José Renato Alverca in Empreendedores e Empresários, Marketing y Producto, Cobrança Fundador Associado • IBPDICC - Instituto Brasileiro de Pesquisa Desenvolvimento e Inovação em Crédito e Cobrança May 25, 2020 · 1 min read · +800

A PANDEMIA E O EFEITO BORBOLETA

A PANDEMIA E O EFEITO BORBOLETA


Sabemos que estamos vivenciando um momento único, pelo menos para aqueles que fazem parte a partir da geração X. O mundo vive um grande dilema, combater uma pandemia e salvar as pessoas, ou manter e gerar empregos para a manutenção da economia. Lembrando que a manutenção da economia, gera os empregos, gera receitas e impostos, e mantém todo o sistema, e através do sistema, mantem-se a saúde, a educação, a inclusão, a esperança e acima de tudo a sanidade mental. Que é uma enfermidade tão grave quanto um vírus!

E qual a analogia entre a situação global atual e o Efeito Borboleta? Esse efeito está acontecendo agora diariamente, enquanto decisões são tomadas, e elas podem causar um grande impacto, que se refletirá em toda a nossa vida. Isso para aqueles que sobreviverem! O Efeito Borboleta é um fenômeno científico que estuda as relações entre a ordem e a desordem, mais conhecida como a Teoria do Caos. Exemplificado pela frase: “Algo tão pequeno quanto o bater de asas de uma borboleta pode causar um tufão do outro lado do mundo”. Essa analogia faz sentido para vocês?

O Ser Humano é único, e só ele pode mudar essa situação! Infelizmente da mesma maneira que ele tem a capacidade de criar, ele também tem a capacidade de destruir! Pois alguns que se dizem seres humanos, não estão preocupados com o seu próximo, mas sim com seu próprio umbigo, e com seus propósitos de poder. Aliás a pandemia começou pelas próprias mãos do homem.

Entretanto, o homem ainda consegue se superar! E no insight de puro delírio, um ex-Presidente da República elogiou a pandemia como um "fator positivo" na valorização da necessidade da máquina pública no Brasil. Aliás, a máquina pública corrupta e corporativa, implantada em seus governos que deixou o país na pior miséria de sua história.

Gostaria de ressaltar que a questão aqui não é política ou partidária, mas sim de princípios! O atual governo cometeu e vem cometendo erros, se assemelhando em alguns momentos aos anteriores. Mas é preciso romper barreiras, pois o sistema não se importa com a verdade, mas sim com a forma tendenciosa, preocupados apenas em convencer. E como nos ensinou o grande Filósofo Sócrates, o verdadeiro, o bom, e o justo eram o verdadeiro, o bom e o justo para todas as pessoas, e em qualquer sociedade.

“ O Ser Humano deveria dedicar a sua vida a conhecer essas verdades”.

Pensem nisso e até a próxima!


Sobre o Autor: José Renato Alverca

É Membro Fundador do IBPDICC – Instituto Brasileiro de Pesquisa Desenvolvimento e Inovação em Crédito e Cobrança, Pesquisador, Especialista em Crédito, Cobrança, Meios de Pagamento, Adquirência, Outsourcing, Gestão de Pessoas e RH e TI.

www.ibpdicc.com.br

www.linkedin.com/in/jalverca

www.bebee.com/bee/jose-renato-alverca