Joao Reganassi in Recursos Humanos, Auxiliar - Assistente - Analista de Recursos Humanos (RH), Recursos Humanos Executivo de Recursos Humanos e Coaching Internacional • JRH consultores associados Oct 29, 2019 · 1 min read · 6.3K

InteRH–Atividade!!! – 10. Outubro Rosa

A marca InteRH–Atividade!!! continuará fazendo parte das atividades da JRH consultores associados no ano de 2019.

Mensalmente. Contando com a participação de meus amigos, colegas e conexões das minhas redes de relacionamentos como Facebook, LinkedIn, Bebee e Instagram, continuarei escrevendo um artigo sobre um determinado tema que interfere nos assuntos de Administração de Recursos Humanos e os leitores poderão contribuir para enriquecer o tema, com experiências pessoais e/ou corporativas. Caso não queira comentar questões pessoais, poderá indicar temas para os próximos artigos. Claro que sempre tomarei o cuidado necessário para não expor nenhum colaborador ou empresa. A menos é claro que a pessoa autorize a menção do nome ou empresa. Até porque, bons exemplos devem ser compartilhados e reconhecidos.

No final desta jornada, espero ter elaborado doze artigos com diferentes temas, com o auxílio de profissionais especializados. Lembrando sempre que os textos devem ser curtos e voltados mais para eventos reais que teóricos. Mas isso não significa que contribuições teóricas não serão desconsideradas. O intuito é trazer o tema para discussão e contar com a participação, colaboração e pontos de vistas de profissionais de diferentes áreas.

Nosso décimo artigo, será sobre OUTUBRO ROSA. Nesse Outubro Rosa, mês da conscientização sobre o câncer de mama, a Hyundai publicou um alerta para a importância de realizar exames de rotina e prevenir a doença. E com diagnóstico precoce, as chances de cura é de 95%! O artigo traz alguns mitos e verdades sobre o tema.

Conheça 5 mitos e verdades sobre o câncer de mama:

1 - Autoexame substitui a mamografia

MITO! O autoexame é importante para estar sempre atenta ao seu corpo, mas não substitui a mamografia. Tocar os seios pode ajudar a identificar nódulos palpáveis, no entanto, a mamografia é essencial para detectar precocemente pequenas lesões.

2. A mamografia pode ser realizada antes dos 40 anos

VERDADE! O exame é garantido por lei e recomendado a partir dos 40 anos. Mas considerando o seu histórico familiar e resultados de exames de rotina, o médico vai avaliar qual a melhor idade para realizar o exame e, se necessário, recomendará a mamografia mais cedo.

3. A doença afeta apenas mulheres com mais de 50 anos

MITO! Há maior incidência da doença a partir dessa faixa etária. Por isso, a mamografia passa a ser considerada um exame de rotina nessa idade. É possível que mulheres jovens desenvolvam a doença, principalmente quando existe predisposição genética e histórico familiar.

4. Amamentar é uma forma de prevenção

VERDADE! A prevenção do câncer de mama está entre os benefícios da amamentação. Nesse período, os ciclos de ovulação são bloqueados e, consequentemente, a sobrecarga hormonal diminui. Com isso, os riscos de desenvolvimento doença também são reduzidos.

5. Toda alteração identificada significa câncer

MITO! No resultado da mamografia ou do autoexame podem ser identificadas algumas alterações. Mas atenção: existem diversos tipos de cistos, nódulos e calcificações que não são considerados tumores cancerígenos. Apenas um profissional especializado poderá dar o diagnóstico com precisão. Não deixe de fazer os exames de rotina e se prevenir!

Conscientização é a palavra mágica neste mês. O que você sabe a respeito do tema? Informe-se, pois um simples toque poderá fazer toda a diferença. E lembre-se, apesar das campanhas estarem direcionadas as mulheres, os homens também podem ser acometidos pela doença, pergunte para o seu médico.

Conto com a sua colaboração para transformar o projeto InteRH–Atividade!!! em um grande sucesso. Envie sua estória.

Joao Reganassi

Coach Executivo e Sócio da JRH consultores associados

joao.reganassi@jrhconsultoresassociados.com

jrhca.blogspot.com

InteRH–Atividade!!! – 10. Outubro Rosa