Joao Reganassi

há 6 anos · 4 min. de leitura · ~10 ·

Blogging
>
Blog por Joao
>
A Motivação e a Desmotivação: Duas faces de uma mesma moeda (3)

A Motivação e a Desmotivação: Duas faces de uma mesma moeda (3)

De acordo com o artigo publicado por Flor Baez no blog Páprica Doce, não há nada mais desanimador e infrutífero do que a desmotivação diante da vida. Muitas vezes estamos enredados em histórias e situações-limite que nos tiram toda a nossa força e energia vital.  Ficamos sem chão, sem esperança e o tempo demora a passar, a sensação que temos é que o tempo nos boicota passando lentamente, dando a sensação de que estamos sendo arrastados rumo a lugar nenhum. O desânimo e desmotivação são resultados de alguma frustração, algo que não saiu como planejamos.

Talvez o momento presente, que é sempre onde nossa consciência deve repousar, não pareça muito animador, assim perdemos a esperança do futuro ou mesmo de um dia-a-dia mais vívido. Mas e ai, aonde mora essa tal de motivação?! Por que ela se esconde de nós em algumas épocas?! Acredito que o primeiro passo seja encontrar um sentido para a nossa vida, caso não tenha um em mente, busque um. Segundo passo é termos propósitos claros, delineados e objetivos, assim não deixamos que os acontecimentos e a rotina destruam o entusiasmo das nossas ações.  

Quando temos um período de desânimo é bom irmos dormir pensando que amanhã será outro dia e acreditar firmemente nisso.  Quando estamos lidando com este nível de sentimento precisamos valorizar nosso tempo, organizar as bagunças da vida, fazer algo que gostamos e traçar planos objetivos sobre o que esperamos de nós e desejamos a pequeno, médio e longo prazo. A vida é muito mais simples do que imaginamos. Não podemos esconder nossas fraquezas e insucessos, muito menos fingir que não estamos enxergando a realidade que nos abate e nem deixar de arriscar novos passos quando sentimos que a jornada está desanimada, sem energia vital, sem sentido. 

De acordo com a blogueira “Hoje escrevi esta postagem especificamente para mim, que ando meio cabisbaixa e sem prana. Escrever sobre isso me fez enxergar as soluções para enfrentar o problema.” Eu, particularmente, também uso essa técnica. Procuro escrever sobre determinados momentos da minha vida. Em certos casos, utilizo minhas anotações como um balizador. Com o passar do tempo, essas informações servem de parâmetro para ver se evolui ou regredi em determinado aspectos da minha vida pessoal ou profissionais. O resultado é surpreendente às vezes.

Conforme mencionado no artigo anterior, gostaria de usar como exemplo um grande amigo. Aquele que, brilhantemente, auxiliou-me na preparação da minha mala de viagem ao Chile. Devido ao seu elevado grau de inteligência e exigência em tudo que faz, vive desmotivado. Ele estabeleceu um patamar tão elevado para as coisas e as pessoas e, quando ele percebe que dificilmente alguém chegará, se quer perto deste padrão, se desmotiva ainda mais. Sei que cada pessoa faz suas escolhas e sei também que apenas o indivíduo e capaz de mudar a si mesmo. Já conversamos sobre o assunto várias vezes, mas como amigo respeito suas decisões.

Para encerrar o tema motivação e desmotivação, quero deixar algumas dicas que:

 1Transforme-se na mudança

Como disse Mahatma Gandhi: “Se deseja mudar o mundo, comece consigo” Sempre que se sentir triste, insatisfeito e desmotivado com o mundo a sua volta, lembre-se que você é parte dele também e que se deseja mudar algo, deve realmente começar consigo mesmo. Simplesmente porque, por muito que seja difícil aceitar, tudo a nossa volta é reflexo de nós mesmos.

2. Aceite a situação

Recusar-se a aceitar a situação difícil pela qual está a passar e tentar lutar contra ela apenas fará com que está se torne pior e mais difícil para si. Momentos difíceis fazem parte da Vida de qualquer pessoa e quanto mais cedo compreender e aceitar isso mais fácil será ultrapassar a situação. Lembre-se que nada dura para sempre.

3. Aceite que Você é o seu maior empecilho

Perceba que a única pedra no seu sapato é…você mesmo! Compreenda que você é vítima dos seus próprios pensamentos, ações e emoções. Pare de culpar os outros pela situação que está a atravessar. Tome as rédeas da sua própria Vida e compreenda que a única pessoa que tem poder de mudar a sua Vida é você mesmo.

4. Exerça o desapego

Só porque deseja muito alguma coisa, não significa que isso seja melhor e mais adequado para você. Muitas vezes você não irá conseguir o que quer e irá descobrir mais tarde que foi melhor assim. Tudo acontece exatamente como deveria acontecer e no momento em que deve acontecer. Não lute contra isso e verá que as coisas fluirão melhor na sua vida.

Lembre-se: o Universo reage de acordo com as vibrações que emitimos. Se emitimos coisas boas, receberemos de volta coisas boas também e o contrário funciona da mesma forma.

5. Encare o problema como uma oportunidade

A forma como encara a sua Vida é tudo! Muitos de nós tendem a criar problemas que não existem. Quando estiver passando por um mau momento, comece por disciplinar-se e veja como reage. Analise se a forma como reage é proporcional ao problema. Descobrirá algumas vezes que a intensidade da sua reação é muito maior que o problema. Se encarar a situação difícil como uma oportunidade para crescer e aperfeiçoar-se como pessoa, verá que é bem mais fácil ultrapassar.

6. Aprenda a viver no Presente

Viva e aprecie cada momento, exatamente como este se apresenta. Experiencie tudo. Aprenda a ser grato pelas pequenas coisas: as manhãs frescas de cada novo dia, o verde da natureza, o azul do céu. Ao invés de ficar trancado em casa, saia, vá ao parque, entre em contato com a Natureza, faça um trabalho voluntário, brinque com um animal. É uma das melhores terapias, não custa nada e é saudável.

7. Foque-se nas coisas boas

Existem pessoas tão obcecadas em olhar para o lado mal e negativo da vida, que não se permitem a si mesmas relaxar e divertir-se. Muitas já se esqueceram de ser felizes. A nossa forma de pensar pode ser muito prejudicial para o nosso espírito. Permita-se ser feliz e não seja tão duro consigo e com os outros. A sua saúde agradece!

8. Aceite os seus medos

O primeiro passo para enfrentarmos os nossos medos é reconhecer que eles existem (seja medo de falar em público, de ser julgado, medo do escuro, etc.). Explore os seus medos, investigue sobre eles e sobre como ultrapassá-los. Ultrapassar os nossos medos não é fácil e requer tempo, mas ficar paralisado pelos seus medos não irá ajudar e isso o tornará prisioneiro deles a vida toda. Os nossos medos são criados na nossa mente. Isso significa que assim como são criados, podem ser ultrapassados.

9. Falhar é aprender

Já imaginou se nunca ninguém tivesse falhado? O mundo certamente não seria como é hoje e nós não iríamos aprender tanto uns com os outros. Falhar não é tão mal assim, se encararmos a falha como aprendizado. Olhe para si hoje e lembre-se dos erros que cometeu no passado e como aprendeu com eles para que se tornasse na pessoa presente. Lembre-se, tudo, absolutamente tudo nesta Vida tem como finalidade o nosso aprendizado e evolução.

10. Seja grato

Concentre-se no que tem, ao invés de no que não tem. Você nunca terá tudo, mas será que precisa de ter tudo, ou só precisa do que é necessário para si? Treine-se para exercer a gratidão todos os dias (seja através da Oração, ou simplesmente dizendo “Obrigada” por cada dia que passa). Em breve irá perceber que tem tudo o que precisa e ficará em Paz consigo.

11. Tenha Fé

Acredite que tudo pode acontecer e que tudo pode mudar, com vontade e intenção. Acredite e verá as coisas a acontecerem a sua frente!

Com isso encerro a série sobre Motivação e Desmotivação duas faces da mesma moeda. Apesar da complexidade do assunto, pode-se verificar que a forma como cada indivíduo lida com o tema é que faz toda a diferença. Eu particularmente escolho manter-me motivado. Claro que isso não significa que estou motivado cem por cento, mas posso assegurar que acreditar que as coisas sempre podem melhorar traz uma sensação muito agradável. E você, o que vai escolher: MOTIVAÇÃO ou DESMOTIVAÇÃO?


Joao Reganassi

Coach Executivo e Sócio da JRH consultores associados

joao.reganassi@jrhconsultoresassociados.com

f3725a1f.jpg
"
Comentários

Artigos de Joao Reganassi

Ver blog
há 4 anos · 2 min. de leitura

A marca InteRH–Atividade!!! continuará fazendo parte das atividades da JRH consultores associados no ...

há 4 anos · 2 min. de leitura

A marca InteRH–Atividade!!! continuará fazendo parte das atividades da JRH consultores associados no ...

há 3 anos · 2 min. de leitura

A marca InteRH–Atividade!!! continuará fazendo parte das atividades da JRH consultores associados no ...

Você pode estar interessado nestes trabalhos

  • Cronoshare

    Projetar e construir casa com 3 banheiros

    Encontrado em: Cronoshare BR C2 - há 6 dias


    Cronoshare João Pessoa (Paraíba), Brasil

    Necessito um serviço de Construção de imóveis com as seguintes características:Que tipo de serviço gostaria de solicitar? · Projetar e construir casa · Área aproximada do imóvel? · Entre 71 e 100 m2 · Número de andares · Térreo · Quantos ambientes? · 5 ou mais ambientes · Quantos ...

  • A Global

    operador de telemarketing

    Encontrado em: Talent BR C2 - há 11 horas


    A Global Joinville, Brasil effective

    JOB DESCRIPTION · A Gestão Contact Center de Joinville está selecionando pessoas para trabalhar como Operador de Telemarketing · Venha fazer parte do nosso time · Somos uma empresa do Grupo Global e estamos buscando pessoas para serem protagonistas com a gente. · Nossa missão: ...

  • Cronoshare

    Buffet de churrasco

    Encontrado em: Cronoshare BR C2 - há 6 dias


    Cronoshare Sete Lagoas (Minas Gerais), Brasil

    Os refrigerantes, sucos e água eu quero comprar. · Não tem bebida alcoólica. · Aniversário do meu esposo. · Menos de 5 criançasO serviço é para qual evento? · Aniversário · No estimado de convidados · Até 30 convidados · Necessita de outros serviços? · Acompanhamentos · Data(s) a ...