jorge silva santos en SEGURAN, Segurança Privada Patrim & Prev de Perdas Riscos e Fraude, Porteiros Agente de Portaria 8/10/2016 · 3 min de lectura · ~100

OTRABALHADOR E O MERCADO INFORMAL

OTRABALHADOR E O MERCADO INFORMAL

 0Trabalho informal é o trabalho sem carteira registrada, que não tem vínculos ou benefícios fornecidos por parte do empregador. O trabalhador informal não tem os mesmo direitos daqueles que são registrados, como seguros não possui renda fixa e não tem férias remuneradas. aposentadoria, décimo terceiro, etc.

 A expressão trabalho informal surgiu pela primeira vez em alguns estudos realizados pela Organização Internacional do Trabalho , durante o Programa Mundial de Emprego no ano de 1972.  Atualmente no Brasil, esse tipo de trabalho vem ganhando força e mais adeptos, pois evita o excesso de impostos e tributos que os empregadores precisam pagar ao governo.

Esse tipo de trabalho não é um bom negócio nem para o Estado nem para o trabalhador. Quanto mais trabalhadores informais existirem, menos o nosso governo vai conseguir arrecadar dinheiro com impostos e menos vai poder investir para desenvolver mais empregos formais. Como o mercado de trabalho não abrange pessoas que não possuem conhecimentos específicos, muitos trabalhadores buscam trabalhos informais como única maneira de manter o sustento de sua família.   Mais fazer o que? se não tem emprego de carteira assinada,vamos esquecer as palavras bonitas e falar curto e grosso,eu estou desempregado desde março desse ano, tenho uma boa formação profissional, experiências oriundas de excelentes empresas multinacionais e nacionais,na área de produção de químicos ,banhos químicos, pesagem de formulações para fabricação de tintas e alimentos etc. mais co a idade que estou agora atualmente,61 anos,venho sendo rejeitado de uma maneira absurda, as empresas não me dão uma chance de mostrar o que ainda sei fazer,poxa fico triste porque assim deixo de contribuir com o inss para a minha aposentadoria ,assim demora mais para que eu consiga me aposentar, então o negocio é partir para o mercado informal,por isso eu faço o que faço para sustentar a minha família trabalho como Garçom, em festas, buffets, eventos, sou barman, faço coquetel de frutas,aceitando encomendas para entregas, monto mesas de frios e cascatas de frutas etc, também concerto computadores e notebooks, assim vou levando a vida porque emprego com carteira assinada eu não tenho.

O maior problema do trabalho informal  é que o trabalhador fica totalmente desprotegido das leis trabalhistas e o governo perde dinheiro, já que a arrecadação da Previdência Social é afetada.
 Mais eu vejo uma luz no fim do túnel,   solução para tudo isso, seria diminuir os tributos sobre os trabalhadores formais, para que vire negócio e vantagem registrar mais pessoas. Assim não só o governo ganharia como também toda a sua população. Assim quem sabe eu talvez conseguisse voltar ao mercado de trabalho com carteira registrada.

Trabalho informal é o trabalho sem carteira registrada, que não tem vínculos ou benefícios fornecidos por parte do empregador. O trabalhador informal não tem os mesmo direitos daqueles que são registrados, como seguros não possui renda fixa e não tem férias remuneradas. aposentadoria, décimo terceiro, etc. A expressão trabalho informal surgiu pela primeira vez em alguns estudos realizados pela Organização Internacional do Trabalho , durante o Programa Mundial de Emprego no ano de 1972. Atualmente no Brasil, esse tipo de trabalho vem ganhando força e mais adeptos, pois evita o excesso de impostos e tributos que os empregadores precisam pagar ao governo. Esse tipo de trabalho não é um bom negócio nem para o Estado nem para o trabalhador. Quanto mais trabalhadores informais existirem, menos o nosso governo vai conseguir arrecadar dinheiro com impostos e menos vai poder investir para desenvolver mais empregos formais. Como o mercado de trabalho não abrange pessoas que não possuem conhecimentos específicos, muitos trabalhadores buscam trabalhos informais como única maneira de manter o sustento de sua família. Mais fazer o que? se não tem emprego de carteira assinada,vamos esquecer as palavras bonitas e falar curto e grosso,eu estou desempregado desde março desse ano, tenho uma boa formação profissional, experiências oriundas de excelentes empresas multinacionais e nacionais,na área de produção de químicos ,banhos químicos, pesagem de formulações para fabricação de tintas e alimentos etc. mais co a idade que estou agora atualmente,61 anos,venho sendo rejeitado de uma maneira absurda, as empresas não me dão uma chance de mostrar o que ainda sei fazer,poxa fico triste porque assim deixo de contribuir com o inss para a minha aposentadoria ,assim demora mais para que eu consiga me aposentar, então o negocio é partir para o mercado informal,por isso eu faço o que faço para sustentar a minha família trabalho como Garçom, em festas, buffets, eventos, sou barman, faço coquetel de frutas,aceitando encomendas para entregas, monto mesas de frios e cascatas de frutas etc, também concerto computadores e notebooks, assim vou levando a vida porque emprego com carteira assinada eu não tenho. O maior problema do trabalho informal é que o trabalhador fica totalmente desprotegido das leis trabalhistas e o governo perde dinheiro, já que a arrecadação da Previdência Social é afetada. Mais eu vejo uma luz no fim do túnel, solução para tudo isso, seria diminuir os tributos sobre os trabalhadores formais, para que vire negócio e vantagem registrar mais pessoas. Assim não só o governo ganharia como também toda a sua população. Assim quem sabe eu talvez conseguisse voltar ao mercado de trabalho com carteira registrada.

Jorge S Santos