Joao Reganassi in Profesores y educadores, beBee em Português, Recursos Humanos Executivo de Recursos Humanos e Coaching Internacional • JRH consultores associados May 8, 2020 · 2 min read · 2.3K

InteRH–Atividade!!! – 4. COVID-19 e Você!

A marca InteRH–Atividade!!! continuará fazendo parte das atividades da JRH consultores associados no ano de 2020.

Mensalmente. Contando com a participação de meus amigos, colegas e conexões das minhas redes de relacionamentos como Facebook, LinkedIn, Google+, Bebee e Instagram, continuarei escrevendo um artigo sobre um determinado tema que interfere nos assuntos de Administração de Recursos Humanos e os leitores poderão contribuir para enriquecer o tema, com experiências pessoais e/ou corporativas. Caso não queira comentar questões pessoais, poderá indicar temas para os próximos artigos. Claro que sempre tomarei o cuidado necessário para não expor nenhum colaborador ou empresa. A menos é claro que a pessoa autorize a menção do nome ou empresa. Até porque, bons exemplos devem ser compartilhados e reconhecidos.

No final desta jornada, espero ter elaborado doze artigos com diferentes temas, com o auxílio de profissionais especializados. Lembrando sempre que os textos devem ser curtos e voltados mais para eventos reais que teóricos. Mas isso não significa que contribuições teóricas serão desconsideradas. O intuito é trazer o tema para discussão e contar com a participação, colaboração e pontos de vistas de profissionais de diferentes áreas.

Nosso quarto artigo, será sobre COVID-19 E VOCÊ! A revista Super Interessante publicou recentemente um artigo chamado As Grandes Epidemias ao Longo da História. Nele, a revista menciona que, bactérias, vírus, e outros microrganismos já causaram estragos tão grandes à humanidade quanto as mais terríveis guerras, tsunamis, terremotos e erupções vulcânicas. E o que estamos enfrentando com o corona vírus não e diferente disso.

Não é minha intenção aqui falar sobre o vírus em si e nem tampouco sobre a doença causada por ele, que tem levado a morte milhares de pessoas em todo o mundo. Caso queira informação neste sentido, procure nos sites oficiais da Organização Mundial da Saúde e do Ministério da Saúde do Brasil. Só tome cuidado para não se deixar levar pelas inúmeras mensagens falsas a respeito.

Então vamos ao que realmente me fez escrever este artigo. Trabalho na área de Recursos Humanos a mais de vinte anos. Na maioria das vezes em empresas multinacionais, onde o ritmo de trabalho é intenso e exaustivo. E durante este período acreditava que havia trabalhado em demasia. Mas desde o início desta pandemia, tenho trabalhado a exaustão tentando atender as novas demandas das pessoas e das empresas. É isso mesmo, tentando, pois por mais que eu me esforce e estenda a quantidade de horas todos os dias, não estou sendo capaz de cumprir todas as demandas.

O que mais tem me impressionado é que eu acreditava que já havia visto tudo em termos de gestão de pessoas, mas diariamente chego à conclusão que não. Não porque tudo é novo, voltamos a estaca zero para poder atender todas as mudanças ocorridas em um período tão curto de tempo.

Mudanças em legislação, em comportamento, em processos, em como lidar com uma pandemia onde nada é definitivo. E sem dúvida alguma, a tecnologia tem ajudado muitíssimo, mas tem atrapalhado na mesma proporção. E para finalizar, trabalho em uma indústria que foi considerada como serviços essenciais. Como fazer as pessoas trabalharem em um ambiente onde tudo e todos dizem o contrário. #fiqueemcasa.

Prepare-se, tudo será diferente depois que tudo isso passar. Resiliência será a palavra mágica da vez. Aproveite o tempo que você ficar em casa e procure se informar sobre como desenvolver novas competências, pois será exigência essencial em um futuro próximo. Comece a fazer uma lista de tudo que você fazia e já procure descobrir forma de fazer tudo isso de forma diferente.

Assuntos que já compartilhei aqui em meus artigos como Inteligência Artificial, Mindfulness, Assessment, Perfil Pessoal e Profissional, ou seja, ferramentas que possam lhe auxiliar no desenvolvimento de novas competências. Buscar parcerias também poderá auxiliar bastante, buscando pessoas e/ou empresas que possam somar e agilizar o processo de buscar novas alternativas de negócios.

Vale lembrar que cada ser humano reage diferentemente diante de momentos críticos, portanto, se tiver medo, vá com medo mesmo. Seguramente você não será o único ser com este sentimento.

Caso necessitar de companhia na sua jornada, pode contar com a ajuda de um profissional da JRH consultores associados. Você e sua empresa estará nas mãos de profissionais capacitados e experientes, que poderá auxiliá-lo no caminho a seguir e que também buscará formas e parcerias para se reinventar. VAMOS JUNTOS? Pois juntos seremos mais fortes.

Conto com a sua colaboração para transformar o projeto InteRH–Atividade!!! em um grande sucesso. Envie-me sua estória.

Joao Reganassi

Coach Executivo e Sócio da JRH consultores associados

joao.reganassi@jrhconsultoresassociados.com

InteRH–Atividade!!! – 4. COVID-19 e Você!