HUGO PERRETT en Engenharia civil RJ, Técnico em edificações, Engenharia Civil proprietário • REX Engenharia 16/5/2016 · 10 min de lectura · +400

MADEIRA DE PLÁSTICO! ADOTE ESTA IDÉIA!!!

MADEIRA DE PLÁSTICO! ADOTE ESTA IDÉIA!!!MADEIRA DE PLÁSTICO! ADOTE ESTA IDÉIA!!!

1- INTRODUÇÃO

Hoje em dia, tem-se observado um notável crescimento no emprego da madeira em todo o mundo, principalmente dentro do ramo da construção civil, o que tem causado um enorme impacto no meio ambiente.

            É também notório que o desperdício e o uso indiscriminado de madeira nas obras, tem diminuído graças à conscientização ecológica que tem sido implantada pelas instituições de ensino atualmente e a recente descoberta de materiais que, eficazmente, tem substituído a madeira e seus derivados nos canteiros de obras inserindo assim, materiais como a Madeira Plástica Composta, ou *WPC (wood plastic composite) que apresenta ótimos resultados em termos de custo-benefício a curto, médio e longo prazo quanto à reutilização, durabilidade, trabalhabilidade e resistência mecânica.

2 –  ECOWOOD:

Durante a década de noventa, nos EUA, surgiram algumas tecnologias que visavam à utilização de plásticos reciclados em perfis substitutos à madeira natural, para a fabricação de deques e cercas. Esses materiais foram denominados madeira plástica reciclada (RPL), cuja sigla origina-se do inglês recycled plastic lumber. É um produto composto da matéria prima totalmente proveniente do lixo plástico reciclado, resultado de alta tecnologia industrial a favor do meio ambiente.

MADEIRA DE PLÁSTICO! ADOTE ESTA IDÉIA!!!

No Brasil, planejada para ser utilizada em ambientes hostis à madeira natural. Um produto mais resistente para suportar as intempéries do tempo, como: incidência de luz solar, umidades, salinidade entre outros, por isso pode ser usado com segurança e tranquilidade em locais públicos que têm tráfego constante.

A manutenção é feita apenas com água, quando muito, sabão. O produto atende às normas de sustentabilidade e pode ser utilizado em diferentes situações, desde assoalho de caminhão proporcionando um enorme custo benefício, até na construção civil, podendo substituir inúmeros equipamentos.

A tábua plástica é o carro chefe neste setor e serve para a produção, principalmente de móveis. Na arquitetura, vem ganhando espaço devido a sua grande versatilidade e durabilidade, além de oferecer beleza, rusticidade e aconchego aos projetos. O benefício está em constituir produtos ecologicamente corretos, que durem e sejam imunes a pragas, não soltem farpas, não absorvam umidade, fáceis de limpar, resistentes à corrosão e com baixo custo de manutenção. Além disso, podem ser trabalhados com as mesmas ferramentas usadas na madeira natural: podem ser furadas, serradas, parafusadas e pregadas, ou fixadas com processos de colagem.

2.1- DEFINIÇÕES E CONCEITOS:

O aproveitamento de serragem e sobras de madeira na confecção de aglomerados e Eucatex já datam de vários anos, mas a adição de plástico como aglutinante nessa composição é um avanço que está em estudo há algum tempo por pesquisadores do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).

2.1.1- O que é a m