Joao Reganassi in Recursos Humanos, Profesores y educadores, Marketing e Produto Executivo de Recursos Humanos e Coaching Internacional • JRH consultores associados Apr 25, 2019 · 2 min read · 2.7K

InteRH–Atividade!!! – 4 . O Poder da Diversidade!!!

A marca InteRH–Atividade!!! continuará fazendo parte das atividades da JRH consultores associados no ano de 2019.

Mensalmente. Contando com a participação de meus amigos, colegas e conexões das minhas redes de relacionamentos como Facebook, LinkedIn, Bebee e Instagram, continuarei escrevendo um artigo sobre um determinado tema que interfere nos assuntos de Administração de Recursos Humanos e os leitores poderão contribuir para enriquecer o tema, com experiências pessoais e/ou corporativas. Caso não queira comentar questões pessoais, poderá indicar temas para os próximos artigos. Claro que sempre tomarei o cuidado necessário para não expor nenhum colaborador ou empresa. A menos é claro que a pessoa autorize a menção do nome ou empresa. Até porque, bons exemplos devem ser compartilhados e reconhecidos.

No final desta jornada, espero ter elaborado doze artigos com diferentes temas, com o auxílio de profissionais especializados. Lembrando sempre que os textos devem ser curtos e voltados mais para eventos reais que teóricos. Mas isso não significa que contribuições teóricas não serão desconsideradas. O intuito é trazer o tema para discussão e contar com a participação, colaboração e pontos de vistas de profissionais de diferentes áreas.

Nosso quarto artigo, será sobre o DIVERSIDADE. Propositalmente, definir esta palavra seguramente elucidará o motivo deste tema ter sido escolhido. Diversidade é um substantivo feminino que caracteriza tudo que é diverso, que tem multiplicidade. Diversidade é a reunião de tudo aquilo que apresenta múltiplos aspectos e que se diferenciam entre si, ex.: diversidade cultural, diversidade biológica, diversidade étnica, linguística, religiosa, dentre tantas outras.

O Brasil é um país com grande diversidade étnica, sua população é composta da miscigenação de vários povos que juntos formaram uma nova identidade cultural. Ou melhor, a nossa identidade cultural.

Como gestor de pessoas e, também, como executivo, não consigo entender por que muitas empresas ainda resistem em aproveitar o Poder desta Diversidade. Um ambiente corporativo acolhedor, inclusivo, diverso só tem a ganhar.

A soma de Conhecimentos, Habilidades e Atitudes dessa diferença tende a gerar resultados extraordinários e muitas empresas e grandes executivos, ainda resistem a esta força extraordinária.

Um ambiente inclusivo tem espaço para homens, mulheres, LGBT+, gerações – X, Y Z, Portadores de Necessidade Especiais – PcD, étnico-racial, enfim tudo que pode somar, de forma igualitária, fará do ambiente corporativo algo significantemente melhor. Boas práticas vão além das cotas, estamos falando de algo mais holísticos, aproveitando o potencial de cada um.

Todos somos capazes e ao mesmo tempo temos nossas limitações. Um ambiente inclusivo, capaz de aproveitar o que cada um tem de melhor, só tem a ganhar. Transpor obstáculos e realizar o nunca feito anteriormente são características básicas do cotidiano das minorias. São suas lutas diárias. Daí, talvez, a razão por estar na mão dessas pessoas o potencial garimpado por tantos especialistas do recrutamento corporativo moderno.

Erika Longone, em um de seus artigos disse o seguinte: Os diferenciais emanam de todos os potenciais e as deficiências, catalogadas e pré-diagnosticadas, não devem e não podem ser entraves a descoberta de talentos. Essa garantia só se consolida com a efetivação da Educação Inclusiva, pois é na escola, no convívio social e na vivência das experiências cotidianas que afloram as novas ideias, as novas soluções e os novos fazeres, fazendo com que se estabeleçam novos processos e se consolide a inovação. De onde vem; de quem vem; como se descobre?

A inovação está em pensarmos diferente, partirmos de novas suposições e não mais dos eternos pressupostos consolidados. A igualdade real, a chance democratizada e, sobretudo a inclusão irrestrita e universal compõem o solo fértil para que brotem as novas ideias sem preconceitos. Um lugar onde todas as manifestações sejam bem-vindas e todas as colocações se somem numa enxurrada de propostas, é assim que se consegue: transpor obstáculos; o inusitado; o nunca realizado anteriormente; o ineditismo tão almejado pelos mercados contemporâneos.


A diferença não pode, por si só, determinar a capacidade produtiva ou criativa de uma pessoa. PENSE NISSO!!!

Se despertou a curiosidade, experimente...


Conto com a sua colaboração para transformar o projeto InteRH–Atividade!!! em um grande sucesso. Envie-me sua estória.



Joao Reganassi

Coach Executivo e Sócio da JRH consultores associados

joao.reganassi@jrhconsultoresassociados.com

jrhca.blogspot.com

InteRH–Atividade!!! – 4 . O Poder da Diversidade!!!