Qual é a utilidade do entulho? Será que descartá-lo é uma opção? - Josué Eraldo responde

Você entende sobre a importância do descarte de entulho e sua interferência no planeta? O entulho trata-se de resíduos presentes na construção civil, em construções, reformas, nivelamentos, demolições ou escavações.

Para o gestor da melhor construtora de Indaiatuba, a Jacitara Holding, o empresário Josué Eraldo da Silva, explica que o entulho é descartado de forma como se não tivesse utilização mais, porém, tratando de restos e fragmentos de concreto, areia, tijolos, pedregulhos e etc., é possível dar outras formas ao entulho: reaproveitando-o.

Dessa forma, os resíduos gerados poderão ser reciclados e ter diferentes finalidades. É possível criar objetos, quanto utilizar para a produção de produtos agregados, como areia, brita e argila,  que podem ser reaproveitados no segmento.

Contribui tanto para a sustentabilidade quanto para a lucratividade de um negócio. A eficiência de um projeto poderá ganhar corpo, além de ajudar a empresa de forma econômica, já que não será preciso comprar novos materiais.

Josué Eraldo da Silva explica que crescimento do termo sustentável despertou o interesse de clientes nos setores que mais degradam o solo e o ar. Devido às condições climáticas atuais do planeta terra, as pessoas estão mais conscientes, e portanto, se importando mais com as demandas de um determinado projeto.

É importante que os entulhos não sejam negligenciados nem durante e nem depois de uma obra. A importância do descarte de entulho, está sobre os problemas que ele pode gerar se não bem descartados, no caso, a reciclagem é uma boa saída. É preciso saber lidar com resíduos que podem ser reaproveitados.

A reciclagem de entulhos podem ser: blocos, telhas e azulejos. O reaproveitamento correto desses materiais pode evitar desperdícios, já que esses entulhos não são de fato “lixos” já que podem ser reutilizados, servindo da mesma forma posteriormente. Josué Eraldo da Silva  acredita que não é porque é um recurso natural altamente produzido que é preciso investir em neles, a sustentabilidade está entre os negócios mais valorizados atualmente.

Há inúmeros itens que podem ser reciclados, desde papelão, a madeiras, plásticos, e etc.  Sabia que o mundo possui bilhões de toneladas de plástico? Para onde vai esse recurso depois de descartado? São questões que te ajudam a pensar na importância de sua reciclagem, além de levar em conta que os plásticos praticamente não desaparecem, eles permanecem por muitos anos.

Conquanto, é possível manter a sustentabilidade de suas obras, é uma forma inteligente sobre o uso correto de entulhos e a reciclagem de materiais. Além de proporcionar um caixa mais ativo na construção da obra.

Dessa forma, a população passou a levantar através da tentativa de transformar o mundo em um lugar melhor. A sustentabilidade com uma boa gestão de resíduos garante que menos produtos sejam desperdiçados.

Qual é a utilidade do entulho? Será que descartá-lo é uma opção? - Josué Eraldo responde