José Renato Alverca en Diretores e Executivos, Recursos Humanos, Negócios e Empresas General Manager Hace 6 d · 1 min de lectura · +300

QUAL O PAPEL DE UM CEO?

Por ser especialista na Gestão de Pessoas e no Planejamento Estratégico com foco em Resultados, entendo que a nomenclatura de Chefe Executivo do Escritório, vai muito além da função. Em meu entendimento sua principal função, é formar uma Equipe de Alto Desempenho e formar possíveis Sucessores. Pois sozinho seu alto cargo executivo não representará nada! Se não houver uma Equipe alinhada e competente que façam as coisas acontecer. Pois o Resultado nada mais é, do que a soma e a potencialização das diferenças individuais para o atingimento do resultado em comum.

Um erro crasso cometido, é acreditar que tem que se envolver no processo de contratações, mas não se dispor a investir o tempo necessário para isso. Geralmente eles acabam escolhendo o primeiro executivo que mostre um MBA de Harvard, fale vários idiomas ou tenha passado os últimos anos em empresas de grande porte. Alguns CEO’s se deslumbram com o que chamamos de profissional de marca.

Isso é muito perigoso para a organização, além de causar transtornos para o RH. O fundamental é avaliar fora do currículo, e ir além, avaliando as competências, a personalidade e os valores do candidato para saber se eles estão aderentes a cultura organizacional da empresa.

Uma contratação errada deriva num custo elevado demais, mas contratações bem-feitas, demandam tempo e processos. Pois quando a contratação é necessária, ela é para ontem. Por isso, mesmo se a empresa não estiver em época de buscar executivos, é bom que o CEO esteja empenhado em construir opções.

QUAL O PAPEL DE UM CEO?