Joao Reganassi en Recursos Humanos, Profesores y educadores, beBee em Português Executivo de Recursos Humanos e Coaching Internacional • JRH consultores associados Hace 4 d · 1 min de lectura · +600

Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis da ONU e o Brasil

Ainda pouco conhecidos no Brasil e pelos Brasileiros, os chamados Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são a mais recente iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) em sua agenda socioambiental. Eles fazem parte de um debate promovido há décadas pela organização, o que envolveu as conferências de Estocolmo (1972), Rio de Janeiro (1992), Joanesburgo (2002) e Rio+20 (2012). Em vigor há dois anos, os ODS definiram os temas humanitários que devem servir como prioridade nas políticas públicas internacionais até 2030. 

O Brasil está cumprindo a Agenda 2030?

Prestes a completar dois anos do lançamento dos ODS, o Brasil caminha a passos lentos na Agenda 2030. Segundo José Eli da Veiga, professor sênior do Instituto de Energia e Ambiente (IEA) da USP, em uma entrevista para o jornal Estadão, o início da discussão sobre as novas metas de desenvolvimento no Brasil foi atrasado pela conturbada situação política, sobretudo durante o processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff.

"Enquanto o mundo aplaudia a chegada dos ODS, no Brasil houve silêncio e isso passou em branco, o Brasil entrou atrasado por causa do momento político", diz o professor. 

Em países europeus, segundo o professor, semanas temáticas foram organizadas e os ODS eram explicados no cinema e na televisão. "No Reino Unido, os papéis dos caixas eletrônicos dos bancos vinham explicando os objetivos, então a divulgação foi massiva, ao contrário do Brasil".

Outro exemplo de que o Brasil atrasou suas ações para o desenvolvimento sustentável é a criação tardia da Comissão Nacional para os ODS, formada efetivamente apenas em junho 2017. Ainda não houve uma reunião sequer para discutir os primeiros planos de ação para os ODS.

E possível cumprir com os objetivos?

Na avaliação do professor José Eli da Veiga, os objetivos e as metas servem como um guia para o caminho certo, mas não necessariamente serão cumpridos até 2030. Ele diz que alguns temas no contexto brasileiro são complexos e de difícil resolução. "Os objetivos, se você for olhar um por um, não são algo que possa ser alcançado em 15 anos. Mas a ideia é que seja algo pedagógico, ou seja, as pessoas já tem no papel o que fazer, quais são os objetivos e o que dá para fazer em cada região", ele opina.  

E você já parou para analisar cada um dos objetivos para elaborar sua própria agenda para contribuir para um Brasil melhor. Se cada um fizer sua parte, todos chegaremos lá.

Deixe seu comentário, sua experiência e contribua para um mundo melhor.


JRH consultores associados

contato@jrhconsultoresassociados.com

https://jrhca.blogspot.com.br/

Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis da ONU e o Brasil