4 clientes FTP gratuitos para facilitar a sua vida


A sigla FTP diz respeito ao termo em inglês File Transfer Protocol, que é um protocolo fundamental para a administração de qualquer site.

Esta ferramenta permite a realização de uploads e downloads de arquivos, entre a máquina do usuário, para o servidor web, no qual seu site está hospedado. A funcionalidade FTP auxilia a vida de muitos usuários, ao facilitar a transferência de arquivos entre os sites hospedados e as máquinas locais, muito antes da existência do armazenamento e transferência em nuvem.

Neste artigo, iremos apresentar 5 Clientes FTP Para Facilitar a Sua Vida, tornando a administração do seu site ainda mais simples e, ao mesmo tempo, completa.

Saiba quais são os principais produtos disponíveis no mercado para auxiliar a transferência e gerenciamento de arquivos de seu servidor web. Com estas informações, você poderá escolher o melhor produto, que esteja mais adequado às suas necessidades.

FileZilla

Em primeiro lugar, vamos falar do programa de FTP mais popular, atualmente, o FileZilla.

4 clientes FTP gratuitos para facilitar a sua vida

Alguns fatores ajudam a explicar o motivo pelo qual o FileZilla é o principal programa de FTP, o primeiro deles é o fato do programa ser compatível com os principais sistemas operacionais em uso atualmente, Mac OS X, Windows e Linux.

Outra característica do FileZilla, que o ajuda a ser tão popular, é a usabilidade do programa, bem simplificada. A construção do software é baseada no conceito de interface web, o que torna o uso bem intuitivo e acessível, a quase todos os usuários.

Isto tudo se soma a gratuidade do programa, que é um aplicativo de solução aberta, sem nenhuma cobrança por uso, o que o torna ainda mais acessível.

Por se tratar de um programa de código aberto, o FileZilla é o mais adequado para quem está começando a trabalhar com hospedagens de sites e necessita enviar ou receber arquivos, por intermédio de um protocolo FTP.

Isso porque, como dissemos, o programa é gratuito, fácil de utilizar e, além disso, em diversos sites e mesmo no Youtube, existem inúmeros tutoriais, manuais e outros materiais de treinamentos, para quem estiver tendo dúvidas no uso do FileZilla.

O programa possui tradução ao Português do Brasil, tornando a vida do usuário ainda mais fácil. Para saber mais sobre o programa, como utilizá-lo e baixa-lo, acesse o site oficial do FileZilla em https://filezilla-project.org/.

Confira este tutorial completo de como usar o FileZilla.

FireFTP

Outro programa muito popular para a utilização do protocolo FTP é o FireFTP, que tem como grande diferencial a opção de poder ser instalado como uma extensão do navegador web Mozilla Firefox.


Assim como o FileZilla, o FireFTP também pode ser utilizado em qualquer sistema operacional e permite realizar os downloads e uploads, diretamente do navegador Firefox.

Isto pode ser muito útil para algumas pessoas, já que não será preciso instalar ou abrir um programa externo para realizar as transferências de arquivos, sendo que tudo poderá ser feito através do próprio navegador.

A instalação também é simplificada, sendo necessário instalar apenas uma extensão ao Firefox. Porém, o FireFTP funciona apenas no Firefox, limitando o acesso e o uso aos que usam outros navegadores, como o Google Chrome.

O programa é gratuito e a usabilidade, até mesmo por ser baseado no Firefox, um navegador amplamente conhecido e utilizado por usuários de todo o mundo, é um ponto forte da solução.

Para saber mais sobre o programa, que ainda não possui tradução ao português, e baixar a extensão ao Firefox de seu computador, acesse http://fireftp.net/.

WinSCP

A licença do WinSCP, assim como do FileZilla, é livre, sendo ambos chancelados pela GNU General Public License, que licencia softwares livres em todo o mundo.


O nome do programa é uma sigla de Windows Secure Copy e, como o próprio nome sugere, é dedicado apenas para o sistema operacional Microsoft Windows, o que acaba por se tornar uma limitação do programa.

O WinSCP está no mercado desde o ano 2000 e vem se aprimorando, desde então, para fornecer uma usabilidade cada vez mais simplificada ao usuário.

A premissa básica do programa é oferecer segurança aos dados remotos dos usuários que estão na web, auxiliando na hora de realizar backups dos arquivos. Com o tempo, o programa passou a ser utilizado maciçamente como uma solução de FTP.

A interface, baseada no sistema Windows, o torna amigável e fácil de ser utilizada pela maioria dos usuários, que já estão acostumados e familiarizados com o sistema operacional. Isto faz com que ele seja uma opção bem interessante para os usuários que estão começando a utilizar hospedagens web e precisam de uma solução FTP.

Para saber mais sobre o programa, acesse o site https://winscp.net/eng/download.php. O WinSCP possui versões traduzidas para o português do Brasil.

Cyberduck

Este programa, ao contrário do WinSCP, que é voltado para o Windows, é voltado para o sistema operacional Mac OS X. Isto tornava a solução limitada, já que o número de usuários do sistema operacional da Apple é bem limitado.


No entanto, recentemente a solução de FTP Cyberduck teve uma versão para Windows lançada, o que abre o leque de usuários que podem utilizá-lo.

O Cyberduck é um software livre e tem como grande trunfo a possibilidade de enviar e receber arquivos para diversos servidores, como os da Amazon, Google e Windows Azure.

Outra vantagem do Cyberduck é a possibilidade de gerenciar os arquivos diretamente no Google Docs, podendo enviar os arquivos baixados para o servidor na nuvem, bem como baixa-los.

O programa foi construído com base no sistema operacional Mac OS X, o que pode confundir um pouco os usuários que estão mais acostumados com o Windows.

No entanto, o programa está disponível em português, tornando a experiência do usuário mais facilitada, especialmente para aqueles que não estão tão familiarizados com as soluções de FTP.

Para ver mais detalhes sobre o Cyberduck, acesse o site https://cyberduck.io/.

Conclusão

A intenção deste artigo não é orientá-lo para um software ou outro, já que o software a ser escolhido vai depender das suas necessidades, experiência e conhecimento sobre as soluções de FTP.

Procure conhecer mais sobre as suas necessidades, para encontrar o melhor software, que esteja adequado aos seus conhecimentos e capacidade de investimento.

As soluções gratuitas são muito interessantes para quem estiver iniciando com as suas primeiras hospedagens e ainda não necessita de ferramentas mais avançadas para este processo.

No entanto, para usuários experientes e que já estejam completamente envolvidos com o processo, as soluções pagas poderão trazer ferramentas mais robustas, se tornando verdadeiras ferramentas profissionais completas.

Certamente, o melhor software será aquele que atenda a todos estes critérios, porém, existem muitas opções por aí e testá-las, até encontrar a ideal para você, é um bom caminho a ser seguido, para evitar frustrações e problemas futuros.