Joelson Madeira en Recursos Humanos, Universitários, Professores e Educadores Escritor • Entre Cabelos e Barba 15/11/2016 · 10 min de lectura · 1,1K

Por que os homens traem? Conheça os 7 principais motivos

Por que os homens traem? Conheça os 7 principais motivos

Óbvio que é porque aquele 1% é vagabundo... Não, calma! Vamos falar sério. Talvez um dos maiores questionamentos da humanidade seja em relação a fidelidade das pessoas. Mas por que os homens traem? Como não tenho as respostas para tudo nessa vida (infelizmente), resolvi fazer um levantamento entre os meus amigos e vou falar sobre isso. Confira a lista abaixo:

Por que os homens traem? Conheça os 7 principais motivos

Esse texto foi originalmente publicado em: http://entrecabelosebarba.com.br/homens-traem/

Achou interessante, então confira a lista abaixo e não esqueça de comentar. Sua opinião é muito importante para nós!

Obs: Nenhum dos motivos abaixo é justificativa para tal ato, apenas tentamos entender um pouco do universo de homens e mulheres... Vamos ao que interessa:

1 – Os homens traem porque separam amor de sexo

Por que os homens traem? Conheça os 7 principais motivos

“Bullshit! Isso é desculpa para trair a parceira...”

Homens separam amor de sexo pode até parecer uma besteira, mas não é. Vamos lembrar que, em nenhum momento estamos querendo generalizar. Até porque entendemos que cada pessoa reage de forma diferente a cada vivencia. Mas, não há como negar que alguns homens conseguem separar amor de sexo. Isso também serve para as mulheres, mas vamos focar no nosso objetivo, no caso, do porque os homens traem...

Realmente é complicado de entender e de explicar. Podemos dizer que quem ama não trai, mas isso não se aplica a todas as pessoas. Para algumas, sexo é apenas sexo e não tem relação alguma com amor. Já para outras, sexo sem amor não faz sentido.

Mas tudo tem relação a como você vai conviver com isto

O fato de amar não implica no fato de trair, o fato de trair não implica no fato de amar. Mas como se irá conviver com esse peso, isso sim pode implicar na relação. Algumas pessoas simplesmente não sentem remorso, logo isso não é um peso e assim, continuam convivendo com a pessoa amada como se nada tivesse acontecido. Já outras, ficam com um peso tão grande na consciência que se quer conseguem olhar para o parceiro. No fim, acabam admitindo a traição ou se afastando.

Em ambos os casos, o amor não diminuiu. O que afetou foi a consciência. Podemos dizer que se a consciência não pesou é porque não se ama. Mas creio eu que a consciência é resultado de uma construção social e tem mais a ver com "moral" do que com o fato do amor. Então, a frase de que quem ama não trai, não é tão verdadeira assim.

O que sabemos é que a moral pode sim ser afetada quando se trai aquela pessoa que está se relacionando e isso pode ser constatado em diversos outros casos, como por exemplo em uma amizade, em um relacionamento profissional, em um relacionamento familiar.

Traição é um ato considerado repugnante pela sociedade, por isso a sensação de culpa para alguns pode ser muito forte. Em compensação, a maioria dos homens não sentem isso, porque sua construção social é diferente. Vamos abordar mais isso nos próximos itens dessa lista...

Mas de qualquer modo, o que não podemos negar é que isso exista, mas um dos fatores que mais causam a traição em ambos os lados é a bendita da rotina...

2 – Homens traem para sair da rotina

Por que os homens traem? Conheça os 7 principais motivos

Existem diversos fatores que podem causar a famosa rotina em um relacionamento. Mas na maioria deles a culpa é de ambas as partes. Talvez não há como evitar com o passar dos anos que tudo fique repetitivo. O que nos causa aquela sensação de cansaço, de tédio...

É comum vermos por aí casais reclamando que sempre fazem as mesmas coisas. Mas será que quando estavam solteiros, suas vidas eram uma montanha russa? Duvido muito! A questão é que temos a memória curta e vivemos relembrando apenas o que foi bom. Aquela balada, aquela saída com os amigos, aquela viagem... Mas as noites monótonas de Sábado, aquelas tardes de Domingo sem nada para fazer... Isso não vem a mente!

No fim, as boas memórias, juntamente com o tédio da rotina, acabam trazendo uma sensação de desconforto. Como se o culpado por tudo isso fosse o tal do relacionamento. Mas será mesmo? Será que as pessoas não vão mais em certos lugares por causa de seus relacionamentos? Será que elas deixam de fazer certas coisas por causa de seus relacionamentos?

O que eu acho é que a culpa por isso tudo, pelo sim ou pelo não é apenas sua! Se você deixou de fazer, deixou de ir, deixou isso ou aquilo, a culpa é sua! Pare de culpar os outros ou algo pelo seu fracasso! - desconsiderem isso, foi apenas um desabafo...

Sexo repetitivo

Algo que também não dá para negar quando o assunto é rotina, é o sexo repetitivo. Quando cai na mesmice meu amigo, é complicado. Mas também, não é nada insolúvel. Existem milhares de dicas de como apimentar seu relacionamento, inclusive temos uma aqui no ECB. Acesse o link abaixo:

7 dicas para ser bom de cama (de verdade)

A verdade é que nenhuma dessas dicas, assim como as outras milhares de dicas espalhadas por esse mundo da internet, vão te ensinar a manter o tesão pela mesma pessoa durante anos. Eu sempre encarei o tesão como algo momentâneo, e é! Tesão é aquele pico de endorfina que te deixa louco. Com certeza o tesão é muito maior quando se está experimentando algo novo, diferente. Mas como sentir essa sensação de estar vivenciando algo novo, sendo que você não está? Existe alguma receita?

Como disse antes, existem milhares de dicas de como apimentar seu relacionamento. Muitas pessoas sugerem algo novo e tal, mas será mesmo que é esse o caminho. Eu acredito em uma reformulação de ideias. Tesão é algo momentâneo, mas pode ser baseado em diversos fatores como: intimidade, entrosamento, amor...

Porque apesar de que experimentar algo novo seja muito bom, fazer sexo com aquela pessoa que sabe o que você gosta e que você sabe o que ela gosta é muito melhor. Ou seja, tem que colocar tudo isso na balança. Ai sim, meça o seu tesão parça!

Procurando fora para valorizar em casa

Mas falando em rotina, lembrei de uma frase de um amigo meu, alguns anos atrás: “Procuro fora para valorizar o que tenho em casa”. E isso muitas vezes deixa claro a percepção de alguns e a falta de diálogo entre o casal.

A alternativa vai ser sempre a mais fácil, no caso a traição. Rotina é algo complicado e difícil de ser quebrada, mas é possível. É possível também se apaixonar pela mesma pessoa todos os dias e ao mesmo tempo, conquista-la com a mesma intensidade. Mas isso, parece ser para poucos... O que não acontece aos poucos é a tentativa do homem de ser o macho alfa, o garanhão...

3 – Os homens traem por causa do ego

Por que os homens traem? Conheça os 7 principais motivos

Não é de hoje que o homem trava uma luta constante contra ele mesmo. Existe uma briga que avassala sua autoestima, é a briga para provar sua masculinidade. Nada machuca mais um homem que sua masculinidade e sua virilidade estarem em xeque.

Por isso há uma constante corrida contra o mundo para provar que estão em plena forma. Ao contrário disso, estar “amarrado” por muito tempo fere seus princípios. Por isso, o ditado: “cavalo amarrado também pasta”. E como pasta...

Na rodinha de amigos, os assuntos mais comuns são as outras, aquela, quem “comeu” quem e por aí em diante. É como um prêmio, um troféu, algo que precisa ser exibido. Mostrar sua virilidade e o seu poder de conquista é muito mais importante, por exemplo, que mostrar que está “comparecendo” em casa.

Isso mostra que a briga aqui não é para satisfazer seus desejos carnais, mas sim, satisfazer o ego. Enquanto isso, em casa, outro ditado se aplica: “chumbo trocado não dói”, mas isso é outra história...

Você precisa ler: Ele acha tudo, menos o clitóris

A verdade é que os homens lutam constantemente contra eles mesmos. São mutilações na alma para se adequarem ao desejado lugar de macho alfa. E respondendo aqui a um amigo sobre o machismo eu vejo o machismo machucar tanto homens quanto mulheres, claro, com suas devidas proporções. Mas não há como negar que se você não está nos parâmetros machistas, você não é considerado um homem, simples assim.

Vou dar alguns exemplos, como: homem não chora, não demonstra sentimentos, não demonstra afeto pelos amigos, não dança... Existem tantas coisas que homens comuns gostariam de fazer. Mas por causa dessa lavagem cerebral sofrida desde a infância, eles se reprimem ao ponto de exporem isso em forma de raiva, de ódio.

Bom, acho que isso da um bom tema para o próximo texto. Homem que é homem, demonstra sentimento! O que vocês acham? Deixem seus comentários e quem sabe, um novo texto possa surgir.

Voltando ao assunto meu amigo, se você não se enquadra em muitas das coisas pregadas pelos homens, não se autoflagele. Existe um lugarzinho para cada ser nesse mundo e ser diferente não te transforma em um ser esquisito, mas sim em algo único.

Falando nisso, uma das coisas que fazem com que os homens possam trair é o fato de não se sentirem mais vivos...

4 – Os homens traem para se sentirem vivos

Por que os homens traem? Conheça os 7 principais motivos

Esse na minha humilde opinião é o item da lista que mais se encaixa em ambos os gêneros quando o assunto é traição. Diferentemente da rotina, que te deixa naquele famoso tédio, alguns relacionamentos tem um diferencial negativo. Eles extrapolam a barreira do individualismo, da singularidade.

Por isso o sentimento da rotina e do relacionamento abusivo são parecidos, mas ao mesmo tempo diferentes. Relacionamentos abusivos sufocam, sugam de certa forma que a pessoa em questão nem parece estar viva. E ao mesmo tempo, ela não consegue se livrar desse parasitismo. Você pode ler mais sobre isso em um de meus texto, deixarei o link abaixo:

Ela vivia um relacionamento abusivo

Por isso muitas pessoas acabam achando na traição um modo de se sentirem amadas, valorizadoa, e claro, vivas. Porque é como uma válvula de escape. Uma falsa válvula de escape, é verdade, mas que momentaneamente funciona bem. O problema é que a pessoa vai continuar ali, no problema, simples assim.

Ela vai continuar com medo de tudo que envolva a outra pessoa e ao mesmo tempo com sua autoestima em baixa, porque é menosprezado pelo parceiro. É uma verdadeira sinuca de bico, aonde se ficar o bicho pega, se correr o bicho come. Mas isso me fez lembrar de mais um motivo pelo qual os homens traem, que é a comodidade, a segurança...

Obs: Se você acha que somente as mulheres vivem relacionamentos abusivos, pergunte para aquele cara que jogava seu futebolzinho todas as semanas e por causa do atrito causado deixou de lado o que mais gostava. Sim, relacionamentos abusivos acontecem para ambos os lados. Dei apenas um pequeno exemplo, espero que você entenda...

5 – Os homens traem por comodidade

Por que os homens traem? Conheça os 7 principais motivos

É comum que as pessoas tenham medo de trocar o certo pelo duvidoso. Mesmo que o certo, nem seja tão certo assim. Muitas vezes o relacionamento vem se arrastando por meses, anos e a pessoa simplesmente não consegue dar o fim nisso. Então entra o teste, quase como aqueles testdrives, sabe?

Você vai lá, testa se o carro é confortável, se vale a pena trocar o seu velhinho por esse novo e assim como nos testdrives, nem sempre há uma troca. Ás vezes ficamos com o velhinho mesmo, por ser cômodo.

A comodidade é um caminho traiçoeiro, pois isso pode virar rotina. Sim, trair pode virar uma rotina, acredite! Existem homens que transformam a fugidinha em uma nova vida. Apenas pelo fato de terem uma vida confortável com a esposa e talvez, por se "importarem" com os filhos. Não sei se é exatamente se importar com os filhos. Pois apesar de que filhos continuam sendo empecilhos ainda hoje para separações, não há como negar que o maior vilão da humanidade continua sendo a tal da aparência.

A aparência te faz continuar fazendo as coisas das quais você não gosta. Apenas para que as outras pessoas pensem que você tem uma família exemplar, que você é bem sucedido, que você é feliz e tantas outras merd*s. Muitas delas totalmente fúteis, mas a sociedade diz que não, então, “bora” viver de aparências... Inclusive, o próximo tema tem muito a ver com aparências...

6 – Os homens traem porque acham que as parceiras fazem o mesmo

Por que os homens traem? Conheça os 7 principais motivos

Esse não é um pensamento em todos os homens e creio que não chegue nem perto de ser o da maioria. Mas muitos acham que as mulheres traem tanto quanto os homens. Por isso, o ditado que já citei acima é levado em consideração. “Chumbo trocado não dói”, mas claro, há a necessidade desse ditado ser acompanhado de outro: “o que os olhos não vêem, o coração não sente”. Óbvio que sem esse complemento, o chumbo doeria, e muito.

Porque é fácil sair falando por aí que chumbo trocado não dói, mas e se você visse esse chumbo? Se você presenciasse, se você vivenciasse um caso assim? Não há dúvidas que doeria, porque essas palavras são ditas da boca para fora, sem a real compreensão dos fatos.

Claro, pode ser levado em consideração em uma avaliação geral de que você não estava fazendo um completo papel de trouxa. Mas a traição é algo que afeta o psicológico de uma maneira irracional. Afeta a autoestima, afeta o modo que você se enxerga. E as comparações e os questionamentos são inevitáveis.

No fundo, essa coisa de que eu traio porque o outro também trai é o maior de todos os bullshits. Fica evidente que isso é apenas uma desculpa para mascarar a real intenção e até mesmo o mau caráter. Digo até mesmo porque essa coisa de mau caráter vai da tua interpretação do que é certo e do que é errado. Por isso muitas pessoas traem sem peso na consciência, como falamos acima.

É aquela coisa do: só é traição quando sente algo além de tesão pelo amante. Ok, a sociedade diz que você é sim mau caráter, apesar de que a família tradicional brasileira seja composta de: marido, mulher, filhos e amante... E geralmente os que mais julgam, são justamente os que tem algo a esconder.

Bom, isso me fez lembrar de outra coisa que ouvi algum tempo atrás. De que pessoas que estão sempre desconfiadas, que perseguem o parceiro e que acham que ele está fazendo algo errado, seja nas mais diversas situações. São pessoas capazes de fazer aquilo que imaginam. Para ficar mais fácil de entender, você dificilmente irá imaginar algo do qual não é capaz de fazer.

Têm pessoas que imaginam coisas absurdas nas mais diversas situações. Óbvio que um trauma de uma traição passada pode criar o mesmo ambiente. Mas estamos falando aqui de pessoas que nunca vivenciaram algo assim, mas que do mesmo jeito encaram o relacionamento como um jogo de pega-pega. E aí, qual a sua opinião? Você acha que a pessoa que imagina coisas absurdas seria capaz de faze-las?

Claro, como tudo nessa vida, não é uma regra, não é uma generalização. Assim, como esse último, mas não menos importante item da lista. Os homens traem para sair da relação...

7 – Os homens traem para sair da relação

Por que os homens traem? Conheça os 7 principais motivos

Diferentemente da comodidade, alguns homens traem para terem certeza de que realmente querem sair de um relacionamento. É como se fosse a cartada final, a confirmação de que é aquilo mesmo que eles querem.

Isso é mais um daqueles passos de pessoas indecisas e você pode até chama-las de covardes. Porque elas já estão com um pé fora do relacionamento, só faltam aquele famoso empurrãozinho. Mas não fazem por conta própria e geralmente esse tal empurrãozinho é encontrado em outros corpos.

Existe um outro fator importante que é o “foda-se”. A pessoa já está chutando o balde e não está nem aí para o que a outra sente ou deixa de sentir. Muitas vezes as traições também vem como forma de vingança. Não exatamente como algo trocado na mesma moeda.

Mas pode ser por outros fatores que não seja traição. A mente humana é "engraçada" e se a pessoa puder se vingar de algum modo, ela vai. Grande parte das pessoas não gostam de estarem por baixo, na verdade, acho que ninguém gosta. Por isso, traição é um modo de virar o jogo, de se vingar e assim sair por cima.

Respondendo a pergunta: Por que os homens traem?

Os homens traem, por inúmeros fatores, assim como as mulheres. Para cada um existe um motivo, que talvez esteja listado aqui, ou não. Creio também que para alguns, nem exista motivo real, aquele palpável. O único motivo é ser homem.

Porque para o homem é muito mais fácil conviver com esse sentimento de culpa, já que a construção social sempre o protegeu arrependimentos. Como se tudo fosse normal e que a desculpa básica para isso fosse: “ele é homem, homem é assim mesmo”.

Mas a verdade é que não são só os homens que têm essas vontades, esses desejos, são as pessoas. O que me questiono é porque a nossa sociedade adotou essa forma de relacionamento monogâmico, se a maioria das pessoas simplesmente não conseguem conviver com isso? Querendo ou não, muitos se sacrificam por não conseguir viver desse modo.

“Há, mas existem outros modos de relacionamentos...”

Que infelizmente não são aceitos. Só quem pode viver em um “harém” é o homem solteiro. Qualquer um fora disso será apedrejado. Uns menos, outros mais. Como já disse, a desculpa dele ser homem facilita as coisas, mas não o livra totalmente. Com certeza alguém vai apontar o dedo e dizer que ele jogou a vida fora para ficar com uma "vagabunda". O que faz com que você tenha a obrigação de ler esse outro texto...

(link eu sou a vagabunda com que ele te traiu)

O que eu acho sobre trair:

Sou daqueles que acredita que o ser humano trai, sem exceção de gênero. Tanto homens, quanto mulheres estão sujeitos a isso, com ou sem motivação. Porque por mais que eu de inúmeros motivos aqui, pode ser que nenhum desses tenha sido o real motivo para que o seu parceiro(a) tenha te traído ou até mesmo, para você ter traído seu parceiro(a).

A verdade é que somos falhos, cometemos erros e agimos por impulso. Trair também pode ser um impulso, talvez levado pelo famoso tesão, juntamente com outros fatores externos, como por exemplo o fato de ninguém nunca saber do ocorrido, ou até mesmo pela falta de atenção do parceiro dentre outras coisas. No fim, você conviveria apenas com a sua consciência. E vamos combinar, todos nós carregamos no nosso interior segredos obscuros.

Há também a traição que é apenas mental, mas que não deixa de ser uma forma de traição. Não é porque você não tem coragem de levar a sua imaginação para a realidade que você deixou de imaginar, deixou de pensar naquilo. O que parece sobrar poucos ou quase nenhum ser no mundo que não tenha o desejo da traição. Ok, não é a mesma coisa, mas dependendo de como a outra pessoa enxerga isso, pode ser considerado uma traição e até mesmo, levar ao fim de um relacionamento.

Bom, pode até doer o que vou dizer, mas acho que as pessoas são hipócritas ao ponto de nunca admitirem isso para seus parceiros. O que não as torna santas, apenas mentirosas. Talvez seja bom para evitar certas intrigas, certas desconfianças. Mas que seria interessantíssimo se todas as pessoas mostrassem quem realmente elas são, ahh isso seria! Você amaria seu parceiro(a) se ele(a) mostrasse de fato quem ele é? Fica a reflexão...

Você perdoaria uma traição?

Esse com certeza é o ponto mais delicado a se tratar. Para você, traição é uma ato extremo do qual não deve ser perdoado? Sei que existe os dois lados e racionalizando fica mais fácil de entender. Mas quando se trata de sentimentos, não há racionalidade que de jeito. Apesar de que as mulheres perdoam muito mais que os homens, isso é verdade.

A velha máxima de que os homens agem por impulso quando o assunto é sexo, entra em conflito com a facilidade de transformar tudo em racionalidade por parte masculina. E talvez seja isso, a falta de sentimentos emotivos e a falta de culpa deixa os homens mais propensos a traição.

Traição por impulso:

Fato é que como citado acima, a traição pode ser por impulso. Como já ouvi por aí: “caçar eu não caço, mas se aparecer morto... dai já é outra história”. Não se sinta horrorizado e nem deixe seu ser moralizador falar mais alto. Traição existe, está mais próxima de você do que você pode imaginar e o principal, nunca deixará de existir.

Por mais que as pessoas estejam abertas a conversa e a ter relacionamentos diferentes. As traições podem vir de diversas formas. Mas com certeza a que mais machuca é a que envolve sentimentos. É quando a pessoa que você ama, acaba se apaixonando por outra pessoa. De qualquer modo, traição machuca!

Traição por sentimentos:

Acho que traição quando é apenas por sexo, pode sim ser perdoada. Apesar de que não sei se eu perdoaria. Até porque isso é muito do momento e da emoção. Sei também que a relação está sujeita a nunca mais ser como antes. Vai haver quase que constantemente aquela desconfiança e querendo ou não, para um relacionamento ser completo, ser estável e agradável, há a necessidade da famosa confiança. Mas, temos diversos casais por aí para provar o contrário, que já perdoaram traições e que a relação está melhor agora do que antes.

Com toda certeza vai da maturidade de ambos, do diálogo e de entender o porquê chegaram a tal ato. Assim como tudo em uma relação, há a vital necessidade do diálogo. Traição não é o fim do mundo e talvez nem o fim de um relacionamento. Por isso, tenha calma antes de tomar qualquer decisão. Pense em todos os fatores e lembre-se, ninguém tem absolutamente nada a ver com a sua vida.

Gostou do texto? Quer opinar a respeito? Deixa seu comentário logo abaixo que estarei respondendo. Muito obrigado por chegar até aqui!

Não deixe de acessar o meu site: http://entrecabelosebarba.com.br/
Por que os homens traem? Conheça os 7 principais motivos


Joelson Madeira 21/11/2016 · #6

#3 haha eu não me aguentei @Denise Da Vinha Ricieri, precisava soltar essa piadinha. Muito obrigado pelo comentário! Desejo o mesmo para você =D

+1 +1
Joelson Madeira 21/11/2016 · #5

#2 que isso @Marcelo Pereira Silva! Primeiro passo para não ser um forever alone (a não ser que você queira) é não falar que você é um forever alone HUASHUASHASU

0
Joelson Madeira 21/11/2016 · #4

#1 haha claro @Thiago Smicelato! É uma questão de como você enxerga e encara as coisas. Para alguns, nem pesa na consciência, já para outros... Muito obrigado pelo comentário, meu amigo!

+1 +1
Denise Da Vinha Ricieri 21/11/2016 · #3

Wesley Safadão philosopher! 😂😂😂 Primeira frase matadora, meu amigo... Boa semana! 🐝💭💡✌🏼️

+4 +4
Marcelo Pereira Silva 21/11/2016 · #2

Eu não traio porque sou um forever alone! :p

+3 +3
Thiago Smicelato 16/11/2016 · #1

Tem tbm aquele 1% como vc flw la em cima :P
hahahaha
mt bom producer Joelson! ;)

+2 +2