Igor Tavares en Informática Oficial, Marketing e Produto, Tecnologia Cloud Computing Specialist 16/5/2016 · 1 min de lectura · 1,3K

Está em dúvidas sobre mudar sua TI para a nuvem? Veja aqui alguns benefícios que certamente poderão lhe ajudar nessa decisão.


Utilizar computação na nuvem (cloud computing) é uma forma de facilitar – e muito – o cotidiano de uma empresa. E essa tecnologia está muito mais próxima do que se pode imaginar: hoje em dia, o simples ato de pagar contas online ou salvar uma foto na internet significa usar a nuvem.
Someone famous in Source Title

Em linhas gerais, o cloud computing é a tecnologia que permite acessar arquivos e programas que não estão ligados diretamente ao seu computador. E, para isso, basta ter uma conexão à internet. Mas como isso pode melhorar o seu negócio? Conheça cinco benefícios dessa tecnologia para a sua empresa.

Benefícios da computação em nuvem

1. Economia

A economia que a computação em nuvem gera para uma empresa é notável. Com ela, seu negócio economiza na aquisição de helpdesks (serviço de apoio e suporte à problemas técnicos) e servidores, além do tempo que não será mais gasto para obter qualquer informação. Isso porque os dados poderão ser acessados em qualquer lugar a partir de qualquer dispositivo.

2. Flexibilidade

A flexibilidade que a computação em nuvem oferece também é forte, assim como a agilidade que ela apresenta. Com a cloud computing, é possível alterar a infraestrutura de tecnologia com toda facilidade.

Esse benefício é particularmente bom para quem tem uma empresa com negócios sazonais, que tem picos de vendas e movimento. Os recursos à disposição podem ser aumentados ou diminuídos com facilidade, conforme a necessidade do negócio.

3. Portabilidade

Se todos os arquivos e programas da empresa estão armazenados em nuvem, fica claro o poder de portabilidade que isso possui. Uma das maiores vantagens de utilizar cloud computing numa empresa é poder acessar todos os arquivos a partir de qualquer lugar, bastando fazer login e ter o acesso à internet. Dessa forma, não é mais necessário o uso de HD externo, pendrives, servidores físicos e outros equipamentos.

4. Sustentabilidade

É inegável o quanto a sustentabilidade está em voga e é importante atualmente. E aderir à computação em nuvem também traz esse benefício, já que os serviços virtualizados poupam energia, espaço, refrigeração e dióxido de carbono. A facilidade de compartilhar documentos, por exemplo, também reduz os custos com impressões, visto que muitos arquivos podem ser acessados virtualmente.

5. Otimização da equipe de TI

Com a computação em nuvem, a equipe de TI não terá mais que ter uma grande carga para infraestrutura, aplicações e usuários desktop. Dessa forma, seu potencial poderá ser direcionado para soluções inovadoras para a empresa, focar em estratégias de crescimento e novos negócios, ao invés de criar atualizações constantes para as tradicionais aplicações.


Igor Tavares 22/5/2016 · #4

Olá Luiz! Realmente, concordo que o assunto segurança ainda é um grande paradigma a ser quebrado, principalmente no Brasil. Porém atualmente os Data Centers cujo armazenam informações de empresas, e que fornecem serviços de computação na nuvem, são de localizações sigilosas e seguem altíssimos padrões de segurança e oferecem garantias protegidas por contratos de prestação de serviços e hospedagem. Hoje temos grandes empresas que mantém bancos de dados nas nuvens e o número de incidentes relacionados a segurança em 365 dias, não chega a 1%. Irei postar um artigo somente falando sobre a segurança da computação na nuvem, junto com garantias, normas, camadas, latência e disponibilidade no Brasil. Muito obrigado pelo seu comentário!!!

+1 +1
Luiz Alberto Ferreira 17/5/2016 · #1

Certamente a nível prático essa é a melhor opção. Porém, ainda temos muitos problemas quanto à segurança das informações colocadas na nuvem. Portanto, se se tratam de dados confidenciais, é prudente mantê-los ainda em servidores próprios.

+1 +1