Josué Eraldo da Silva comenta a importância da Bioarquitetura

O fator sustentável cresceu em diferentes áreas no mercado, fazendo parte dos setoreds que mais utilizam recursos poluentes. A área de de engenharia por exemplo, em uma construção civil ela é responsável pelos maiores índices de consumo de recursos naturais e geração de resíduos sólidos.

Para Josué Eraldo da Silva, proprietário da Jacitara, empresa conceituada no ramo da construção civil, localizada na cidade de Indaiatuba, manter um setor sustentável faz parte das novas adequações ambientais, e possui a capacidade de oferecer um projeto altamente instigante. O termo Bioarquitetura, faz parte de tecnologias contemporâneas que realizam a combinação com a arquitetura vernacular.

A arquitetura e a engenharia estão ligadas no termo pela capacidade da área de engenharia sobre construções elaboradas e pensadas através dos elementos climáticos, como o vento e a insolação. Além disso, o estudo é capaz de transformar os recursos naturais em um novo ambiente adaptado.

A projeção de um processo sustentável faz parte do estudo da Bioarquitetura. O trabalho consiste em até mesmo utilizar materiais próximas da região, partilhar do mesmo solo, as rochas, as árvores e demais elementos naturais.

Josué Eraldo da Silva, explica: “Há diferentes métodos que o profissional pode exercer sobre a construção, há inúmeras opções no setor de extrema importância para a sobrevivência da natureza”. Sendo assim, os materiais e processos construtivos existentes podem ser usados em conjunto na construção de uma edificação sustentável.

É preciso saber escolher os materiais certos, dependendo da junção, pode ser que não saia como o esperado, se atente a cada etapa e não deixe nada passar sem uma aprovação de qualidade. Além de ajudar o meio ambiente, a técnica auxilia na representação de uma economia de custos na obra. É necessário também saber trabalhar com os elementos climáticos da região, a fim de se obter uma climatização natural na edificação a longo prazo.

Portanto, na visão de Josué Eraldo da Silva tendo a noção exata sobre as mudanças climáticas da região, você pode adaptar o projeto de forma enriquecedora. O profissional poderá proporcionar soluções, como a ventilação natural cruzada, que reduzem o gasto energético com climatização e aperfeiçoam o desempenho termoacústico das edificações.

Além disso, o campo da Bioarquitetura não é apenas sobre a preservação de elementos naturais já existentes no terreno, é preciso adotar técnicas que entreguem eficiência ao local do projeto, dessa forma a construção da edificação terá uma aparência natural e será eficiente. O uso de plantas em um local proporciona um ambiente mais arejado, o uso de painéis solares auxiliam na economia do local na conta de luz, e etc.Josué Eraldo da Silva comenta a importância da Bioarquitetura