Joao Reganassi en Recursos Humanos, Profesores y educadores, beBee em Português Executivo de Recursos Humanos e Coaching Internacional • JRH consultores associados Hace 5 d · 3 min de lectura · 1,2K

InteRH–Atividade!!! – 14 – Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

Este artigo será nosso último tema do projeto InteRH–Atividade!!!. uma nova forma de compartilhar conhecimento sobre Recursos Humanos que começa a gerar frutos. O décimo quinto e último artigo será apenas uma retrospectiva de todos os temas abordados.

O conceito era bem simples, contando com a participação de meus amigos, colegas e conexões das minhas redes de relacionamentos como Facebook, LinkedIn, Google+, Bebee e Instagram, eu escrevia um artigo sobre um determinado assunto. Os leitores podiam contribuir para enriquecer o tema, com experiências pessoais e/ou corporativas. Caso não quisessem comentar questões pessoais, podia indicar temas para os próximos artigos. No decorrer da semana eu avaliava as respostas e iniciava o artigo da semana seguinte ou complementava o tema da semana anterior com as contribuições recebidas. Claro que sempre tomando o cuidado necessário para não expor nenhum colaborador ou empresa. A menos é claro que a pessoa autorizasse a menção do nome ou empresa. Até porque, bons exemplos devem ser compartilhados e reconhecidos.

No final desta jornada, minha ideia era ter elaborado cerca de dez a quinze artigos com diferentes temas e poder ter colaborado, com o auxílio de profissionais especializados, com a evolução do tema Administração de Recursos Humanos. Lembrando sempre que os textos deveriam ser curtos e voltados mais para eventos reais que teóricos. Mas isso não significava que contribuições teóricas eram desconsideradas.

O último tema escolhido foi os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e seu impacto na Gestão de Recursos Humanos. Entre os dias 25 e 27 de setembro de 2015, mais de 150 líderes mundiais estiveram na sede da ONU, em Nova York, para adotar formalmente uma nova agenda de desenvolvimento sustentável. Esta agenda foi formada pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que devem ser implementados por todos os países do mundo durante os próximos 15 anos, até 2030.

Conheça quais são estes novos Objetivos Globais:

Objetivo 1: Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares;

Objetivo 2: Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável;