Joao Reganassi

há 7 anos · 2 min. de leitura · 0 ·

Blogging
>
Blog por Joao
>
Gestão do Conhecimento

Gestão do Conhecimento

Nunca, na história da humanidade, o ser humano teve acesso a tanto conhecimento. A cada dia, com o uso da tecnologia, temos acesso a uma infinidade de conteúdo que nos dificulta diferenciar entre o que é relevante ou não.

Resolvi falar sobre esse assunto por dois motivos. O primeiro refere-se ao artigo publicado na semana anterior sobre A Mudança Ininterrupta, onde eu mencionava a velocidade com que o conhecimento se torna obsoleto e sobre a dificuldade de nos mantermos atualizados para nos preparar para o mercado de trabalho e também para a vida. É difícil imaginar que o conhecimento adquirido em um curso de especialização, mestrado ou doutorado tem prazo de validade. Vale mencionar também que adquirir conhecimento requer investimentos financeiro e de tempo, recursos escassos nesse mundo moderno.

Desde a década de 90, a disciplina Gestão de Conhecimento tornou-se estratégica no mundo corporativo e também um modo de eficiência operacional. Partimos do princípio que o conhecimento existente em uma organização pertence unicamente à mesma. E que esse conhecimento de maneira resumida se reverte em melhores práticas e criação de valor para agilizar a obtenção resultado.

Em segundo lugar, como fazer para diferenciar o bom e o ruim para não nos perdermos diante de tamanha quantidade de informação. O excesso de informação está provocando angustia nas pessoas e levando a conclusão de que, às vezes, saber demais é um problema. E isso tem provocado a Síndrome do Excesso de Informação e esta sendo considerado como o Mal do Século.

De acordo com um artigo publicado na FolhaOnline que eu li: “Para se ter uma ideia do tamanho do problema, um bom exemplo é a quantidade de informação impressa, filme ou arquivos magnéticos: seriam necessários dez computadores pessoais para cada pessoa guardar apenas a parte que lhe caberia sobre o que é produzido. Até o final do ano estarão disponíveis três bilhões de páginas na Internet. Hoje existem no Brasil mais de 100 emissoras de televisão no ar, em diversas línguas, com especialidades diferentes. Há 100 anos existiam cerca de 200 revistas científicas no mundo. Agora são mais de 100 mil.” Vale lembrar que essa informação se torna obsoleta anualmente. O excesso de informação já produziu os cybercondríacos que passam a apresentar sintomas imaginários. Quem tem a síndrome não consegue dormir: não quer perder tempo e quer continuar consumindo informações. As pessoas com quadro agudo dessa síndrome são assoladas por um sentimento constante de obsolescência, a sensação de que estão se tornando inúteis, imprestáveis, ultrapassadas. A maioria não expressa sintomas tão sérios. O que as persegue é uma sensação de desconforto.

O que resta dizer é que o eterno sentimento humano de ansiedade diante do desconhecido começa a tomar uma forma óbvia nestes tempos em que a informação vale mais que qualquer outra coisa. As pessoas hoje parecem estar sofrendo porque não conseguem assimilar tudo o que é produzido para aplacar a sede da humanidade por mais conhecimento. Portanto, trace um plano e limite-se a buscar apenas as informações necessários para manter-se atualizado. O resto, procure tratar de forma descontraída, como se fosse lazer. Lembre-se que tudo em excesso é prejudicial. Assim como o excesso de medo é paralisante, o excesso de informação poderá ser um desastre para qualquer ser humano.

Joao Reganassi

Coach Executivo e Sócio da JRH consultores associados

joao.reganassi@jrhconsultoresassociados.com

b043fbbe.jpg
"
Comentários

CityVP Manjit

há 7 anos #1

First I want to make it clear that I am no fan of "best practices". That is what the translation of "reverte em melhores práticas" comes out as. For most people best practices is simply a common sense idea, but for me it is a laziness that shortcuts thinking. There are two things I want to introduce to your discussion of knowledge management and associated information overload. 1. THE BORG https://www.youtube.com/watch?v=hNxPTk9gR54 If we understand what The BORG is, then we get to understand if we acting like a borg or a human being when it comes to knowledge management - this is always a personal discovery because knowledge management needs to become a practice. 2. COGNITIVE SURPLUS https://www.youtube.com/watch?v=LabqeJEOQyI Clay Shirky offers a different paradigm to "information overload" which he reframes to FILTER FAILURE. Shirky also guides the use of technologies as knowledge management. We may not share the same language but we share the same century. This century we call the 21st, is more important IMHO as an epoch age where we as human beings evolve from tribal state to a more human state. While we evolve to a human view of the world, the industrial age or the age of the machine keeps pushing us to viewing technology as an extension of the machine meme. That machinery is not simply hardware like technology but mindware like marketing. In both cases I seek to extract the human and then knowledge management sits in that frame. Otherwise we accept 20th Century practices as if they are 21st Century.

Artigos de Joao Reganassi

Ver blog
há 3 anos · 2 min. de leitura

A marca InteRH–Atividade!!! continuará fazendo parte das atividades da JRH consultores associados no ...

há 3 anos · 2 min. de leitura

A marca InteRH–Atividade!!! continuará fazendo parte das atividades da JRH consultores associados no ...

há 4 anos · 2 min. de leitura

A marca · InteRH–Atividade!!! · Fez parte das atividades da · JRH consultores associados · no ano de ...

Profissionais relacionados

Você pode estar interessado nestes trabalhos

  • Cronoshare

    Esteticista para adulto

    Encontrado em: Cronoshare BR C2 - há 2 horas


    Cronoshare Santo André (São Paulo), Brasil

    Boa noite,, sto tendo crise d pânico , então não sto conseguindo sair d casa, gostaria d saber o valor para fazer minha unha em minha casaO serviço será para quantas pessoas? · 1 · Gênero do cliente · Feminino · Perfil do cliente · Adulto(a) · Frequência do serviço · Pontual (uma ...

  • Drogaria Ultra Popular

    Perfumista

    Encontrado em: Buscojobs BR C2 - há 2 dias


    Drogaria Ultra Popular Resende, Brasil

    Residir em Resende - RJEnsino médio completoExperiência com vendas no setor do varejoDisponibilidade para trabalhar em turnos rotativosTipo de vaga: Efetivo CLTSalário: a partir de R$1.600,00 por mês**Benefícios**:- Assistência médica- Assistência odontológica- Vale-transporteHor ...

  • Portal Buscar Vagas

    Estoquista - Av. Cristóvão Colombo - Porto Alegre

    Encontrado em: Buscojobs BR C2 - há 5 horas


    Portal Buscar Vagas Porto Alegre, Brasil

    **Atribuições**:Organização e controle de estoque;**Contato com fornecedores. Salário piso Requisitos**:Experiência como Estoquista;**Carteira de habilitação. Carga Horária**: Jornada de Trabalho: Horário comercial - shopping - escala de folgas.Sem informação**Requisitos**:Experi ...