JOÃO CASARRI NETO en Profissionais Administrativos, Desenvolvimento Humano, Recursos Humanos Coach de Liderança • CasarriNeto Coach 24/11/2018 · 2 min de lectura · 2,6K

Falando sobre estilos de liderança

Falando sobre estilos de liderançaBasicamente temos três tipos de liderança: Liderança Autoritária ou Autocrática, Liderança Democrática e Liderança Liberal

Na Liderança Autoritária ou Autocrática, o líder é aquela pessoa que toma todas as decisões sobre o cumprimento das regras e normas da empresa. A decisão é sempre do Líder e de forma individual, sem ouvir o que seus liderados têm a dizer.

O líder decide o que precisa ser feito e como ser feito. Esse tipo de atitude tende a ser ineficiente pois causa insatisfação da equipe que não desenvolve suas tarefas com maestria.

Quando isso acontece o líder acaba sendo equiparado ao um Ditador, pois a sua figura – mesmo quando ausente - sempre remonta a cobrança e punição. Elogios, críticas e julgamentos são feitos sempre de forma pessoal sem levar em conta os fatores profissionais.

Mas esse tipo de liderança não é de todo nociva a empresa. Ela pode ser utilizada em equipes ainda em formação e que não estejam ainda “maduras” e desconhecem as tarefas que irão desempenhar e as regras e normas da empresa.

É possível também exercer esse tipo de liderança também quando o liderado tenta desafiar seu superior não cumprindo com suas obrigações.

Neste caso o líder precisa estar em constante aprendizado para saber o momento certo em que deva “mudar” o seu estilo de liderança, a partir do momento que a equipe consegue assimilar as tarefas e regras da empresa.

Liderança Democrática é o estilo onde as pessoas são estimuladas a colaborar e participar das decisões, emitindo opiniões que sejam pertinentes e que possa levar a um objetivo comum da equipe.

As ideias são debatidas de forma a se conseguir mais alternativas a serem seguidas, onde o papel do líder neste caso será de orientar, aconselhar e conduzir a equipe no cumprimento das suas metas. Assim como as decisões as tarefas também são distribuídas entre os membros da equipe, que possuem liberdade de escolha dos seus parceiros.

Esse estilo funciona muito bem com equipes mais amadurecidas, onde o liderado sabe que o seu espaço termina quando começa a autoridade do líder mesmo esse não estando presente.

O Líder Democrático usa com sabedoria o feedback, se atendo aos reais acontecimentos da empresa, sempre levando em conta o desenvolvimento profissional de cada liderado, focando sempre na melhoria constante da equipe.

A Liderança Liberal é um modelo de liderança que deve ser utilizada quando a equipe é bastante desenvolvida e madura, onde cada membro sabe exatamente qual é o seu papel dentro da equipe e executa suas tarefas sem a necessidade de supervisão ou acompanhamento constante. A interferência do líder neste caso pode até ser vista com maus olhos pelos liderados pois eles não se sentirão a vontade em desenvolver suas tarefas sob vigilância.

Isso não significa que o líder deve se “esquecer” da sua equipe, afinal a responsabilidade pelo acompanhamento e direcionamento continuam sendo sua. Também é necessário avaliar o progresso ou não da equipe como um todo e de seus membros individualmente, e alinhar o que cada membro tem de melhor para alcançar os objetivos. Se assim não o fizer, o líder pode ser considerado negligente, e como consequência acontecerão erros que afetarão o resultado.

Esses são alguns exemplos de estilos de liderança que podem sofrer algumas designações diferentes, porém se tratam dos mesmos modelos.

É importante que tenhamos conhecimento sobre cada um desses estilos, pois como atualmente as mudanças são constantes, e algum momento esse conhecimento pode lhe ser útil.

O mais importante é que o líder esteja aberto a conhecer integralmente cada membro da sua equipe e suas capacitações, de forma a saber qual o momento certo de adequar o seu estilo de liderança.

Abraço e Luz!