Joao Reganassi in Profesores y educadores, beBee em Português, Recursos Humanos Executivo de Recursos Humanos e Coaching Internacional • JRH consultores associados Apr 7, 2020 · 2 min read · 2.3K

InteRH–Atividade!!! – 3. O SER...Humano!

A marca InteRH–Atividade!!! continuará fazendo parte das atividades da JRH consultores associados no ano de 2020.

Mensalmente. Contando com a participação de meus amigos, colegas e conexões das minhas redes de relacionamentos como Facebook, LinkedIn, Google+, Bebee e Instagram, continuarei escrevendo um artigo sobre um determinado tema que interfere nos assuntos de Administração de Recursos Humanos e os leitores poderão contribuir para enriquecer o tema, com experiências pessoais e/ou corporativas. Caso não queira comentar questões pessoais, poderá indicar temas para os próximos artigos. Claro que sempre tomarei o cuidado necessário para não expor nenhum colaborador ou empresa. A menos é claro que a pessoa autorize a menção do nome ou empresa. Até porque, bons exemplos devem ser compartilhados e reconhecidos.

No final desta jornada, espero ter elaborado doze artigos com diferentes temas, com o auxílio de profissionais especializados. Lembrando sempre que os textos devem ser curtos e voltados mais para eventos reais que teóricos. Mas isso não significa que contribuições teóricas serão desconsideradas. O intuito é trazer o tema para discussão e contar com a participação, colaboração e pontos de vistas de profissionais de diferentes áreas.

Nosso terceiro artigo, será sobre O SER... HUMANO!, sem sombra de dúvida, estes milhões de anos de evolução que nos separa da total irracionalidade, muito foi construído que nos difere grandemente do nosso ancestral da caverna, que lutava diariamente para sua sobrevivência.

Na taxonomia moderna, o Homo sapiens é a única espécie existente do gênero, Homo. Do mesmo modo, estudo recente das origens do Homo sapiens geralmente demonstra que existiram outras espécies de Homo, todas as quais estão agora extintas. Enquanto algumas dessas outras espécies poderiam ter sido ancestrais do H. sapiens, muitas foram provavelmente nossos "primos", tendo especificado a partir de nossa linhagem ancestral.

Ainda não há nenhum consenso a respeito de quais desses grupos deveriam ser considerados como espécies em separado e sobre quais deveriam ser subespécies de outras espécies. Em alguns casos, isso é devido à escassez de fósseis, em outros, devido a diferenças mínimas usadas para distinguir espécies no gênero Homo.

O motivo de escrever este artigo não é especificamente falar da evolução, mas de duas constatações que vivo me questionando durante toda minha existência e agora quero compartilhar com você.

Minha maior dúvida é como um SER que durante seu período de evolução foi capaz de feitos magníficos, grandes descobertas que foram primordiais para chegarmos vivo a este século. Pode ser o mesmo SER, capaz de, em momentos de total irracionalidade, exterminar enormes quantidade de outros seres, sem nenhuma parcimônia.

Hoje, somos capazes de manter uma estação no espaço, decifrar o genoma humano, desenvolver a cura para várias doenças, fazer uma viagem a lua, construir ilhas no mar, clonar animais e humanos, mantermo-nos conectado em tempo real com o mundo inteiro praticamente sem barreiras de linguagem. Isso sem falar do advento da Inteligência Artificial que veio para nos desafiar e encontrar um novo modelo de relação entre humanos e máquinas.

Porém, esse mesmo SER capaz de feitos inacreditáveis, também é capaz de praticar genocídio, abater animais até o extermínio, criar a bomba atômica e usá-la contra sua própria raça, destruir a natureza para extração minérios, poluir rios, lagos, ar a ponto de quase colocar em cheque nossa existência na face da terra.

Fico com a impressão de que esses milhões de anos não foram capaz de nos ensinar a lidar com nossa irracionalidade e individualidade. Acredito que o nosso planeta não nos permitirá viver essa dicotomia por muito mais tempo.

É inadmissível que essa evolução não tenha nos ensinado nada. Também é inaceitável que, em plena pandemia, um SER comprovadamente contaminado, possa ter “fugido” do hospital e viajado para outro estado, mesmo sabendo dos riscos que poderia causar para si mesmo e para os demais ao seu redor. Ou ainda, diante de uma solicitação de isolamento social, onde apenas os serviços essenciais deveriam estar funcionando, vejo aglomeração em portas de bares, filas em supermercados e muitos outros atos inconsequentes que poderiam nos levar ao caos total.

Aproveite este momento de isolamento, conecte-se a bons conteúdos, pois este SER...Humano terá de reinventar-se depois que tudo isso passar. A informação nunca esteve tão disponível e foi tão imprescindível. Resiliência será a palavra da vez. A maneira como você lidará com tudo isso será o seu diferencial para o futuro.

E lembre-se, isso também fará parte da história da evolução do SER...Humano.

Caso necessitar de companhia na sua jornada, pode contar com a ajuda de um profissional da JRH consultores associados. Você e sua empresa estará nas mãos de profissionais capacitados e experientes, que poderá auxiliá-lo no caminho a seguir.

Conto com a sua colaboração para transformar o projeto InteRH–Atividade!!! em um grande sucesso. Envie-me sua estória.

Joao Reganassi

Coach Executivo e Sócio da JRH consultores associados

joao.reganassi@jrhconsultoresassociados.com

InteRH–Atividade!!! – 3. O SER...Humano!