Você conhece a tecnologia da madeira transparente? Josué Eraldo responde

Com a intenção de gerar alternativas para os materiais presentes em uma construção civil,  cientistas passaram a desenvolver uma maneira de tornar a madeira transparente, mantendo suas propriedades de resistência e isolamento.

Para o CEO da Jacitara, Josué Eraldo da Silva, a engenharia civil é um setor que vive de transformações, isso porque ela é uma das representantes do sistema econômico mundial. Profissionais que são capazes de acompanhar as suas evoluções, possuem mais capacidade para lidar com a competitividade presente nesse mercado de construção civil.

Segundo os pesquisadores do Instituto Real de Tecnologia de KTH, em Estocolmo, trata-se de um material revolucionário que é usado para remover quimicamente a lignina, um componente das paredes celulares. Acredita-se que quando a lignina é removida, a madeira torna-se lindamente branca. Mas como a madeira não é naturalmente transparente, atingimos esse efeito com algumas adaptações em nanoescala.

De acordo com Josué Eraldo da Silva, a madeira torna-se transparente com esse processo, que após a remoção da lignina, o substrato de folheado poroso branco consequente é impregnado com um polímero transparente e as propriedades ópticas dos dois são então combinadas. O novo material tem muitas aplicações possíveis.

Não trata-se de algo tão claro como o vidro, porém esse material é visivelmente transparente,  É permitido uma grande quantidade de luz através dele, o que o torna perfeito para áreas em que a transparência leve, mas não total, é necessária.

Esse tipo de madeira pode ser usado como revestimento em painéis solares. Essa madeira transparente é um bom material para células solares, já que é um recurso de baixo custo, prontamente disponível e renovável, tendo um papel fundamental para a cobertura de grandes superfícies com células solares.

Há outras descobertas para os pesquisadores da Universidade de Maryland, esses pesquisadores estão investigando a remoção de cor e produtos químicos da madeira a tornaram inesperadamente clara. A madeira é relativamente clara ao utilizar um processo de duas etapas. A primeira etapa trata-se sobre a madeira ser fervida em água contendo hidróxido de sódio e após, outros produtos químicos por aproximadamente duas horas. Conquanto, esse processo é capaz de remover a molécula responsável por dar à madeira sua cor.

Por fim, o uso dessa madeira transparente pode auxiliar inúmeros projetos que buscam uma estética de qualidade, e até mesmo eficiente. Conforme Josué Eraldo da Silva explica, seu uso consiste na remoção quimicamente da lignina, sendo ela uma macromolécula tridimensional amorfa encontrada nas plantas terrestres, associada à celulose na parede celular cuja função é de conferir rigidez, sendo portanto, um componente das paredes celulares. Você conhece a tecnologia da madeira transparente? Josué Eraldo responde


alia sharma Jul 12, 2020 · #1

User removed

0