Joao Reganassi en Recursos Humanos, Profesores y educadores, beBee em Português Executivo de Recursos Humanos e Coaching Internacional • JRH consultores associados 13/11/2017 · 3 min de lectura · 1,7K

InteRH–Atividade!!! – 14 – Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

Este artigo será nosso último tema do projeto InteRH–Atividade!!!. uma nova forma de compartilhar conhecimento sobre Recursos Humanos que começa a gerar frutos. O décimo quinto e último artigo será apenas uma retrospectiva de todos os temas abordados.

O conceito era bem simples, contando com a participação de meus amigos, colegas e conexões das minhas redes de relacionamentos como Facebook, LinkedIn, Google+, Bebee e Instagram, eu escrevia um artigo sobre um determinado assunto. Os leitores podiam contribuir para enriquecer o tema, com experiências pessoais e/ou corporativas. Caso não quisessem comentar questões pessoais, podia indicar temas para os próximos artigos. No decorrer da semana eu avaliava as respostas e iniciava o artigo da semana seguinte ou complementava o tema da semana anterior com as contribuições recebidas. Claro que sempre tomando o cuidado necessário para não expor nenhum colaborador ou empresa. A menos é claro que a pessoa autorizasse a menção do nome ou empresa. Até porque, bons exemplos devem ser compartilhados e reconhecidos.

No final desta jornada, minha ideia era ter elaborado cerca de dez a quinze artigos com diferentes temas e poder ter colaborado, com o auxílio de profissionais especializados, com a evolução do tema Administração de Recursos Humanos. Lembrando sempre que os textos deveriam ser curtos e voltados mais para eventos reais que teóricos. Mas isso não significava que contribuições teóricas eram desconsideradas.

O último tema escolhido foi os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e seu impacto na Gestão de Recursos Humanos. Entre os dias 25 e 27 de setembro de 2015, mais de 150 líderes mundiais estiveram na sede da ONU, em Nova York, para adotar formalmente uma nova agenda de desenvolvimento sustentável. Esta agenda foi formada pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que devem ser implementados por todos os países do mundo durante os próximos 15 anos, até 2030.

Conheça quais são estes novos Objetivos Globais:

Objetivo 1: Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares;

Objetivo 2: Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável;

Objetivo 3: Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades;

Objetivo 4: Assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos;

Objetivo 5: Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas;

Objetivo 6: Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos;

Objetivo 7: Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos;

Objetivo 8: Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos;

Objetivo 9: Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação;

Objetivo 10: Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles;

Objetivo 11: Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis;

Objetivo 12: Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis;

Objetivo 13: Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos (*);

(*) reconhecendo que a Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima [UNFCCC] é o fórum internacional intergovernamental primário para negociar a resposta global à mudança do clima.

Objetivo 14: Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável;

Objetivo 15: Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade;

Objetivo 16: Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis

Objetivo 17: Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável

O motivo de ter incluído este tema como assunto de Recursos Humanos, foi porque tenho falado com muitos profissionais de diferentes níveis e organização e, tenho percebido que são poucos os que estão familiarizados com tais objetivos.

Percebo que poucas empresas têm feito muito a respeito, e muitas tem feito pouco ou quase nada. Diferente dos rótulos que mencionei no artigo da semana passada, os 17 ODS, serão de estrema importância para o desenvolvimento de todas as áreas até 2030. Os objetivos abordam áreas como social, educação, saúde, gênero, acessibilidade, desigualdade, consumo consciente e sustentável, ecossistema e clima.

São temas estratégicos que deveriam fazer parte das pautas de assuntos das áreas de Recursos Humanos. A empresa que pensa em gestão de pessoas como estratégico, de alguma forma, já trata alguns dos objetivos citados, porém sem pensar no alinhamento com os objetivos da ONU.

De acordo com as orientações da ONU, quem deveria estar encabeçando a implementação desses objetivos, são nossos governantes. Lamentavelmente, em nosso país, pouco está sendo feito. O que vemos é um descaso e um sucateamento em todas as áreas. Se a iniciativa privada não arregaçar as mangas e fazer por conta própria, chegaremos a 2030, praticamente sem nada.

Informar-se sobre os 17 ODS e conhecer o que está sendo feito, em nível mundial, fará com que as empresas se diferenciem significantemente das demais. Somente um Recursos Humanos Estratégico poderá propor ações e incorporar esse tema nas agendas de discussões do primeiro escalão das organizações. Minha experiência tem mostrados que, os 17 ODS, terão tanto destaque como governança corporativa, planejamento estratégico, compliance e ética, segurança e qualidade.

Todos sabemos que esses objetivos só resultarão em sucesso se estiver disseminado em todos os níveis de uma organização e isso a área de Recursos Humanos sabe administrar com maestria. Portanto, procure, informe-se e mostre o diferencial de uma área de Recursos Humanos Estratégico. Mas não se esqueça que sozinho não temos a mesma força de um grupo. Monte uma equipe multidisciplinar, envolva as demais área da empresa e mãos-a-obra.

A JRH consultores associados e seus colaboradores possui expertise no tema e coloca-se a disposição para um bate-papo para conhecer sua necessidade e viabilizar a implementação de um projeto alinhado às suas necessidades e expectativas. Faça de 2018 um ano transformador e coloque sua organização em um outro patamar de gestão de Recursos Humanos.

Sua colaboração e apoio foi de grande valor, para transformar o projeto InteRH–Atividade!!! em um grande sucesso.


Joao Reganassi

Coach Executivo e Sócio da JRH consultores associados

joao.reganassi@jrhconsultoresassociados.com

InteRH–Atividade!!! – 14 – Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU