Joao Reganassi en Recursos Humanos, Profesores y educadores, beBee em Português Executivo de Recursos Humanos e Coaching Internacional • JRH consultores associados 5/6/2018 · 1 min de lectura · 1,3K

LGBTQQIP – XYZ? Sua Empresa já ouviu falar?

O que essa sopa de letrinhas significa? Por que precisamos de todos esses rótulos?

Compreender como certos termos são usados é essencial para entender como lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros, intersexuais e questioning (LGBTIQ) definem e se veem no mundo.

Uma das coisas mais importantes a entender é que a orientação sexual e a identidade / expressão de gênero estão relacionadas, mas também são separadas e distintas.

Use rótulos e definições cuidadosamente e evite assumir. Muitas vezes é melhor perguntar às pessoas como elas se descrevem e depois usar suas autodefinições e pronomes preferidos.

A orientação sexual é uma atração emocional, romântica, sexual ou afetiva duradoura para outra pessoa. Distingue-se facilmente de outros componentes da sexualidade, incluindo sexo biológico, identidade de gênero (o sentido psicológico de ser homem ou mulher) e o papel de gênero social (adesão às normas culturais para o comportamento feminino e masculino).

A orientação sexual existe em um continuum que varia de ser exclusivamente gay ou lésbica a ser exclusivamente hetero e inclui várias formas de bissexualidade. A orientação sexual é diferente do comportamento sexual porque se refere a sentimentos e auto-conceito. As pessoas podem ou não expressar sua orientação sexual em seus comportamentos.

A identidade de gênero é como uma pessoa se vê em termos de gênero (por exemplo, masculino, feminino ou outra coisa). Esta é uma identidade interna e não física. A identidade de gênero de uma pessoa pode não corresponder a seu corpo, apresentação ou expressão.

Expressão de gênero é tudo o que uma pessoa faz para comunicar seu gênero aos outros. Isso inclui: roupas, penteados, maneirismos, modos de falar, adornos, etc. A expressão de gênero pode variar para um indivíduo de um dia para outro ou em situações diferentes, mas a maioria das pessoas tem uma expressão que faz com que se sintam mais confortáveis.

Para você pensar a respeito:

Heterossexual

Homossexual

Bissexual

Questioning

Gênero

Transgênero

Cross Dressers

Drag Queens / Kings

Genderqueer

Intersexo

E sua empresa, já colocou essa sopa de letrinhas na pauta de discussão? O Objetivo 5 Igualdade de Gênero da ODS diz que a igualdade de gênero não é apenas um direito humano fundamental, mas a base necessária para a construção de um mundo pacífico, próspero e sustentável para as mulheres e meninas.

Este Objetivo diz ainda que, o desenvolvimento sustentável não será alcançado se as barreiras tangíveis e intangíveis que impedem o pleno desenvolvimento e exercício das capacidades de metade da população não forem eliminadas. E principalmente se não começarmos a abrir um leque de opções para a inclusão do ser humano, independentemente de qualquer rótulo.

Deixe seu comentário, sua experiência e contribua para um mundo melhor.


JRH consultores associados

contato@jrhconsultoresassociados.com

https://jrhca.blogspot.com.br/

LGBTQQIP – XYZ? Sua Empresa já ouviu falar?