Joao Reganassi in Recursos Humanos, Profesores y educadores, Recursos Humanos Executivo de Recursos Humanos e Coaching Internacional • JRH consultores associados Jan 15, 2020 · 2 min read · 4.2K

InteRH–Atividade!!! – 1. O que 2020 nos traz?

A marca InteRH–Atividade!!! continuará fazendo parte das atividades da JRH consultores associados no ano de 2020.

Mensalmente. Contando com a participação de meus amigos, colegas e conexões das minhas redes de relacionamentos como Facebook, LinkedIn, Google+, Bebee e Instagram, continuarei escrevendo um artigo sobre um determinado tema que interfere nos assuntos de Administração de Recursos Humanos e os leitores poderão contribuir para enriquecer o tema, com experiências pessoais e/ou corporativas. Caso não queira comentar questões pessoais, poderá indicar temas para os próximos artigos. Claro que sempre tomarei o cuidado necessário para não expor nenhum colaborador ou empresa. A menos é claro que a pessoa autorize a menção do nome ou empresa. Até porque, bons exemplos devem ser compartilhados e reconhecidos.

No final desta jornada, espero ter elaborado doze artigos com diferentes temas, com o auxílio de profissionais especializados. Lembrando sempre que os textos devem ser curtos e voltados mais para eventos reais que teóricos. Mas isso não significa que contribuições teóricas serão desconsideradas. O intuito é trazer o tema para discussão e contar com a participação, colaboração e pontos de vistas de profissionais de diferentes áreas.

Nosso pontapé inicial, será sobre PLANEJAMENTO. Mais especificamente, sobre planejar ou não planejar, e que resultados esperar.

Eu, particularmente, amei e odiei 2019 do fundo do meu coração e com a mesma intensidade. Programei, reprogramei, programei de novo, e, particularmente, todos os meses eu tive que ajustar alguma coisa. Ao fazer a retrospectiva para escrever o artigo de dezembro, pude perceber o quão brilhante foi este ano.

Fico me perguntando, e agora? O que esperar de 2020, além dos 365 dias, das páginas em branco de oportunidade para eu fazer o que bem entender. Que sonhos, objetivos, metas, não importa o nome que você queira dar, o levará onde você quer chegar.

Seja qual for suas crenças, informe-se, planeje e se você só está fazendo isso agora, lembre-se, você já perdeu praticamente o mês de janeiro inteiro. Mas não se desespere, não podemos voltar no tempo, mas podemos administrá-lo.

2020 será o ano do Rato, será regido pelo Sol, pelo número 4 e por Xangô. Mas não é um Rato qualquer, é o Rato de Metal. De acordo com a astrologia chinesa, espera-se um período de muita descontração e intensidade. Mais intenso que o ano anterior? Vou ter que pagar para ver.

Vamos começar o ano tirando o projeto do papel? No ano do rato, isso é possível, mas recomenda-se cautela. Calma que eu explico. O reinado do rato de metal como o animal do ano chinês 2020 começa no dia 25 de janeiro, marcando o começo de uma nova fase de rotação lunar do horóscopo chinês. Como benefício, o rato de metal chega com inspiração para novas empreitadas, além disso, oportunidades se abrirão para você. 

Portanto, prepare-se para um período de mudanças, transformações e novidades. Porém, o ano do rato 2020 mostra que as mudanças podem ser bruscas e, talvez, você não esteja preparado para enfrentar as consequências. Uma vez que o rato de metal é o símbolo de sentimentos intensos como a paixão, mas também o ódio.

Aproveite este momento de planejamento e procure identificar quais os conhecimentos, habilidades e atitudes farão você chegar onde você quer. O que cada um fará com esse conhecimento é que será o grande diferencial. Claro que eu respeito aquelas pessoas que, simplesmente, pretendem ficar exatamente onde estão. Isso também pode ser um desejo para 2020.

Pare, pense, reflita e o que você definir, planeje, trace suas metas e objetivos que te levarão adiante e, mãos-a-obra.

Tenha sempre em mente, estar ocupado, não significa gerar resultados. As pessoas não planejam e eram. Elas simplesmente não planejam.

Caso necessitar de companhia na sua jornada, pode contar com a ajuda de um profissional da JRH consultores associados. Você e sua empresa estará nas mãos de profissionais capacitados e experientes, que poderá auxiliá-lo no caminho a seguir.

Conto com a sua colaboração para transformar o projeto InteRH–Atividade!!! em um grande sucesso. Envie-me sua estória.

Joao Reganassi

Coach Executivo e Sócio da JRH consultores associados

joao.reganassi@jrhconsultoresassociados.com


InteRH–Atividade!!! – 1. O que 2020 nos traz?