Joao Reganassi in Recursos Humanos, Profesores y educadores, Recursos Humanos Executivo de Recursos Humanos e Coaching Internacional • JRH consultores associados Dec 8, 2019 · 1 min read · 4.8K

InteRH–Atividade!!! – 12 – Dezembro 2019 - Retrospectiva.

A marca InteRH–Atividade!!! Fez parte das atividades da JRH consultores associados no ano de 2019.

Só que mensalmente. Contando com a participação de meus amigos, colegas e conexões das minhas redes de relacionamentos como Facebook, LinkedIn, Google+, Bebee e Instagram, escrevi um artigo por mês sobre um determinado tema que interfere nos assuntos de Recursos Humanos e os leitores podiam contribuir para enriquecer o tema, com experiências pessoais e/ou corporativas. Caso não quisessem comentar questões pessoais, podia indicar temas para os próximos artigos. Claro que sempre tomei o cuidado necessário para não expor nenhum colaborador ou empresa. A menos é claro que a pessoa autorizasse a menção do nome ou empresa. Até porque, bons exemplos devem ser compartilhados e reconhecidos.

No final desta jornada, elaborei doze artigos com diferentes temas, com o auxílio de profissionais especializados. Lembrando sempre que os textos deviam ser curtos e voltados mais para eventos reais que teóricos. Mas isso não significa que contribuições teóricas eram desconsideradas. O intuito foi trazer um determinado tema para discussão e contando com a participação, colaboração e pontos de vistas de profissionais especializados de diferentes áreas.

Nosso décimo segundo tema será: RETROSPECTIVA - 2019! Parece que ontem mesmo eu estava escrevendo o primeiro artigo do ano. E agora já estou trabalhando na Retrospectiva. Fico pensando se não teremos de buscar uma nova maneira de medir o tempo. Tenho a impressão que tudo vai de 8 a 800 num piscar de olhos. Completei 55 anos e passei o ano na expectativa do encontro com os amigos do ensino médio. Quando pensamos em nos encontrar, descobrimos que já havia passado nada menos que 37 anos. Foi incrível rever os amigos “agricolinos” e descobrir que apesar da diversidade da vida, ainda nos lembramos de fatos memoráveis ocorrido naquela época.

O mundo corporativo não foi diferente. Apesar do fantasma do desemprego que ainda assola o país, foi um ano de muitas oportunidades. Claro que em tempos de grandes mudanças, não há espaço para nos acomodarmos. Novas tecnologias, novas demandas, novas competências, batem a nossa porta todos os dias e, com a mesma velocidade, se tornam obsoleta.

Conhecimento se tornou um diamante. A forma que cada um lapida é que faz a diferença. Fique atento que cada vez mais o emprego com carteira assinada, ou seja CLT, vai se tornar cada vez mais escasso. Mas eu não entendo que isso será negativo. O seu conhecimento, habilidade e atitude será seu grande diferencial. Aprenda a negociar e a recompensa virá como consequência. Comece a pensar em teletrabalho, home office, multifuncionalidade, diversidade, Inteligência Artificial, inclusão, LGBTQI+ e esteja aberto para rever seus conceitos.

Diante disso, entre em 2020 com um olhar mais realista e, pouco ilusório. Bem diferente de 2019. O objetivo é alcançar maior estabilidade material, credibilidade profissional e estrutura familiar, ou seja, sentir segurança. Consequentemente, tudo o que vai nos permitir atingir essa meta é valorizado. Ter os pés no chão, comportamento organizado, planejar metas e administrar bem a execução gradual de cada passo nesse percurso é um bom exemplo de como podemos nos sentir seguros em 2020.

Deixo minha gratidão a todos que estiveram ao meu lado em 2019 e que o próximo ano nos traga grandes realizações.

Conto com a sua colaboração para transformar o projeto InteRH–Atividade!!! em um grande sucesso no próximo ano. Envie-me sua estória ou um tema de seu interesse. E claro, COMPARTILHE! Vamos enriquecer de conhecimento o ano de 2020.

Aproveito para desejar a todos um Excelente Natal em Família e um 2020 repleto de realizações.

JRH consultores associados

contato@jrhconsultoresassociados.com

https://jrhca.blogspot.com.br/

InteRH–Atividade!!! – 12 – Dezembro 2019 - Retrospectiva.