simples: Administração é o Departamento de RH, e Gestão é o aparato tais como: Supervisão de Treinamento, Supervisão de Folha de Pagamento, etc. São especialidades que formam o corpo ou sistemas que operacionalizam a Administração.

Definição de administração: Etimologia : do latim administrativo , serviço, ajuda, ministério, governo, direção, gestão, administração, constituído pelo prefixo ad , para, para e do ministério , serviço. A administração , em sua definição funcional é a administrar de planejar, organizar, controlar gerenciar, propriedade ou de negócios, seja no público ou privado.

Sinônimos: gerência, administração, gestão, direção

Um conselho de administração , composto por conselheiros nomeados pelos acionistas, é o órgão responsável pela administração de uma companhia aberta .

PORQUE AS EMPRESAS, AS INDÚSTRIAS CRESCERAM, EVOLUÍRAM, GERARAM EMPREGO E RENDA

O desenvolvimento das empresas, só foi possível através do trabalho e contribuição de homens corajosos e determinados. Eles foram capazes de enxergar o o que fazer, como fazer, por que fazer, onde fazer e como fazer. Inclusive calcularem custo, através do uso, apenas do modelo mental. A teoria científica seguindo tudo isto, foi importantíssima. Foram administradores e engenheiros, que enfrentaram resistências, vencidas pela pura inteligência, competência e inovação em um tempo que começavam ou já impunham a ideia de ciência no lugar de empirismo.

POR QUE AS EMPRESAS EVOLUÍRAM ATRAVÉS DA ADMINISTRAÇÃO?

As pessoas buscam a satisfação de suas necessidades através de esforços organizados, criando causa para que a administração se torne uma atividade Primeira civilizações: ponto de vista da função da administração no exercito, no lar, na igreja e no governo

Sumeria : 5 mil anos atras prestação de contas, onde o primeiro uso da escrita foi para fins administrativos e não para fins litúrgicos. O desenvolvimento sumérico foi seguido de perto pela ascensão do Egito, com suas estruturas arquitetônicas, seus escritos e seu governo no que se refere á evolução administrativa Sumérios são os habitantes ou as pessoas naturais da Suméria, Sul da Mesopotâmia, onde atualmente se localiza o Iraque e o Kuwait. Durante muitos anos acreditou-se que teria sido a primeira civilização a se desenvolver nessa região, localizada entre os rios Tigre e Eufrates.

Egito: pirâmides 100.000 trabalhadores em sua construção, com duração de 20 anos foi utilizados 2.300.000 de blocos destacando o planejamento de transportes, alojamento e a administração, onde surgiu a figura dos conselheiros. O Egito, um país que liga o nordeste da África ao Oriente Médio, remonta ao tempo dos faraós. Monumentos construídos milênios atrás ficam localizados ao longo do fértil vale do rio Nilo, como as colossais Pirâmides de Gizé e a Esfinge, além do Templo de Karnak (repleto de hieróglifos) e das tumbas do Vale dos Reis, ambos em Luxor. A capital, Cairo, abriga monumentos otomanos como a Mesquita de Muhammad Ali e o Museu Egípcio, com uma coleção de antiguidades. Pirâmides do Egito são antigas estruturas feitas em alvenaria construídas pela civilização do Antigo Egito. Até novembro de 2008, existiam fontes citando entre 118 e 138 pirâmides egípcias identificadas.

China: 500 a.c (A Arte da Guerra)Sun Tze ;120 a.c. seleção científica dos trabalhadores; surgimento dos exames de classificação com base na habilidade e no conhecimento de cada individuo que pretendia ocupar determinados cargos: Confúcio (552-779 a.C)onde deixou marcas através do exame de mérito onde veio através de seus conselhos. A China é uma nação muito populosa da Ásia Oriental cuja ampla paisagem abrange pradarias, desertos, montanhas, lagos, rios e mais de 14.000 km de litoral. A capital Pequim combina a arquitetura moderna com locais históricos, como o complexo de palácios da Cidade Proibida e a Praça da Paz Celestial. Xangai é um centro financeiro global repleto de arranha-céus. A emblemática Muralha da China corta a região norte do país de leste a oeste

A GRÉCIA

Os gregos, ascendendo ao poder um pouco mais tarde que os chineses babilônios e egípcios, manifestaram um grande talento e capacidade para a administração, no funcionamento das campanhas de comércio.

Uma das primeiras descrições do princípio da universalidade da administração encontra-se num discurso socrático, tal como registrado ou imaginado por Xenofonte, um dos discípulos de Sócrates, no século V antes de Cristo. Sócrates analisa os deveres de um bom homem de negócios e de um bom general mostrando que, de fato, são idênticos no que se refere a tornar os subordinados diligentes e obedientes, punir os maus e premiar os bons, atrair aliados e auxiliares, guardar os bens, se tem ambos esforçados, tenazes e industriosos. A Grécia é um país do sudeste da Europa com milhares de ilhas espalhadas pelos mares Egeu e Jônico. Bastante influente na antiguidade, a nação é considerada o berço da civilização ocidental. Atenas, sua capital, conserva monumentos como a Acrópole, do século V a.C., onde fica o templo Partenon. A Grécia também é conhecida por suas praias, como Santorini, com suas areias escuras, e os festivos complexos hoteleiros de Míconos.

A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL ( Revolução Industrial foi a transição para novos processos de manufatura no período entre 1760 a algum momento entre 1820 e 1840.)

Período de avanços na tecnologia que provocou mudanças organizacionais e sociais em todo o mundo, começando pela substituição do trabalho humano pelo trabalho da máquina.

A energia a vapor reduziu custos de produção, reduziu preços e expandiu mercados. Um espírito de inovação levou a invenções que por sua vez levaram a fábricas, e estas fábricas levaram a uma necessidade por administração e por organização.

A Revolução Industrial pode ser dividida em três períodos no processo da industrialização em escala mundial:

· 1760 a 1850 – período em que a “grande mudança” se restringe á Inglaterra, a “oficina do mundo”, onde preponderam a produção de bens de consumo, os têxteis e a energia a vapor.

· 1850 a 1900 – período em que a grande mudança se espalha pela Europa, América e Ásia, em países como Bélgica, França, Alemanha, Itália, Estados Unidos, Japão e Rússia. Cresce a concorrência, a indústria de bens de produção se desenvolve e as ferrovias se expandem Novas formas de energia, como a hidrelétrica e o petróleo, passam a ser utilizadas.

· 1900 até dias atuais- período em que surgem grandes conglomerados industriais, com produção automatizada, produção em série explosão da sociedade de consumo e expansão de meios de comunicação; avançaram as indústrias: química e eletrônica, a engenharia genética e outras atividades industriais e administrativas.

PIONEIROS DOS ESTUDOS DA ADMINISTRAÇÃO ( A Administração ou Gestão é a ciência social que estuda e sistematiza as práticas usadas para administrar. O termo "administração" significa direção, gerência. Ou seja, é o ato de administrar ou gerir negócios, pessoas ou recursos humanos, materiais, financeiros projetos, estratégia corporativa e outros com o objetivo de alcançar metas definidas e objetivos, geralmente atrelados ao planejamento estratégico)

GRANDES HOMENS DA ADMINISTRAÇÃO, ENGENHARIA, ECONOMIA, POLÍTICA E OUTROS:

Adam Smith (1723-1790)

economista clássico, nascido na Escócia, mostrou extraordinário conhecimento no que se refere á evolução das funções administrativas. Ele deu grande ênfase á divisão do trabalho e seus respectivos benefícios, assim se antecipando em seu século ao enfoque sobre a decomposição de um serviço ou tarefa. Filósofo e economista britânico nascido na Escócia. Teve como cenário para a sua vida o atribulado Século das Luzes, o século XVIII. É o pai da economia moderna, e é considerado o mais importante teórico do liberalismo econômico.

O consumo é a única finalidade e o único propósito de toda produção. O grande segredo da educação consiste em orientar a vaidade para os objetivos certos.“ Felicidade é aquilo que ganhamos pelo agir. O que vai gerar a riqueza das nações é o fato de cada indivíduo procurar o seu desenvolvimento e crescimento econômico pessoal"

Robert Owen (1771-1858)

Robert Owen, nascido no País de Gales, foi um dos primeiros escritores que chamou a atenção aos problemas humanos da industrialização. No seu moinho em New Lanark, Escócia, Owen tentou usar a persuasão moral ao invés da punição corporal. Reformista social galês, considerado um dos fundadores do socialismo e do cooperativismo. Foi um dos mais importantes socialistas utópico. “O objetivo primordial e necessário de toda a existência deve ser a felicidade, mas a felicidade não pode ser obtida individualmente; é inútil esperar-se pela felicidade isolada; todos devem compartilhar dela ou então a maioria nunca será capaz de gozá-la.”

Pedro II, alcunhado o Magnânimo,

foi o segundo e último imperador do Império do Brasil durante 58 anos, de 1831 até sua deposição em 1889. Nascido no Rio de Janeiro, foi o filho mais novo do imperador Pedro I e da imperatriz Dona Maria Leopoldina de Áustria e, portanto, membro do ramo brasileiro da Casa de Bragança

Se eu não fosse imperador, desejaria ser professor. Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro. A política não é para mim senão o duro cumprimento do dever.“

Abraham Lincoln

foi um político norte-americano que serviu como o 16° presidente dos Estados Unidos, posto que ocupou de 4 de março de 1861 até seu assassinato em 15 de abril de 1865.

Tudo aquilo que sou, ou pretendo ser, devo a um anjo, minha mãe.

Quase todos os homens são capazes de suportar adversidades, mas se quiser por à prova o caráter de um homem, dê-lhe poder. ...

Pode-se enganar a todos por algum tempo; pode-se enganar alguns por todo o tempo; mas não se pode enganar a todos todo o tempo. ...

Charles Babbage (1792- 1871) Charles Babbage, nascido em Devonshire , Inglaterra,

era um gênio que precisa ser reconhecido como o fundador da pesquisa operacional e da ciência da administração. Ele demonstrou a primeira calculadora mecânica e prática do mundo, a sua “máquina de diferença”, em 1822 e, em 1833, começou a desenvolver o seu “motor analítico”, o primeiro computador. Foi um cientista, matemático, filósofo, engenheiro mecânico e inventor inglês nascido em Teignmouth, Devon, que originou o conceito de um computador programável junto à condessa de Lovelace, Augusta Ada King. “Os primeiros passos no caminho da descoberta, e as primeiras medidas aproximadas, são aqueles que mais se aproximam do conhecimento existente da humanidade.”

Benjamin Franklin foi um jornalista, editor, autor, filantropo, político, abolicionista, funcionário público, cientista, diplomata, inventor e enxadrista estadunidense.

Foi um dos líderes da Revolução Americana, conhecido por suas citações e experiências com a eletricidade. Tem cuidado com os custos pequenos! Uma pequena fenda afunda grandes barcos. A experiência é uma escola onde são caras as lições, mas em nenhuma outra os tolos podem aprender. Aquele que acreditar que o dinheiro fará tudo pode bem ser suspeito de fazer tudo por dinheiro.

Irineu Evangelista de Sousa, Visconde de Mauá,

foi um comerciante, armador, industrial e banqueiro brasileiro. Ao longo de sua vida foi merecedor, por contribuição à industrialização do Brasil no período do Império, dos títulos nobiliárquicos primeiro de barão e depois de Visconde de Mauá

O melhor programa econômico do governo é não atrapalhar aqueles que produzem, investem, poupam, empregam, trabalham e consomem. As dificuldades foram feitas para serem vencidas.



Daniel McCallum (1815-1878)

Daniel Craig McCallum nasceu na Escócia, mas foi para os Estados Unidos em 1822. As ferrovias, nos Estados Unidos, foram os primeiros empreendimentos de grande escala para chamar a atenção á necessidade por melhorias nas práticas administrativas. Daniel C. McCallum, superintendente-geral da Ferrovia Erie, buscou um sistema de organização que levasse a uma melhoria no desempenho. Foi engenheiro ferroviário americano nascido na Escócia, gerente geral da New York and Erie Railroad e Union Brevet Major General durante a Guerra Civil Americana, conhecido como um dos primeiros pioneiros da administração Desenvolveu para aquele tempo, provavelmente a forma mais moderna da administração da informação .Inventou o organograma e o centro de custo. Autodidata, poeta, carpinteiro, inteligentíssimo, respeitado, exigente e organizado.Era especialista em pontes ferroviárias. Engenheiro brilhante e mestre em soluções criativas e inovadoras em ferrovia.

Segundo ele, os princípios da administração eram:

1. Uma divisão correta de responsabilidade;

2. Poder suficiente conferido para que as tarefas sejam executadas por completo - e para que tais responsabilidades sejam reais em caráter;

3. Os meios para se saber se tais responsabilidades estão sendo executadas fielmente; muita rapidez no relato de todas as negligências do dever, para que os males possam ser corrigidos imediatamente;

4. A obtenção dessas informações por meio de um sistema de relatórios e checagens diários, que não consternarão os principais oficiais nem reduzirão sua influência sobre os subordinados;

5. A obtenção dessas informações por meio de um sistema de relatórios e checagem diárias, que não consternarão os principais oficiais nem reduzirão sua influencia sobre os subordinados.

6. A adoção de um sistema, como um todo, que não apenas permitirá ao superintendente geral detectar erros imediatamente, mas que também aponte o culpado.

Não tente fazer nada em uma ferrovia sem que tenha experiência. É uma área para pessoas de boa experiência

TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO E LÍDERES / ESTADISTAS E OUTROS

Henry Varnum Poor (1812-1905 EUA)

As recomendações de foram extremamente avançadas para sua época. Ele considerava indispensável um “sistema” de administração com uma estrutura organizacional bem elaborada, em que as pessoas eram responsáveis - uma estrutura com um sistema de comunicação em toda a organização, para que a alta direção pudesse saber o que estava ocorrendo, ele era um oficial de inteligência e político americano que se tornou reitor associado da Escola de Direito de Yale. Henry V. Poor (1812-1905)

Poor, foi um dos que mais contribuíram para o pensamento administrativo. Entretanto, ele reconheceu o perigo de a sistematização fazer com que as pessoas se sentissem como engrenagem em uma máquina, e sua solução foi recomendar uma espécie de liderança.

Frederick Taylor (1856-1915), considerado o pai da administração científica e um dos primeiros sistematizadores da disciplina científica da .

O taylorismo caracteriza-se pela ênfase nas tarefas, objetivando o aumento da eficiência ao nível da administração da empresa operacional. Nasceu na Filadélfia, 20 de março de 1856 — foi um engenheiro mecânico estadunidense. Técnico em mecânica e operário, formou-se engenheiro mecânico estudando à noite. Escreveu o livro "Os Princípios da Administração Científica", publicado em 1911 O principal objetivo da administração deve ser o de assegurar o máximo de prosperidade ao patrão e, ao mesmo tempo, o máximo de prosperidade ao empregado

Cada funcionário deve executar tarefas de acordo com as suas aptidões para aumentar a produtividade e o lucro da empresa. Ao mesmo tempo o funcionário vai sentir-se mais realizado.

Deve haver um tempo padrão para produção, estipulado pela gerência, para que os funcionários cumpram as metas, já que todos têm uma tendência à preguiça.

Cada funcionário deve receber um salário de acordo com o que produz. Assim, quem produz mais, ganha mais e quem produz menos, ganha menos.

Os interesses dos funcionários e da empresa devem estar alinhados, pois isso garante um aumento da produtividade uma vez que todos trabalharão contentes.

Cada gestor deve estar atento e fazer os possíveis para que seus funcionários estejam a produzir dentro de um ritmo adequado.

Cada tarefa deve ser subdividida para que cada um execute uma função, ganhando velocidade e aumentando a produtividade.

É preciso haver um supervisor em cada área para controlar o trabalho dos funcionários e verificar se estão a atingir o mínimo exigido da produção.

Através da formação é possível aumentar muito mais o rendimento de cada funcionário, maximizando assim a produção.

Cada trabalho específico necessita de um estudo e planeamento individual, antes de ser executado, para garantir uma produção maior e com muito mais qualidade.

Henry Ford, (1863-1888) As ideias de Henry Ford modificaram todo o pensamento da época,

foi através delas que se desenvolveu a mecanização do trabalho, produção em massa, padronização do maquinário e do equipamento, e por consequência dos produtos, forte segregação do trabalho manual em relação ao trabalho braçal - o operário não precisava pensar apenas como fazer seu trabalho, mas efetuá-lo com o mínimo de movimentação possível. Ele também implementou a política de metas, mesmo não possuindo esse nome, afirmando que X carros deveriam ser produzidos em Y dias. Além disso, ele revolucionou o tratamento dispensando aos trabalhadores, pois melhorou o salário deles; segundo Ford, ao mesmo tempo em que, pelo pagamento de um salário substancial para aqueles que trabalhavam com a produção e a distribuição, ocorria o aumento de poder de compra proporcionalmente, criando um movimento econômico cíclico. Por esses motivos pode-se dizer que Henry Ford tornou-se um grande marco, sendo hoje muito estudado nas áreas de administração. foi um empreendedor e engenheiro mecânico estadunidense, fundador da Ford Motor Company, autor dos livros Minha filosofia de indústria e Minha vida e minha obra, e o primeiro empresário a aplicar a montagem em série de forma a produzir em massa automóveis em menos tempo e a um menor custo. Não encontro defeitos. Encontro soluções. Qualquer um sabe queixar-se. Há uma regra para industriais que é: Fazer a mercadoria de melhor qualidade possível, no menor custo possível, pagando o mais alto salário possível."

Você poderia tirar de mim as minhas fábricas, queimar os meus prédios, mas se me der o meu pessoal, eu construirei outra vez todos os meus negócios.“

Se todas as pessoas estão avançando juntas, então o sucesso se encarrega de si mesmo”.

“Meu melhor amigo é aquele que traz à tona o melhor de mim”.

“Qualquer um que parar de aprender é velho, seja aos 20 ou aos 80 anos. Qualquer pessoa que mantém a aprendizagem continua jovem. A coisa mais importante da vida é manter sua mente jovem”.

“Qualidade significa fazer o certo quando ninguém está olhando”.

“Quando tudo tiver parecendo ir contra você, lembre-se que o avião decola contra o vento, e não a favor dele.

“O fracasso é a oportunidade de começar de novo, dessa vez de forma mais inteligente”.

“Você não pode construir sua reputação em cima do que ainda vai fazer”.

“Um idealista é uma pessoa que ajuda outras pessoas a serem prósperas”.

“Não há alegria no trabalho. Não há felicidade, exceto na percepção de que temos feito alguma coisa”.

“Nada é particularmente difícil se você dividir em pequenas tarefas”.

Henri Fayol, (1841-1925) fundador da Teoria Clássica da Administração.

Henri Fayol é um dos principais contribuintes para o desenvolvimento do conhecimento administrativo moderno. Foi um engenheiro de minas francês, formado pela Ecole des Mines de Saint-Etienne e um dos teóricos clássicos da ciência da administração, sendo o fundador da teoria clássica da administração e autor de Administração Industrial e Geral, editado em 1916.

"Administrar é prever, organizar, comandar, coordenar e controlar"

"Administrar significa olhar à frente."

"Dirigir é conduzir a empresa, tendo em vista os fins visados, procurando obter as maiores vantagens possíveis de todos os recursos de que ela dispõe.”

“A primeira condição inerente ao chefe de uma grande empresa é a de ser bom administrador.”

“Controlar é velar para que tudo ocorra de acordo com as regras estabelecidas e as ordens dadas.”

“A harmonia e a união das pessoas de uma empresa são grande fonte de vitalidade para ela. É necessário, pois, realizar esforços para estabelecê-la.”

“Coordenar é ligar, unir e harmonizar todos os atos e todos os reforços.”

“Organizar é constituir o duplo organismo, material e social, da empresa.”

“Prever é perscrutar o futuro e traçar o programa de ação.”

Max Weber, desenvolveu a Teoria da Burocracia. Clássica da Administração. Maximilian Karl Emil Weber foi um intelectual,

jurista e economista alemão considerado um dos fundadores da Sociologia. Seu irmão foi o também famoso sociólogo e economista Alfred Weber.

O homem não teria alcançado o possível se, repetidas vezes, não tivesse tentado o impossível. ...

Neutro é quem já se decidiu pelo mais forte. ...

Poder é toda a chance, seja ela qual for, de impor a própria vontade numa relação social, mesmo contra a relutância dos outros.

"Neutro é quem já se decidiu pelo mais forte."

"O homem não teria alcançado o possível, se inúmeras vezes não tivesse tentado atingir o impossível."

"Por mais que a vida tenha um sentido, só conhece o combate eterno que os deuses travam entre si, ou, evitando a metáfora, só ...(continua)"

"Há atos humanos que, considerados isoladamente, são impregnados pela nossa sensibilidade valorativa com as cores mais ...(continua)"

"Somente quem tem a vocação da política terá certeza de não desmoronar quando o mundo, do seu ponto de vista, for demasiado ...(continua)"

"Faço ciência para saber quanto tempo posso suportar."

Mary Parker Follett (1868 - 1933)

Follett

foi uma autora norte-americana que tratou de diversos temas relativos à administração, na chamada Escola das Relações Humanas, ficando conhecida como a “profetisa do gerenciamento”

Outra razão é porque a indústria é o campo mais importante da atividade humana e o gerenciamento é o elemento fundamental da indústria. Agora, é geralmente reconhecido que não os banqueiros, nem os acionistas, mas a administração é o ponto principal do sucesso dos negócios. É uma boa administração que atrai crédito, que atrai trabalhadores, que atrai clientes. Além disso, sejam quais forem as mudanças que venham, seja de propriedade de capitalistas individuais, seja do Estado ou de trabalhadores, sempre terão que ser gerenciadas. A gestão é uma função permanente dos negócios

Émile Durkheim (1858 – 1917)

É considerado um dos pais da sociologia moderna. Foi o fundador da escola francesa de sociologia, posterior a Marx, que combinava a pesquisa empírica com a teoria sociológica.

A educação é uma socialização da jovem geração pela geração adulta.





Mohandas Karamchand Gandhi

foi um advogado, nacionalista, anticolonialista e especialista em ética política indiano, que empregou resistência não violenta para liderar a campanha bem-sucedida para

Um cliente é o mais importante visitante das nossas instalações. Ele não depende de nós, nós é que dependemos dele. Não é uma interrupção no nosso trabalho, é a finalidade deste. Não é um estranho no nosso negócio, faz parte dele. Ao servi-lo, não estamos a fazer-lhe um favor, é ele que nos faz um favor ao dar-nos uma oportunidade para o servirmos.

1. Não há caminho para a paz, a paz é o caminho.

2. Viva como se fosse morrer amanhã. Aprenda como se fosse viver para sempre.

3. Não deixe que o sol se apague antes que se apague o seu rancor.

4. Olho por olho e todo mundo acabará cego.

5. Cuide de seus pensamentos, eles se converterão em suas palavras. Cuide de suas palavras, elas se converterão em seu atos. Cuide de seus atos, elas se convertirão em seus hábitos. Cuide de seus hábitos, eles se convertirão em seu destino.

6. Um erro não se transforma em realidade porque todo mundo acredita nele.

7. O pior das piores pessoas más é o silêncio das pessoas boas.

8. Devemos ser tão humildes como o pó para descobrir a verdade.

9. A humanidade não pode se livrar da violência por meio da violência.

10. Minha maior arma é a oração muda.

11. Conheço a mudança que você quer ver no mundo.

12. O amor é a força mais humilde e a mais poderosa do mundo.

13. Saber perdoar é qualidade dos valentes. Só sabe amar aquele que é bastante forte para perdoar uma ofensa.

14. Nossa recompensa se encontra no esforço, e não no resultado. Um esforço total é uma vitória completa.

15. A violência é o medo do ideal dos demais.

Albert Einstein

foi um físico teórico alemão que desenvolveu a teoria da relatividade geral, um dos pilares da física moderna ao lado da mecânica quântica Os problemas significativos que enfrentamos não podem ser resolvidos no mesmo nível de pensamento em que estávamos quando os criamos. Temos o destino que merecemos. O nosso destino está de acordo com os nossos méritos. Se minha Teoria da Relatividade estiver correta, a Alemanha dirá que sou alemão e a França me declarará um cidadão do mundo. Mas, se não estiver, a França dirá que sou alemão e os alemães dirão que sou judeu.

Certeza

“Tanto quanto as leis da matemática se referem à realidade, elas não estão certas; e tanto quanto estão certas, elas não se referem à realidade”

(em seu discurso na Academia Prussiana de Ciência, em janeiro de 1921)

Humildade

“Como um ser humano, uma pessoa foi dotada de inteligência suficiente para ver claramente como essa mesma inteligência é totalmente inadequada quando confrontada com o que existe”

(Carta à rainha Elisabeth da Bélgica, em setembro de 1932)

Dificuldade na infância

“É verdade que meus pais ficaram preocupados porque eu comecei a falar muito tarde, então eles chegaram até a consultar um médico. Não sei dizer quantos anos tinha – mas certamente não tinha menos de três anos”

(carta datada de 1954)

Bom senso

“Bom senso não é nada mais do que um depósito de preconceitos colocados na sua cabeça antes de você chegar aos 18 anos”

(“O Universo e o Dr. Einstein”)

Sucesso

“Se ‘A’ é um sucesso na vida, então ‘A’ é igual a ‘X’ + ‘Z’. Trabalho é ‘X’; ‘Y’ é se divertir, e ‘Z’ é manter sua boca fechada”

(“The Yale Book of Quotations”)

Relatividade

“Quando um homem se senta ao lado de uma mulher bonita por uma hora, parece apenas um minuto. Mas deixe que eles fiquem sentados sobre um forno quente por um minuto – e aí não é mais do que uma hora. Isso é relatividade”

(“The Yale Book of Quotations”)

Curiosidade

“A coisa mais importante é não parar de questionar. Curiosidade tem sua própria razão de existir”

(“Nova”)

Ética de trabalho

“O estado mental que possibilita a um homem fazer um trabalho desse tipo... é semelhante ao de um religioso ou amante; o esforço diário vem de uma intenção não deliberada ou programa, mas diretamente do coração”.

(Discurso em 1918)

Solidão

“O meu apaixonado senso de justiça e responsabilidade social sempre constratou de maneira estranha com a minha pronunciada falta de necessidade de contato direto com outros seres humanos e comunidades humanas. Eu sou de fato um ‘viajante solitário’ e nunca pertenci de coração ao meu país, minha casa, meus amigos ou mesmo minha família. Diante de todas essas ligações, eu nunca perdi um senso de distância e uma necessidade de ficar sozinho” .

(“O mundo como eu o vejo”, 1930)

Imaginação

“Imaginação é mais importante do que conhecimento. Conhecimento é limitado. Imaginação engloba o mundo”

(Palestra no Smithsonian, em fevereiro de 1979)

Motivação

“Os ideais que iluminaram meu caminho, e que sempre me deram uma nova coragem para encarar a vida de maneira alegre, são gentileza, beleza e verdade. Sem o senso de proximidade com homens que pensam da mesma maneira, sem a ocupação com o mundo objetivo, a vida teria sido vazia para mim. Os objetos banais dos esforços humanos – coisas que temos, sucesso exterior, luxo – sempre me pareceram desprezíveis”

(“O mundo como eu o vejo”, 1930)

Ambição

“Nada realmente de valor surge da ambição ou de um mero senso de dever; ele vem do amor e da devoção em relação aos homens e coisas objetivas”

(Carta, em julho em 1947)

Aprender

“A maioria dos professores desperdiça seu tempo ao fazer perguntas que têm por objetivo descobrir o que um aluno não sabe, enquanto a verdadeira arte de fazer perguntas é descobrir o que o aluno sabe e o que é capaz de saber”

(“Conversas com Albert Einstein”, 1920)

Pensar

“Eu muito raramente penso em palavras. Um pensamento vem e eu posso tentar expressar em palavras depois”

(“Pensamento Produtivo”, 1959)

Vida

“Um homem feliz está muito satisfeito com o presente para pensar demais sobre o futuro”

(Palestra no Smithsonian, em fevereiro de 1979)

Nacionalismo

‘Nacionalismo é uma doença infantil. É o sarampo da raça humano”

(“Albert Einstein, o Lado Humano”)

Autoridade

“Respeito absoluto pela autoridade é o maior inimigo da verdade”

(“A Curiosa História da Relatividade”)

John Fitzgerald Kennedy

foi um político americano que serviu como 35° presidente dos Estados Unidos e é considerado uma das grandes personalidades do século XX. Ele era conhecido como John F. Kennedy ou Jack Kennedy por seus amigos e popularmente como JFK.

Eu não sei qual é o caminho do sucesso. Mas com certeza tentar agradar a todos é o caminho do fracasso."

A mudança é a lei da vida. E aqueles que apenas olham para o passado ou para o presente irão com certeza perder o futuro

A humanidade tem de acabar com a guerra antes que a guerra acabe com a humanidade

Não perguntes o que a tua pátria pode fazer por ti. Pergunta o que tu podes fazer por ela

Todos nós temos talentos diferentes, mas todos nós gostaríamos de ter iguais oportunidades para desenvolver os nossos talentos.

Não vamos procurar a resposta republicana ou a resposta democrata, mas a resposta certa. Não vamos consertar a culpa do passado. Vamos aceitar a nossa própria responsabilidade para o futuro.

Meus compatriotas americanos, não perguntem o que seu país pode fazer por você, pergunte o que você pode fazer por seu país.

A geografia nos fez vizinhos. História fez-nos amigos. Economia nos tornou parceiros e a necessidade nos tornou aliados. Aqueles a quem Deus assim ajuntou não separa o homem.

Como expressamos nossa gratidão, não devemos nunca esquecer que a maior valorização não é proferir palavras, mas viver por elas.

Não ore por vida fácil. Ore para serem homens mais fortes.

A geografia nos fez vizinhos. História fez-nos amigos. Economia nos tornou parceiros e a necessidade nos tornou aliados. Aqueles a quem Deus assim ajuntou não separa o homem.

Como expressamos nossa gratidão, não devemos nunca esquecer que a maior valorização não é proferir palavras, mas viver por elas.

Não ore por vida fácil. Ore para serem homens mais fortes.

O nosso elo mais básico comum é que todos nós habitamos este planeta. Nós todos respiramos o mesmo ar. Todos nós prezamos futuro de nossos filhos. E todos nós somos mortais.

Peter Michael Blau (1918 – 2002)

Sociólogo norte-americano que se dedicou prioritariamente ao estudo das organizações. Tomou como base para sua construção de tipologia os principais beneficiários das operações da organização: Associações de benefícios mútuos (o beneficiário é o quadro social), Firmas comerciais (os proprietários são os principais beneficiários), Organizações de serviço (o grupo de clientes são os beneficiários), Organizações de bem-estar público (os beneficiários seria o público em geral).




Amitai Etzioni (nasceu em 1929)

Um sociólogo estadunidense-israelense. É um dos autores mais importantes da Abordagem Estruturalista mais precisamente da Teoria Estruturalista da Administração. Sociólogo e professor das Universidades de Columbia e de George Washington (EUA) e membro do Instituto de Estudo de Guerra e Paz. Estudou a integração da organização com a sociedade como um fato social, atuando e agindo na sociedade





Albert Schweitzer

foi um teólogo, organista, filósofo e médico alemão, nascido na Alsácia, então parte do Império Alemão. Descendente de uma linhagem de importantes políticos locais, Albert Schweitzer foi filho de Louis Schweitzer, cujo pai era Philippe-Chrétien Schweitzer, prefeito de Pfaffenhoffen, na Alsácia. Dar o exemplo não é a melhor maneira de influenciar os outros. É a única. Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da criação, seja animal ou vegetal, ninguém precisará ensiná-lo a amar seus semelhantes. A maior descoberta de qualquer geração é que os seres humanos podem modificar suas vidas alterando sua maneira de pensar

Herbert Alexander Simon (1916 - 2001)

Foi um economista estadunidense e seus trabalhos sobre a decisão e o comportamento humano têm até hoje influência marcante nos campos da Administração, Economia, Psicologia e Ciência da Computação. A teoria decisória da gerência proposta por Simon em 1945 é reconhecida pelos estudiosos da Teoria Administrativa como pertencente à Abordagem Comportamental (ou Behaviorista) que estuda o comportamento do indivíduo e suas relações dentro das organizações .

“Temos mil portas para entrar na inflação. Mas apenas uma para sair dela.”

“A riqueza de informação cria a pobreza de atenção.”

“A aprendizagem é qualquer alteração que você fazer de um sistema para se adequar ao seu ambiente.”

“O engenheiro e, mais genericamente, o designer, tem a ver com a forma como as coisas deveriam ser para alcançar objetivos.”

“A tecnologia expande nossas formas de pensar sobre as coisas, expande nossas maneiras de fazer as coisas.”

Douglas M. McGregor (1906 – 1964)

Foi economista, professor universitário estadunidense e um dos pensadores mais influentes na área das relações humanas. Observou o comportamento do trabalhador e concluiu que existiam profundas diferenças de estilos de direção e que isso depende muito da visão que o administrador tem em relação aos seus subordinados. É mais conhecido pelas teorias de motivação X e Y

- O trabalho é em si mesmo desagradável para a maioria das pessoas; - Um indivíduo comum, em situações comuns, evitará sempre que possível o trabalho; - Alguns indivíduos só trabalham sob forte pressão. Eles precisam ser forçados, controlados e às vezes ameaçados com punições severas para que se esforcem em cumprir os objetivos estabelecidos pela organização; - O ser humano comum prefere que o dirijam, quer esquivar das responsabilidades, tem relativamente pouca ambição e deseja mais nada que sua segurança.“

Frederick Herzberg (1923 - 2000)

Psicólogo, consultor, professor universitário americano e autor da Teoria dos dois fatores que aborda a situação de motivação e satisfação das pessoas. Nesta teoria ele afirmava que: a satisfação no cargo é função do conteúdo ou atividades desafiadoras e estimulantes do cargo (fatores motivacionais - o termo motivação, para Herzberg, envolve sentimentos de realização, de crescimento e de reconhecimento profissional, manifestados por meio do exercício das tarefas e atividades que oferecem um suficiente desafio e significado para o trabalhador ) e a insatisfação no cargo é função do ambiente, da supervisão, dos colegas e do contexto geral do cargo (fatores higiênicos - condições que rodeiam o funcionário enquanto trabalha, englobando as condições físicas e ambientais de trabalho, o salário, os benefícios sociais, as políticas da empresa, o tipo de supervisão recebido, o clima de relações entre a direção e os funcionários, os regulamentos internos, as oportunidades existentes, correspondem à perspectiva ambiental).

“A verdadeira motivação vem de realização, desenvolvimento pessoal, satisfação no trabalho e reconhecimento.”

Philip Kotler

Kotler é considerado um dos pais do marketing. Doutorado pelo MIT é um autor profícuo e os seus textos tornaram-se referências acadêmicas para o estudo de marketing. Livros como o clássico Marketing Management são verdadeiras bíblias sobre a disciplina. Foi o principal inspirador e divulgador de conceitos de marketing estratégico como ciclo de vida do produto, segmentação do mercado, posicionamento e aferição das atitudes de compra do consumidor. "O marketing demora um dia a aprender e uma vida inteira a dominar", refere. Kotler é atualmente professor de Marketing Internacional, na Northwestern University, em Chicago. Foi presidente, entre outras instituições, da American Marketing Association.

Orientador da teoria dos 4Ps - Produto, Praça, Promoção, Preço - Marketing  Moderno

“Um profissional de vendas bem-sucedido cuida primeiro do cliente, depois dos produtos.”

“A melhor propaganda é feita por clientes satisfeitos.”

“Demora dias para se aprender marketing. ...

“As companhias prestam muita atenção ao custo de fazer alguma coisa

Michael Porter

Nascido em 1947, Porter é considerado o mais acadêmico dos gurus e um dos maiores especialistas mundiais em estratégia. Doutorou-se em Economia, em Harvard, após uma licenciatura em Engenharia Aeronáutica, em Princeton. Professor da Harvard Business School e líder da Monitor Consulting, entre as suas contribuições para a gestão salienta-se o modelo de análise estrutural de indústrias, a noção de cadeia de valor e a teoria da vantagem competitiva (para as empresas e para as nações).

As empresas nunca podem parar de aprender sobre o setor em que atuam, suas rivais ou formas de melhorar ou modificar sua posição competitiva.

Estratégia competitiva são ações ofensivas ou defensivas para criar uma posição defensável numa indústria, para enfrentar com sucesso as forças competitivas e assim obter um retorno maior sobre o investimento.

Sem um planejamento estratégico competente, ninguém sobreviverá nesses tempos globalizados

A essência do posicionamento estratégico é escolher atividades diferentes daquelas dos concorrentes.

1. Os empresários confundem objetivos, missão ou visão com estratégia. Estratégia é a maneira de ser único.

2. Após a estratégia, as táticas ou ações para sua realização devem ser determinadas. Focar uma ou algumas ações é apenas um dos erros mais comuns na estratégia.

3. O desempenho superior é obtido apenas com eficiência operacional ou melhor posição estratégica. O primeiro significa fazer as mesmas coisas da melhor maneira possível, sempre. O segundo significa uma proposta de valor único e sustentável no mercado.

4. Uma estratégia bem-sucedida tem cinco características:

1 Uma proposta de valor exclusiva para os clientes;

2 uma cadeia de valor feita de acordo com a proposta;

3 opções sobre o que a empresa NÃO será e fará (você não pode ser tudo: seja rápido, grande, barato, etc);

4 uma compreensão de que as decisões na cadeia de valor se encaixam e as reforçam (kt com vendas, vendas com logística, logística com produção, etc.)

5 Continuidade estratégica: se a empresa não vai se comprometer e melhorar sua estratégia em 3 ou pelo menos 4 anos, nem vale a pena ter um.

5. Uma proposta de valor é a resposta para três perguntas: a que clientes vamos atender, quais necessidades vamos atender e a que preço vamos pedir? Sua empresa tem uma proposta de valor? Quais atividades distintas sua empresa executa para apoiar sua proposta de valor?

6. Os funcionários querem trabalhar em empresas que fazem coisas diferentes: Google, Facebook, Apple.

7. Pergunta errada: minha empresa é a melhor? Pergunta correta: Minha empresa tem uma proposta de valor exclusiva?

8. Todas as boas estratégias criam clientes insatisfeitos Por que? Porque eles servem apenas um grupo de clientes. A IKEA não vende móveis elegantes, grandes ou feitos sob medida ... apenas móveis modulares e acessíveis.

9. Um exemplo de proposta de valor: Nespresso: ofereça equipamentos para preparar bebidas de café individuais com qualidade e preço premium.

10. Não existe bom marketing. Existe apenas um bom marketing para uma determinada estratégia.

Henry Mintzberg

Nascido em 1939, o canadense Mintzberg estudou Engenharia na McGill University de Montreal e na Sloan School of Management do MIT e hoje é professor de Gestão na McGill. Considerado um dos maiores especialistas mundiais em estratégia, Mintzberg dirigiu a sua obra para três temas principais: a elaboração de estratégias; as formas como os gestores distribuem o tempo e como funcionam os seus processos mentais; e como são desenhadas as organizações para se adaptarem às suas necessidades. A frase: "A estratégia não se planeja, constrói-se", ficou célebre. Basicamente, a Gestão significa influenciar a ação. Gestão é sobre ajudar as organizações e as unidades fazerem o que tem que ser feito, o que significa ação“ As empresas não se transformam com palavras

Tom Peters

Nascido em 1942, tem como marco o livro a Senda da Excelência, escreveu com Robert Waterman, que será sempre lembrado na sua carreira por ter sido o best-seller da gestão mais vendido de todos os tempos. Apesar disso, Peters começa o livro seguinte com as palavras: "Não existem empresas excelentes." Antes de aderir à McKinsey, em 1974, trabalhou no Pentágono durante dois anos, após o que tirou um mestrado em Engenharia Civil, na Cornell University, e um MBA, em Stanford. Hoje lidera o The Tom Peters Group, sediado em Palo Alto, na Califórnia. È um popular animador de seminários, na

maioria sobre a gestão da mudança. “Numa sociedade com base no conhecimento, por definição é necessário que você seja estudante a vida toda.”

Nos próximos 20 anos, todo o trabalho dos executivos do planeta será desenvolvido por meio de projetos.

A fórmula mágica que as empresas bem sucedidas descobriram é tratar os clientes como convidados e os empregados como pessoas.

Trata os clientes como um ativo em valorização.

Se uma organização existe para trabalhar de forma eficaz, a comunicação deve ser feita através do canal mais eficaz independentemente do organigrama.

Os patrões são claramente a principal fonte dos nossos problemas... Eu ganho a vida a atacar patrões.

O empregado médio pode produzir muito mais do que o seu trabalho corrente exige e muito mais que os termos 'capacitação dos funcionários', 'gestão participativa' e 'múltiplas competências' implicam.

1. Ame o que faz

É na empresa que o empreendedor passa a maior parte do tempo. Por isso, ele deve amar o que faz. “Desperdice tempo nos negócios fora e estará jogando toda sua vida fora”, diz Peters. Segundo ele, é preciso se divertir ao trabalhar. “Se você não está dando vidas melhores às pessoas, você não devia estar nos negócios.”

2. Tenha funcionários satisfeitos

São os funcionários que estão na linha de frente do seu negócio que passam a mensagem da empresa. Se eles não estiverem felizes, o cliente sentirá isso. “Seus consumidores nunca serão mais felizes do que seus empregados”, afirma. O conselho do guru é ter lucro colocando as pessoas na frente.

3. Invista em treinamento

O que esportistas e militares têm em comum? “Eles praticam, treinam. Um general três estrelas do exército se preocupa com treinamento. Na maioria dos negócios, é uma função medíocre”, diz. Seus funcionários sabem dizer qual o plano de desenvolvimento para os próximos 12 meses? Se não, porque não? “Se você decide ser líder, você não é mais engenheiro ou médico, você passa a ser um desenvolvedor de pessoas”. Por isso, treinamento é sinônimo de investimento. “Essa ideia vale para empresas com quatro ou 44.444 funcionários”, afirma.

4. Erre mais vezes – e aprenda

“Quem tenta mais coisas ganha”. Este é o ensinamento que Peters tirou de seus 49 anos de carreira. “Para ter sucesso, você tem que tentar muitas coisas. ‘Faça a coisa certa de primeira’ é a frase mais estúpida já dita”, afirma.

Errar e seguir em frente é importante. Segundo Peters, o fracasso pode ter mais valor do que o sucesso. “Não é o bastante que uma empresa tolere o fracasso. Elas devem celebrar o fracasso. Não coisas erradas, mas pessoas com ideias interessantes que trabalharam muito, mas por alguma razão não acertaram”, diz.

5. Contrate as pessoas certas

Entusiasmo é a palavra-chave na hora de compor sua equipe. “Você é tão bom quanto a variedade de pessoas que estão ao seu redor. Procure pessoas que saibam ouvir, que sejam animadas. Não é ter uma boa disposição apenas”, diz.

Durante a entrevista, preste atenção se a pessoa usa mais vezes “eu” ou “nós”. “Toda decisão de parceira ou relacionamento é uma decisão estratégica sobre inovar ou não”, afirma.

Peter Senge

Nascido em 1949, estudou Engenharia em Stanford e dirige a consultora Innovation Associates. Professor e diretor do Centro para a Aprendizagem Organizacional no MIT, pragmático idealista, Senge divulgou no meio universitário e empresarial o conceito learning organization (organização em constante aprendizagem), que considera a fonte de vantagem competitiva do futuro. Autor dos best-sellers Fifht Discipline e The Fifth Discipline Fieldbook, defende que os novos desafios da nova era exigem não só a transformação radical dos negócios, mas também a das escolas e dos governos. Por isso, recomenda a formação de centros de mudança à escala global.

O futuro das organizações - e nações - dependerá cada vez mais de sua capacidade de aprender coletivamente. Organizações aprendem apenas através de indivíduos que aprendem.“

Os líderes precisam fazer mais do que apenas formular estratégias para explorar a mudança. Eles devem ser capazes de ajudar as pessoas a entenderem as forças que moldam a mudança.

Se o gerente de linha não for inovador, a inovação não irá ocorrer.

Existem muitas maneiras de se trabalhar em equipe que são muito mais gratificantes e produtivas do que o sistema predominante de administração.

As organizações funcionam do jeito que funcionam por causa da maneira pela qual trabalhamos, pensamos e interagimos; as mudanças exigidas não são apenas nas organizações, mas em nós também.

A aprendizagem em equipe é vital, pois as equipes, e não os indivíduos, são a unidade de aprendizagem fundamental nas organizações modernas.

Pequenas mudanças podem produzir grandes resultados - mas, frequentemente, as áreas de maior alavancagem são as menos obvias.

As 5 disciplinas ou como chamadas por Peter Senge de " tecnologias componentes", são as seguintes:

- Pensamento sistêmico

- Domínio pessoal

- Modelos mentais

- Construção de uma visão compartilhada

- Aprendizagem em equipe

É vital que as 5 disciplinas se desenvolvam como um conjunto, é desafiador, pois seria muito mais fácil integrar novas ferramentas do que simplesmente aplicá-las separadamente. Mas as recompensas são enormes. Por isso o pensamento sistêmico é a 5ª disciplina, pois ela que integra as outras. O pensamento sistêmico lembra que a soma das partes pode exercer o todo.

George Mayo (1880-1949)

Nascido na Austrália, é um dos representantes da “Escola de Relações Humanas” em Administração, que concebe a empresa como sistema social, sendo que a produção exige o esforço de todos os trabalhadores. Neste sentido, Mayo foi célebre ao orientar uma investigação, entre 1927 e 1932, na Fábrica de Telefones Hawthorne, da Western Electric Company, em Chicago, nos Estados Unidos

Quando o indivíduo tem compromisso com sua essência, a vida não se torna um fardo pesado de carregar."

"A primeira transformação necessária para que ocorra a felicidade é passar a acreditar na possibilidade de um mundo onde todos possam se realizar".

"Ser amigo de si próprio é compreender seus erros e ser seu cúmplice para enfrentar os desafios".

"A luta é indispensável para realizar as metas da alma, ou seja, lutar é saudável quando se constrói a felicidade".

"O primeiro passo para promover uma mudança é libertar-se da imagem que você transmite aos outros".

"A sociedade exige que sejamos bonzinhos, mas quem é bonzinho o tempo todo acaba enlouquecendo de verdade".

Ludwig Von Bertalanffy (1901-1972) Nascido na Áustria,

é o mais recente dentre os pioneiros destacados nesta postagem. Apesar de ser um biólogo, sua “Teoria Geral de Sistemas” influenciou a forma de compreender a empresa. Assim, dentro da abordagem sistêmica, a empresa é considerada um ecossistema integrado, um conjunto de partes em constante interação e, como todo organismo vivo, constitui um sistema aberto que mantém um contínuo fluxo de entrada e saída com o seu ambiente.

O postulado principal será: o homem não é apenas um animal político; É, antes de tudo, um indivíduo. Os valores reais da humanidade não são aqueles que ela compartilha com entidades biológicas, com o funcionamento de um organismo ou comunidade de animais, mas aqueles que vêm da mente individual

Emerson Harrington, criou os 12 Princípios da Eficiência Organizacional.

foi um engenheiro de eficiência e teórico de negócios americano, que fundou a empresa de consultoria de gestão Emerson Institute em Nova York em 1900.

"É a psicologia, não o solo ou o clima, que permite ao homem cultivar cinco vezes mais batatas por hectare do que a média em seu próprio estado".

Emerson foi um dos auxiliares de Frederick Taylor e responsável pela popularização da Teoria da Administração Científica. Seus principais trabalhos foram a simplificação dos métodos de estudo desenvolvidos por Taylor e o desenvolvimento dos primeiros trabalhos sobre seleção e recrutamento de trabalhadores. Contribuiu no tema da eficiência dos sistemas de engenharia industrial criando os 12 princípios de eficiência organizacional. Emerson foi um homem visionário, pois em 1911 já vislumbrou aspectos da Administração por Objetivos proposta bem mais tarde na década de 1960 por Peter Drucker.

Princípios de eficiência organizacional de Emerson

1. Traçar um plano bem definido, de acordo com os objetivos;

2. Estabelecer o predomínio do bom senso;

3. Oferecer orientação e supervisão competentes;

4. Manter disciplina;

5. Impor honestidade nos acordos, ou seja, justiça social no trabalho;

6. Manter registros precisos, imediatos e adequados;

7. Oferecer remuneração proporcional ao trabalho;

8. Fixar normas padronizadas para as condições de trabalho;

9. Fixar normas padronizadas para o trabalho em si;

10. Fixar normas padronizadas para as operações;

11. Estabelecer instruções precisas;

12. Oferecer incentivos ao maior rendimento e à eficiência.

Conceitos de eficiência

- A relação entre os resultados obtidos e os recursos empregados;

- A capacidade de um administrador para conseguir produtos mais elevados em relação aos insumos necessários para obtê-lo;

- Atingir o resultado com um mínimo de perda de recursos, isto é, fazer o melhor uso possível do dinheiro, do tempo, materiais e pessoas;

- Consiste em alcançar a eficácia (atingir o resultado planejado) com o menor recurso possível.

Avaliando os conceitos acima e os 12 Princípios de Eficiência Organizacional proposto por Emerson há mais de 100 anos, faço a seguinte indagação: Será que este princípios ainda fazem sentido nos dias de hoje para obter eficiência na administração contemporânea?

Peter Ferdinand Drucker, Administrador e Pai da Administração Moderna.

Foi um escritor, professor e consultor administrativo de origem austríaca, considerado como o pai da administração moderna, sendo o mais reconhecido dos pensadores do fenômeno .

Para ter um negócio de sucesso, alguém, algum dia, teve que tomar uma atitude de coragem.

"A administração é um processo operacional composto por funções como: Planejamento, organização, direção e controle."

O conhecimento e a informação são os recursos estratégicos para o desenvolvimento de qualquer país. Os portadores desses recursos são as pessoas.

Existem dois tipos de riscos: Aqueles que não podemos nos dar ao luxo de correr e aqueles que não podemos nos dar ao luxo de não correr.

O que pode ser medido pode ser melhorado.

O maior benefício de treinamento não vem de se aprender algo novo,mas de se fazer melhor aquilo que já fazemos bem.

Se você não pode medir, você não pode gerenciar.

O conhecimento tem de ser melhorado, desafiado, e aumentado constantemente, ou vai desaparecer.

A má organização é outra causa comum da perda de tempo. O seu sintoma é um excesso de reuniões.

Cada empresa requer desempenho em três áreas principais: ela precisa de resultados diretos, construção de valores e sua confirmação, formação e desenvolvimento de pessoas para o futuro.

Há sempre mais tarefas produtivas para amanhã do que tempo para executá-las, e mais oportunidades do que pessoas para se encarregarem delas.

Administração é fazer as coisas direito. Liderança é fazer as coisas certas.

O único centro de lucros é o cliente.

Só existe uma definição válida de negócio: criar um cliente.

Culturas de empresa são como culturas de nações. Tentar mudar é inútil. Tenta, em vez disso, trabalhar com aquilo que você tem neste momento.

A produtividade do trabalho não é responsabilidade do trabalhador mas do gestor.

A única coisa que sabemos sobre o futuro é que este será diferente.

Abraham Harold Maslow (1 de Abril de 1908 - 8 de Junho de 1970) - Teoria Motivacional. Abraham Harold Maslow

foi um psicólogo americano, conhecido pela proposta Hierarquia de necessidades de Maslow. Maslow era o mais velho de sete irmãos, de uma família judia do Brooklyn, Nova Iorque, Trabalhou no MIT, fundando o centro de pesquisa National Laboratories for Group O que é necessário para mudar uma pessoa é mudar sua consciência de si mesma.

O homem criativo não é um homem comum ao qual se acrescentou algo. Criativo é o homem comum do qual nada se tirou


William Edwards Deming

foi um estatístico, professor universitário, autor, palestrante e consultor estadunidense. Deming é amplamente reconhecido pela melhoria dos processos produtivos nos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial, sendo porém mais conhecido pelo seu trabalho no Japão.

“Responsabilidade dividida significa que ninguém é responsável.” Há anos que fazemos assim" é a confissão de que a falha é do sistema. “O que não é medido não é gerenciado

Os 14 princípios de Deming

Os denominados "14 princípios", estabelecidos por Deming, constituem o fundamento dos ensinamentos ministrados aos altos executivos no Japão, em 1950 e nos anos subseqüentes. Esses princípios constituem a essência de sua filosofia e aplicam-se tanto a organizações pequenas como grandes, tanto na indústria de transformação como na de serviços. Do mesmo modo, aplicam-se a qualquer unidade ou divisão de uma empresa.

1º princípio: Estabeleça constância de propósitos para a melhoria do produto e do serviço, objetivando tornar-se competitivo e manter-se em atividade, bem como criar emprego;

2º princípio: Adote a nova filosofia. Estamos numa nova era econômica. A administração ocidental deve acordar para o desafio, conscientizar-se de suas responsabilidades e assumir a liderança no processo de transformação;

3º princípio: Deixe de depender da inspeção para atingir a qualidade. Elimine a necessidade de inspeção em massa, introduzindo a qualidade no produto desde seu primeiro estágio;

4º princípio: Cesse a prática de aprovar orçamentos com base no preço. Ao invés disto, minimize o custo total. Desenvolva um único fornecedor para cada item, num relacionamento de longo prazo fundamentado na lealdade e na confiança;

5º princípio: Melhore constantemente o sistema de produção e de prestação de serviços, de modo a melhorar a qualidade e a produtividade e, conseqüentemente, reduzir de forma sistemática os custos;

6º princípio: Institua treinamento no local de trabalho;

7º princípio: Institua liderança. O objetivo da chefia deve ser o de ajudar as pessoas e as máquinas e dispositivos a executarem um trabalho melhor. A chefia administrativa está necessitando de uma revisão geral, tanto quanto a chefia dos trabalhadores de produção;

8º princípio: Elimine o medo, de tal forma que todos trabalhem de modo eficaz para a empresa;

9º princípio: Elimine as barreiras entre os departamentos. As pessoas engajadas em pesquisas, projetos, vendas e produção devem trabalhar em equipe, de modo a preverem problemas de produção e de utilização do produto ou serviço;

10º princípio: Elimine lemas, exortações e metas para a mão-de-obra que exijam nível zero de falhas e estabeleçam novos níveis produtividade. Tais exortações apenas geram inimizades, visto que o grosso das causas da baixa qualidade e da baixa produtividade encontram-se no sistema, estando, portanto, fora do alcance dos trabalhadores;

11º princípio: Elimine padrões de trabalho (quotas) na linha de produção. Substitua-os pela liderança; elimine o processo de administração por objetivos. Elimine o processo de administração por cifras, por objetivos numéricos. Substitua-os pela administração por processos através do exemplo de líderes;

12º princípio: Remova as barreiras que privam o operário horista de seu direito de orgulhar-se de seu desempenho. A responsabilidade dos chefes deve ser mudada de números absolutos para a qualidade; remova as barreiras que privam as pessoas da administração e da engenharia de seu direito de orgulharem-se de seu desempenho. Isto significa a abolição da avaliação anual de desempenho ou de mérito, bem como da administração por objetivos

13º princípio: Institua um forte programa de educação e auto-aprimoramento.

14º princípio: Engaje todos da empresa no processo de realizar a transformação. A transformação é da competência de todo mundo.

 Kaoru Ishikawa (1916-1989) A vida de foi intensa.

Ele recebeu seu doutorado de filosofia em engenharia química em 1939 pela Universidade de Tóquio. Ishikawa escreveu 647 artigos e 31 livros, incluindo dois que foram traduzidos para o inglês: Introdução ao Controle de Qualidade e O que é Controle de Qualidade Total? O caminho japonês. Além de ser conhecido por se aproximar do conceito do diagrama em forma de espinha de peixe, conhecido como Ishikawa ou diagrama de causa e efeito, usado para melhorar o desempenho das equipes na determinação de potenciais causas raiz dos seus problemas de qualidade

“A qualidade começa pela educação e acaba na educação. Uma empresa que progride em qualidade é uma empresa que aprende, que aprende a aprender”

Joseph Moses Juran

foi um consultor de negócios famoso por seu trabalho com qualidade e gestão da qualidade

Definimos custo da má Qualidade como os custos que desapareceriam se os nossos produtos e processos fossem perfeitos."

Não existe controle sem padronização

Qualidade é adequação ao uso.

O planejamento da Qualidade será claramente deficiente se o conhecimento das necessidades dos clientes for insuficiente. Os planejadores da Qualidade devem aceitar a realidade de que em uma sociedade competitiva os clientes têm a última palavra. As necessidades dos clientes podem não ser formuladas; elas podem parecer irreais1. Mesmo assim as necessidades dos clientes devem ser descobertas, e deve-se agir em função dela

Philip Bayard Crosby. "Phil" Crosby

foi um empresário e escritor estadunidense que contribuiu para a teoria da gestão e métodos de gestão da qualidade. Phil Crosby está associado aos conceitos de "zero defeito" e de "fazer certo à primeira vez"

Lentidão para mudar normalmente significa medo do novo





Armand Vallin Feigenbaum

foi um expert em qualidade da General Electric em Nova Iorque. Em 1951 concluiu o doutorado em ciências no Instituto de Tecnologia de Massachusetts. Em 1958 foi nomeado diretor mundial de produção da GE e vice-presidente da American Society for Quality Control “Um sistema eficaz para integrar os esforços de desenvolvimento, manutenção e de melhoria da qualidade dos vários grupos em uma organização, de modo a permitir produtos e serviços com níveis mais econômicos que permitam a plena satisfação do cliente”




Walter Andrew Shewhart

foi um físico, engenheiro e estatístico estadunidense, conhecido como o "pai do controle estatístico de qualidade". Ele foi formado pela universidade de Illinois e seu Ph.D., em Física, foi obtido na universidade da Califórnia em 1917

“É melhor ter gerentes com qualidade do que apenas gerentes da qualidade.

Ciclo de Deming ou Ciclo PDCA O conceito PDCA é atualmente aplicado na melhoria continua de processos de gestão. Ele foi criado na década de 20 por Walter A. Shewhart e mais tarde foi disseminado por William Edward Deming. O PDCA é um ciclo que envolve 4 etapas: Plan, Do, Check e Act. Plan (Planejar) Este é o primeiro passo do ciclo de melhoria continua. Este passo é o responsável pelo desenho do processo ao qual se quer ter o conceito aplicado...

Genichi Taguchi

foi um engenheiro e estatístico. Da década de 1950 em diante, desenvolveu uma metodologia que utilizava a aplicação de métodos estatísticos objetivando melhorar a qualidade dos produtos manufaturados

Um maestro prepara a orquestra antes do concerto, nunca durante!” "A qualidade é o inverso do dano provocado na sociedade por um produto, desde a altura em que é concebido até ao fim da sua utilização."

A qualidade deve ser incorporada no produto desde o início e não através das inspeções. Os melhoramentos devem ocorrer na fase de desenho de um produto ou processo e continuar durante a fase de produção. A falta de qualidade não pode ser melhorada através da tradicional inspeção.

Atinge-se melhor a qualidade minimizando os desvios em relação as metas. O produto deve ser desenhado de forma robusta e imune aos fatores ambientais não controláveis. Devem ser especificados os valores para os parâmetros críticos e assegurado que a produção satisfaz essas metas com o mínimo desvio.

A qualidade não deve ser baseada no desempenho ou características do produto. Isso faz variar o seu preço e/ou mercado, mas não a qualidade. O desempenho e as características do produto podem estar relacionados com a qualidade, mas não são a base da qualidade. Pelo contrário o desempenho é uma medida das capacidades do produto.

Os custos da qualidade devem ser medidos em função dos desvios do desempenho do produto. Isto inclui custos do retrabalho, inspeção, garantias, devoluções e substituições.

Taiichi Ohno

é considerado o principal responsável pela criação do Sistema Toyota de Produção. Nascido em Dalian, China, de pais japoneses, formou-se em Engenharia Mecânica na Escola Técnica de Nagoya e entrou para a Toyota Spinning and Wearing em 1932.

Custos não existem para serem calculados. Custos existem para serem reduzidos.“ Onde não há padrão, não pode haver melhoria.

James Teboul -

Engenheiro da Ecole Centrale Paris e doutor em ciências pela Universidade de Paris, James Teboul iniciou sua carreira como líder de grupo responsável pelo desenvolvimento de novos produtos na Schlumberger. Após obter seu MBA na Universidade de Sherbrooke, no Canadá, tornou-se professor no INSEAD. Suas principais áreas de pesquisa são gestão da qualidade e gestão de serviços e inovação. Todos estamos em serviço

ALGUNS EMPRESÁRIOS LÍDERES / PESSOAS QUE MARCARAM UMA ÉPOCA

Eliezer Batista da Silva

foi um engenheiro brasileiro, que se notabilizou na presidência da Companhia Vale do Rio Doce, que exerceu por duas vezes, e por sua atuação no Projeto Grande Carajás.Transformou a VALE de uma pequena mineradora a Gigante de Minério Ferro. Entre o século XX e XXI os seus projetos geraram mais de 1000.000 de empregos “Nunca me senti um gestor ou um executivo, mas, de certa forma, o condotiere de uma grande construção. Sempre quis ter ao meu lado pessoas que entendessem a nobreza social e econômica da Vale do Rio Doce, profissionais que compartilhassem desse orgulho de construir uma catedral. Os ingleses e americanos costumam chamar este homem de visionário, aquele que enxerga longe como um pássaro. No Brasil, este tipo de trabalho tem de ser ainda mais valorizado.

Somos um povo com sérios problemas de auto-estima, sempre fadado a ser uma nota de rodapé nas páginas da História. A Vale do Rio Doce é, até hoje, um exemplo de força e inteligência do brasileiro. Desde que entrei na companhia, busquei galvanizar a ideia de que nem eu e nem meus colegas éramos inferiores a ninguém. Falta de conhecimento não é atestado de incompetência, mas apenas conseqüência de um conjunto de variáveis, como dificuldade de acesso e limitações de ordem financeira.

Eu olhava para os engenheiros americanos da Morrison Knudsen e acreditava que podíamos aprender tudo o que eles faziam nas obras da Vitória Minas. Dito e feito. Meu estilo de trabalho sempre foi o mais coletivo possível. Todas as grandes decisões eram debatidas em equipe, nesse quesito, tive a sorte de reunir profissionais fuoriclasse. Administrar é a arte de aceitar as diferenças. O que eu podia ter de distinção em relação a outras pessoas, talvez mais relacionamentos, acessos internacionais, contatos com idéias novas, não me dava o direito de desprezar o conhecimento do meu companheiro. Ao contrário do poeta, um solitário na dor e no ofício, engenheiro é espécie que vive em grupo. Sozinho, o homem apenas reza; acompanhado, constrói sua própria igreja.

Divisão de tarefas, no entanto, tem limites; aplicada em excesso, vira ato demagógico e atrapalha a eficiência de uma companhia. Eu sempre evitei discutir temas de natureza eminentemente técnica com áreas pouco familiarizadas com o assunto em questão. Não precisava de palpites, eu precisava é de conhecimento. Muitos não entendiam este procedimento e chegavam a classificar-me como ditador. Essa tentativa de rótulo veio de alguns políticos que, por ser a Vale uma empresa estatal, achavam-se no direito de administrá-la por controle remoto. Há burocratas e “burrocratas”. Eu só ouvia aqueles políticos que, na minha avaliação, levavam idéias capazes de alavancar a companhia, o que causou uma forte ciumeira. Quando se dirige uma estatal, não se engole apenas sapos.

Somos obrigados a ingerir galhadas de pau e guarda-chuvas abertos. Além da contínua preocupação em gerar valor para a Vale do Rio Doce, já praticávamos o modelo de desenvolvimento sustentável muito antes de o conceito encontrar sua formulação. Em muitas regiões do Espírito Santo e de Minas Gerais, nesta primeira fase, e do Pará e Maranhão, anos mais tarde, a CVRD foi o único agente promotor de desenvolvimento social, econômico e ambiental.

Até então, muitos dos nossos trabalhadores viviam em condições quase miseráveis, sem saneamento, hospital e escola. É óbvio que a qualidade de vida do funcionário tem impacto direto sobre o desempenho da empresa. Não era apenas uma questão de altruísmo, mas de sustentabilidade do negócio. Um operário bem alimentado, que vive em conforto e segurança com a sua família, produz mais Por defender com firmeza os direitos dos empregados, o que fazia pensando na saúde da companhia, acabei tachado de comunista em 1964.

"Nós valemos na vida pelo conhecimento que adquirimos e compartilhamos. Esta é uma das maiores missões humanas, ou tudo aquilo de elevado, que um homem pode construir neste pensionato, que vamos deixar um dia" (Eliezer Batista)

"Ferrovia sem carga é ferro velho; mina sem transporte e logística é cascalho" (Eliezer Batista)

"Conhecimento nunca foi e nunca será absoluto. A nossa missão profissional é ser implacável contra a obsolescência. O pensamento pode ser sucateado como um material qualquer. Nunca aposente o seu cérebro" (Eliezer Batista)

"Nunca ouvi Dr.Eliezer Batista em seus 94 anos, dizendo “eu fiz” sempre disse: “nós fizemos” (Rowan Pedro de Araújo)

"O desenvolvimento de um povo, se mede pela sua preocupação ecológica" (Eliezer Batista)

"O mais importante da vida, neste pensionato, que chamamos terra é deixar uma obra, grande ou pequena. Não importa. As pessoas precisam da gente, e temos de ajudá-las" (Eliezer Batista)

PROJETO CARAJÁS - DR.ELIEZER E FIGUEIREDO, PRESIDENTE DA VALE E PRESIDENTE DA REPÚBLICA no dia da inauguração. único empreendimento estatal do brasil entregue rigorosamente no prazo com a economia de US$ 1,4 bilhões






Erling Sven Lorentzen

é um empresário norueguês radicado no Brasil. Ele foi fundador e presidente da Aracruz Celulose, da qual detinha 28% das ações vendidas para o Grupo Votorantim, antes foi dono da Supergasbrás. Atua na área de logística e navegação também. O Brasil é um país maravilhoso.Muitos empresários do Brasil, dizem que eu sou um norueguês brasileiro. Gosto muito do Brasil.


Wilson Nélio Brumer , formado em Administração de Empresas pela Faculdade de Ciências Econômicas Administrativas e Contábeis – FUMEC – Belo Horizonte – MG, em 1975.https://www.youtube.com/watch?v=PPME5IadX6o

Foi executivo da Vale de 1976 a 1992, e chegou a presidência. Simples, humildade gigante e um dos maiores líderes do Brasil no setor empresarial. Atuou como CFO, CEO e Vice-presidente do Conselho de Administração. Depois liderou o período pós privatização da Acesita, como CEO e Vice-presidente do Conselho de Administração, até 1998. Seguiu sua carreira executiva na BHP Billiton como Presidente do Conselho de Administração no Brasil, até 2002. No Governo do Estado de Minas Gerais, a partir de 2003, desempenhou diversos cargos estratégicos, no BDMG, INDI, CEMIG, CODEMIG e como Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, até 2007.

Assumiu a Presidência do Conselho de Administração da USIMINAS e logo a seguir a Presidência Executiva da Empresa até 2011. Atualmente é Presidente do Conselho de Administração das empresas Direcional Engenharia S/A, M-Log S/A e Medabil S/A; Membro do Conselho de Administração da Metso Corporation (Finlândia); Membro do Conselho Consultivo da Transpes S/A; Gestor da B&P Investimentos e Participações e Consul Honorário do Japão em Belo Horizonte. Administração é fazer o óbvio, sempre há espaço para o melhoramento

Antônio Ermírio de Moraes

foi um empresário, engenheiro e industrial brasileiro. Foi presidente e membro do conselho de administração do Grupo Votorantim patriota e trabalhador. Amante de um Brasil Grande. Junto com Eliezer Batista figura como o homem que está entre os que geraram milhões de empregos.

“Se não acreditasse no Brasil, seria banqueiro.”

Eu espero sete, 15 dias. Depois que for julgada a ilegalidade da greve, vai todo mundo para a rua. Indisciplina dentro da casa da gente, não!”

“O estadista pertence à nação. O político pensa que a nação lhe pertence.”

“Nosso banco é basicamente para administrar as contas e aplicações de nossas empresas. Não é uma instituição financeira como as outras.”

“Ciúme de homem é uma desgraça, é muito pior do que ciúme de mulher.”

“O governo precisa parar de prestigiar a área especulativa e se voltar para a indústria nacional. Hoje se prestigia muito a quem especula e muito pouco a quem produz.”

O desempenho do governo em matéria de arrecadar impostos merece aplauso. O desempenho para investir nas áreas estratégicas merece uma nota sofrível.”

Política não é só a arte de engolir sapos. Já defini a política como a arte de pedir votos aos pobres, pedir recursos financeiros aos ricos e mentir para ambos depois

Compartilho sim da ideia. Nós queremos gente que venha para cá e acredite no Brasil, que fique aqui, e se desenvolva junto com a gente. Não queremos o dinheiro do oportunista

Teoria não é solução para os problemas sociais do Brasil. O que se precisa fazer é arregaçar as mangas, melhorar a administração das verbas e aplicá-las diretamente onde a questão é mais urgente.

Se não tomarmos cuidado, no próximo milênio não vamos ter nem ética nem dignidade no dicionário português. Serão substituídas pela esperteza.

João Baptista de Oliveira Figueiredo

foi um geógrafo, político e militar brasileiro. Foi o 30º Presidente do Brasil, de 1979 a 1985, e o último presidente do período da ditadura militar. Triplicou a produção da Petrobrás sem corrupção. Morreu pobre e foi um grande presidente.

É verdadeira a história que circula na internet de que o presidente João Figueiredo recusou-se a promover a candidatura do Brasil à Copa do Mundo, sob o argumento de que o país teria outras prioridades. Dissera, ao então presidente da Fifa e seu amigo, João Havelange: “Você já viu uma favela no Rio de Janeiro ou uma seca no Nordeste? Acha que eu vou gastar dinheiro com estádio de futebol?” A estimativa de Havelange era de que toda a Copa custaria estrondoso US$ 1 bilhão da época, algo como R$ 6 bilhões em valores de 2014.

Salim Mattar

Local de Nascimento: Oliveira, Minas Gerais, 70 anos, Brasileiro, Administrador de empresas, é um empresário, dono da Localiza, maior empresa de aluguel de carros do Brasil e a mais valiosa do segmento no mundo. A Localiza abriu capital na B3 em 2005. Ele também é secretário de Privatizações do governo de Jair Bolsonaro. Fundou a Localiza em 1973. Em 2017, o grupo faturou mais de R$ 6 bilhões. Fundada na capital mineira em 1973, quando oferecia o aluguel de seis Fuscas usados, a Localiza fechou o semestre com um total de 71 mil carros. Mas não revela o tamanho da frota até o fim do ano. Desde 2008, a frota da empresa tem crescido 9,5 mil carros em média ao ano . Possui hoje perto de 250 mil carros. "É no ambiente hostil que você difere os verdadeiros empreendedores daqueles que apenas tem boas ideias."

Silvio Santos,

nome artístico de Senor Abravanel, é um apresentador de televisão e empresário brasileiro. Possui mais de 60 anos de carreira.

“Se eu desejo estar no topo, faço o que for necessário para chegar lá, até mesmo me vestir de havaiana e dançar rumba.”

Com o bom humor que lhe é peculiar, Silvio mostra que nunca teve medo de trabalhar e de ir à luta para alcançar os seus objetivos. Essa certamente foi uma característica essencial para que ele chegasse ao topo e se tornasse um dos maiores empresários do país.

Desde a época em que eu era um camelô, já me via como empresário, pois tinha uma equipe de três funcionários. O primeiro me avisava quando o rapa ia chegar, o segundo cuidava do estoque e o terceiro se passava por um interessado pelos produtos para chamar a atenção dos clientes

Maria Rita de Sousa Brito Lopes Pontes, mais conhecida como Irmã Dulce, Beata Dulce dos Pobres ou Bem-Aventurada Dulce dos Pobres e até mesmo Santa Dulce tendo recebido o epíteto de "o anjo bom da Bahia",

foi uma religiosa católica brasileira, que fez muitas ações de caridade e assistência para quem mais precisava. Construiu hospitais com suados recursos de doação social e voluntários. Prestava conta de cada centavo. Tudo o que acontece no universo tem uma razão de ser; um objetivo. ...

Ame simplesmente, porque nada nem ninguém pode acabar com um amor sem explicação! ...

Tudo se torna mais fácil quando se tem fé. ...

‎As pessoas que espalham amor, não têm tempo nem disposição para jogar pedras. ...

Habitue-se a ouvir a voz do seu coração.

Ayrton Senna da Silva

foi um piloto brasileiro de Fórmula 1, três vezes campeão mundial, nos anos de 1988, 1990 e 1991. Foi também vice-campeão no controverso campeonato de 1989 e em 1993. Sua morte, assim como o funeral e velório, provocou uma das maiores comoções da história do Brasil, bem como repercussão mundial. Deixou um instito de educação modelo: O Instituto Ayrton Senna é uma ONG brasileira criada pela família Senna em 1994 tendo como presidente Viviane Senna, empresária e irmã do tricampeão de Fórmula 1. O Instituto concretiza o sonho de Ayrton Senna de ajudar o Brasil a diminuir as desigualdades sociais, criando oportunidades de desenvolvimento humano a crianças e jovens por meio da educação.

Em 2012, o SBT realizou o programa O Maior Brasileiro de Todos os Tempos para eleger a maior personalidade do país. Ayrton Senna ficou entre os seis mais votados, primeiro entre os esportistas

Abilio dos Santos Diniz

é um empresário brasileiro, presidente do Conselho de Administração da Península Participações, presidente do Conselho de Administração da BRF e membro dos Conselhos de Administração do Grupo Carrefour e do Carrefour Brasil.

Uns sonham com o sucesso, nós acordamos cedo e trabalhamos duro para consegui-lo. ...

As pessoas podem copiar tudo o que a gente faz, mas não o que a gente é. ...

Faça o bem sem esperar qualquer tipo de recompensa, nem mesmo um agradecimento. ...

Administrar é saber colocar as pessoas certas nos lugares certos.

Amácio Mazzaropi foi um ator e cineasta brasileiro. Mazzaropi

foi o único artista que conseguiu ficar milionário fazendo cinema no Brasil. Considerado o maior cômico do cinema brasileiro, seus filmes foram fenômeno de público por mais de três décadas. Tudo que ganhou na vida investiu no cinema e auto patrocínio de suas obras. Ele divulgou a figura do caipira, o homem simples, humilde e trabalhador que na lavoura e do campo, ou da roça, que não teve oportunidade de estudar e frequentar escola. Mas o caipira é o maior patrimônio que temos em termos de honestidade, caráter, trabalho e esses exemplos. Os caipiras educaram os filhos, porque não tiveram esta oportunidade. Hoje mandam no agronegócio com empeendedorismo, orgulho e trabalho. Muito mais eficiente que a industria de transformação e o segmento da economia vindouro, promissor que carrega a economia do Brasil. Caminha para ser o melhor do mundo.

Quero morrer vendo uma porção de gente rindo em volta de mim.” “O verdadeiro amor não se conhece por aquilo que exige, mas por aquilo que oferece.”

Ruy Barbosa de Oliveira

foi um polímata brasileiro, tendo se destacado principalmente como jurista, advogado, político, diplomata, escritor, filólogo, jornalista, tradutor e orador. De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto. As leis são um freio para os crimes públicos -

a religião para os crimes secretos. A palavra é o instrumento irresistível da conquista da liberdade. A mais triste das vidas e a mais triste das mortes são a vida e a morte do homem que não tem coragem de morrer pelo bem, quando por ele não possa viver.

Akio Morita

foi um inventor, empresário japonês, co-fundador da Sony Corporation.

Morita foi o primeiro japonês a ganhar a Albert Medal da Sociedade Real das Artes do Reino Unido em 1982. Em 1984, recebeu a Légion d'Honneur, maior e mais prestigiado prêmio da França e em 1991 recebeu a Ordem do Tesouro da Felicidade Sagrada do Akihito. Morita recebeu inúmeros prêmios de países como Áustria, Bélgica, Brasil, Alemanha, Espanha, Holanda e Estados Unidos que mostra seu reconhecimento global.

A felicidade só pode ser alcançada, pela ação conjunta de todos”

Nós, os seres humanos, as crianças, os estudantes. Todos nós aprendemos por imitação. As pessoas imitam os seus líderes. Esta é a razão de termos uma liderança forte na empresa para fortalece-la como um todo

Produzir com qualidade é ética e responsabilidade. Quando fundamos a Sony em meados dos anos, partimos para miniaturização. Fomos criticados por décadas. A nossa intenção foi de usar menos matéria prima, recursos que a natureza nos deu e gerar menos lixo

O que nós, na indústria, aprendemos ao lidar com as pessoas é que as pessoas não trabalham apenas por dinheiro e, se você está tentando motivar, o dinheiro não é a ferramenta mais eficaz.

Eu acredito que as pessoas trabalham por satisfação.

Queremos manter a empresa saudável e seus funcionários felizes, e queremos mantê-los no trabalho e produtivos.

Sem uma organização que possa trabalhar em conjunto, às vezes por um período muito longo, é difícil ver novos projetos se concretizarem

O conceito de emprego vitalício surgiu quando os gerentes e funcionários japoneses perceberam que tinham muito em comum e que tinham que fazer alguns planos de longo prazo.

Queremos que todos tenham as melhores instalações para trabalhar, mas não acreditamos em escritórios particulares luxuosos e impressionantes”.

Sempre fiz questão de conhecer nossos funcionários, visitar todas as instalações de nossa empresa e tentar conhecer e conhecer todos os funcionários

O fator chave na indústria é a criatividade. Eu disse que há três criatividades: criatividade em tecnologia, planejamento de produtos e marketing. Ter qualquer um desses sem os outros é auto destrutivo nos negócios

O investidor e o empregado estão na mesma posição, mas às vezes o funcionário é mais importante, porque ele estará lá por muito tempo, enquanto um investidor freqüentemente vai entrar e sair por um capricho a fim de obter lucro.

A felicidade só é alcançada com a ação conjunta de todos

William Henry Gates III mais conhecido como Bill Gates,

é um magnata, empresário, diretor executivo, investidor, filantropo e autor americano, que ficou conhecido por fundar junto com Paul Allen a Microsoft, a maior e mais conhecida empresa de software do mundo em termos de valor de mercado. Humanista e admirado no mundo todo pelo empreendedorismo moderno. Voluntário humanitário exemplar.

As pessoas sempre tiveram medo de mudanças. Tinham medo da eletricidade quando ele foi inventada e provocou grandes mudanças, Não há problema em celebrar o sucesso, mas é mais importante considerar as lições que podem ser aprendidas com o fracasso”

Seja você mesmo. “Nunca se compare com ninguém neste mundo. ...

Arrisque-se! “Para ser grande, às vezes é necessário correr riscos enormes.”

Sonhe alto. “Minha ambição sempre foi poder realizar os sonhos.”

Leia! “Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. ...

Seja humilde. ...

Aprenda sempre.

Walter Elias Disney,

conhecido por Walt Disney, foi um produtor cinematográfico, cineasta, diretor, roteirista, dublador, animador, empreendedor, filantropo e cofundador da The Walt Disney Company.

Todo sucesso que alcançamos. Foi com a ajuda de outras pessoas, Todos os nossos sonhos podem-se realizar, se tivermos a coragem de persegui-los. Afinal de contas, os adultos são apenas crianças crescidas. Há mais riquezas nos livros do que na arca dos piratas da Ilha do Tesouro. Dinheiro não me entusiasma, as minhas ideias me entusiasmam. Você se torna mais vulnerável justamente quando todos falam da sua grandiosidade. O maior recurso natural que temos são as mentes de nossas crianças.

Lakshmi Niwas Mittal

é um empresário indiano. É presidente da Arcelor Mittal. Responsável por recursos humanos, marketing e coordenação comercial, associações, negócios internacionais, compras, TI e área legal. Fundou a Mittal Steel em 1976 e comandou o processo que culminou com a criação da Arcelor Mittal em 2006.

Todo mundo passa por fases difíceis. A forma como você lida com elas é a medida da sua determinação e dedicação



Steven Paul Jobs

foi um inventor, empresário e magnata americano no setor da informática. Notabilizou-se como co-fundador, presidente e diretor executivo da Apple Inc. e por revolucionar seis indústrias: computadores pessoais, filmes de animação, música, telefones, tablets e publicações digitais

Eu quero colocar uma marca no universo.

Design não é apenas o que parece e o que se sente. Design é como funciona.

Inovação distingue um líder de um seguidor.




John Frances Welch Jr.

é um executivo estadunidense. Autor de vários livros e atualmente presta consultoria para um grupo selecionado de CEO dos 500 da Revista Fortune. Carreira Iniciou sua carreira na General Electric Company em 1960 e, em 1981, tornou-se o oitavo Chairman e CEO da empresa

No futuro todos os líderes serão Coaches. Quem não desenvolver essa habilidade, automaticamente será descartado pelo mercado.


Sir Roland Arthur Ellis Franklin

(born 1926) is a British-born Antigua and Barbuda-based merchant banker.

Quanto mais luxuoso o refeitório da empresa, maior a sus ineficiência






Sir John Harvey-Jones

MBE (16 April 1924 – 9 January 2008) was an English businessman. He was the chairman of Imperial Chemical Industries from 1982 to 1987. He was best known by the public for his BBC television show, Troubleshooter, in which he advised struggling businesses.

A tarefa da indústria é continuamente, ano após ano, fazer mais e melhores coisas, usando menos dos recursos do mundo. As pessoas são automotivadas. Fazem o seu melhor trabalho quando acreditarem, por meio dos seus próprios processos, que o que vão fazer vale a pena. O homem livre é sempre melhor do que o escravo. A gestão não tem a ver com a preservação do status quo, mas sim com a manutenção do mais elevado índice de mudança que a organização e as pessoas nela podem suportar. Eu passei trinta anos à volta de fábricas. Quando sabias que algo estava errado, nove vezes em dez devia-se à gestão, as pessoas não estavam a ser bem conduzidas. E os maus lideres invariavelmente culpam as pessoas.

Lido Anthony "Lee" Iacocca

foi um empresário estadunidense de ascendência italiana. Considerado uma das pessoas mais representativas e inspiradoras da industria automobilística do final do século XX

O administrador não é mais do que um motivador de pessoas.” “A competitividade de um país não começa nas indústrias ou nos laboratórios de engenharia. Ela começa na sala de aula.” Para resolver grandes problemas, você deve estar disposto a fazer coisas que desagradam.” “As boas idéias e as boas iniciativas vêm de baixo.”

Byrd Baggett

ajuda as organizações a desenvolver líderes autênticos e equipes apaixonadamente engajadas desde 1990. Sua experiência corporativa inclui carreiras de vendas e gerenciamento com duas empresas da Fortune 500. Ele é o criador da marca True Growth ™ e um parceiro na experiência de desenvolvimento de líder mundial da Academia True Growth ™, que atendeu a mais de 3.000 líderes governamentais, civis e militares desde 2007. Suas mensagens são baseadas no modelo True Growth ™ de desenvolvimento pessoal e profissional. Byrd é autor de 15 livros sobre tópicos de vendas, atendimento ao cliente, liderança e motivação. Ex-velocista da All American na Universidade do Texas em Austin, Byrd também é um Certified Speaking Professional (CSP), a designação mais bem recebida apresentada pela National Speakers Association Uma visita pessoal sempre é melhor do que um memorando por escrito. Uma má atitude estraga todas as qualidades positivas. Olhe para a vida através do vidro dianteiro do carro e não através do espelho retrovisor.

NUNCA COLOQUE SEUS FUNCIONÁRIOS NA LINHA DE FRENTE SEM ANTES TER LHES DADO A CAPACITAÇÃO REQUERIDA.

SOLICITE PREPARO DE SEU PESSOAL SOBRE COMO SERVIR MELHOR SEUS CLIENTES. SEUS APORTES O SURPREENDERÃO.

LEMBRE SEMPRE QUE OS CLIENTES ODEIAM A INCOMPETÊNCIA.

SE VOCÊ ESTÁ PASSANDO POR UM DIA PÉSSIMO, NÃO DEIXE QUE SEUS CLIENTES O PERCEBAM.

Phillip Blond

É um filósofo político inglês, teólogo anglicano e diretor do think tank da ResPublica. Nascido em 1 de março de 1966 em Liverpool e estudando na Pensby High School for Boys, Blond estudou filosofia e política na Universidade de Hull, filosofia continental na Universidade de Warwick e teologia em Peterhouse na Universidade. de Cambridge. Em Peterhouse, ele foi aluno de John Milbank, fundador do movimento teológico da ortodoxia radical e um crítico notável do liberalismo, filosoficamente entendido. O primeiro trabalho de Blond, Filosofia pós-secular: entre filosofia e teologia, está muito na linha de pensamento da Ortodoxia Radical e inclui ensaios de muitos dos membros desse grupo. Blond ganhou uma bolsa de pesquisa em filosofia na New School for Social Research em Nova York.Eu acredito em mercados, mas não acredito em mercados entendidos como monopólios privados. Acredito em mercados cívicos globais, nacionais e regionais abertos. Se todos possuírem e negociarem, e não houvesse apenas uma classe exclusiva e desapropriada, não haveria vinte e trinta por cento da sociedade radicalmente insegura que causasse problemas para todos os outros.