Josiane Leal in beBee em Português, Economistas e Financeiros, Finanças Pessoais Consultor Financeiro • Josiane Leal Jun 10, 2019 · 2 min read · 1.6K

Pague-se primeiro

Pague-se primeiro

Que idiota é você que paga a todos, menos a você mesmo! Não foi eu quem criou esta frase, ela  esta frase está no livro “O homem mais rico da Babilônia” de George S. Clason, onde encontramos ensinamentos milenares que até hoje não aprendemos.

Nós não fomos ensinados a ter inteligência financeira. Na geração dos nossos pais, o modelo de economia era o seguinte: a pessoa que sabia apenas ler e escrever, já tinha um emprego garantido, se fizesse uma faculdade, aí tinha empresas na porta da faculdade lhe oferecendo um bom emprego. E após alguns anos de trabalho as pessoas se aposentavam e seu salário estava garantido. Era uma receita que já estava pronta, era só seguir o cronograma e estava tudo certo.

Hoje o tempo é outro, a sua formação não garante sua velhice. O seu trabalho não garante que você terá tranquilidade nem hoje nem amanhã. Ficou muito claro que estamos por conta de nós mesmos, não podemos nos garantir nos nossos pais, nos nossos filhos e muito menos no governo. Enquanto não entender que você cria sua realidade e deixar de ser vítima e se transformar no herói de sua história, vai continuar com uma vida medíocre.

Quando o autor do livro disse para nos pagar primeiro, ele estava falando para termos reservas e não ir para o shopping comprar, assim estamos pagando o dono da loja e não a nós. Antes de pagar qualquer compromisso, tirar 10% dos ganhos e colocar em um fundo de reserva. Fazer essa reserva crescer conforme ganhar dinheiro. Sabe aquele dinheiro que fica lá só para você saber que está seguro e que não precisa ter medo. Aquele dinheiro para garantir que você pode fazer escolhas melhores, para mostrar que você está no controle da sua vida… Tá você não sabe…

Neste livro você vai encontrar informações valiosas a partir dos nos segredos de sucesso dos antigos babilônicos, os habitantes da cidade mais rica e próspera de seu tempo.

Uma vida financeira próspera é garantia que você tem equilíbrio em todas as áreas da sua vida. Nós aprendemos que quem tem dinheiro não tem direito a herdar o reino dos céus, que Deus não gosta dos ricos e ficamos o tempo todo nos sabotando para não ter dinheiro. Ficamos tão nervosos quando recebemos dinheiro que achamos diversas formas de nos livrar dele. Nos sentimos culpados por ter dinheiro, afinal, não seria justo com os outros.

Isso neste momento pode não fazer sentido para você, mas a relação que temos com o dinheiro diz muito sobre a forma que fomos criados. Em outro livro chamado “O segredo de uma mente milionária”, o autor. Harv Eker, explica como nosso modelo mental sobre o dinheiro foi construído. Nossas escolhas são inconscientes, baseadas na forma que assistimos nossos pais lidarem com dinheiro.

Você já fez um exercício simples de passar um dia sem reclamar. Já parou para pensar que não saberia lidar com um trabalho que te fizesse feliz. Que você se livra de todo dinheiro que ganha, por que tem medo que alguém dependa de você. Assim você não precisa falar não e ninguém vai te chamar de egoísta.

Faça uma investigação na sua vida, a partir de suas escolhas, entenda o que está te impedindo de prosperar, ser um adulto saudável significa entre outras coisas, ter tranquilidade na sua vida financeira. Por mais que tentamos culpar o mundo por nossos fracassos, as consequências sempre serão nossas.

Quando você começa prestar atenção nas suas escolhas, você se sente poderoso, pois quanto mais seu dinheiro cresce mais você se torna dono da sua vida. Se pagar primeiro, tem que ser a primeira coisa que você faz quando recebe seu salário ou qualquer outro recurso, você tem que se honrar. Mostrar que a pessoa mais importante do seu universo é você. 

Quanto é 10% dos seus ganhos? Hoje isto não vai fazer diferença nenhuma, mas pensa em 5 anos, 10 ou talvez 20… este tempo vai passar e você vai se sentir grato por ter garantido melhores escolhas para o seu “você” do futuro!

Comece hoje a construir um melhor você de amanhã. Podemos construir um mundo melhor, cada um de nós é responsável por tirar uma única pessoa da mediocridade, nós mesmos!


Josiane Leal de Souza – https://www.josilealdesouza.com


Mesaque Mota Jun 11, 2019 · #1

Excelente abordagem. Muitos pensam só no que está a um palmo dos olhos mas esquecem do longo prazo que é onde as coisas realmente acontecem.

0