Julio Cesar S. Santos in Guia do Emprego & Carreira, Professores e Educadores, Marketing e Comunicação Professor de Gestão Empresarial e de Petróleo & Gás • : Universidade Corporativa (R.J) e PEP Treinamentos Jan 19, 2017 · 2 min read · 2.0K

Ler Para Compreender

Ler Para Compreender


A Leitura Pode Ajudar as Pessoas a Vencerem na Vida? Como a Leitura Pode Transformação Nossa Realidade? Que Papel Ela Representa Na Transformação Social do Nosso País?



Vivemos numa era em que, para conseguir incluir-se no mundo profissional, devemos possuir uma boa formação cultural e – principalmente – muita informação selecionada.

Nada melhor para obtê-las do que tornar-se um leitor assíduo, pois já se sabe que, quem pratica a leitura está fazendo o mesmo com a sua consciência, o raciocínio e a visão crítica.

A leitura tem a capacidade de influenciar nossa maneira de agir, o modo de pensarmos e até mesmo como falamos.

Com a prática da leitura tudo isso é expresso de forma clara, objetiva e, certamente, as pessoas que não possuem o hábito de ler ficam presas a gestos e formas rudimentares de comunicação, tornando-se repetitivas e pouco esclarecedoras.

Tudo isso é comprovado por meio de pesquisas, as quais revelam que – na maioria dos casos – pessoas com ativa participação no mundo das palavras possuem um bom acervo léxico e, por isso mesmo, entram mais fácil no mercado de trabalho, ocupando cargos gerenciais e de diretoria.

Porém, conter um bom vocabulário não é a única maneira de “vencer na vida”, porque, além disso, é preciso ler e compreender para poder opinar, criticar e modificar situações.

Diante de tudo isso, sabe-se que o mundo da leitura pode transformar, podendo enriquecer cultural e socialmente todo ser humano.

Não podemos compreender e sermos compreendidos sem sabermos utilizar a comunicação de forma correta e, portanto, torna-se indispensável a intimidade com a leitura.

Benefícios da Leitura

A leitura é extremamente importante para todos nós, não apenas por ser fundamental em nossa formação intelectual, mas também por permitir a todos nós um acesso ao mundo das informações, das idéias e dos sonhos.

Sim, pois ler é ampliar horizontes e deixar que a imaginação desenhe situações e lugares desconhecidos e isto é um direito de todos.

A leitura permite ao homem se comunicar, aprender e até mesmo desenvolver, trabalhar suas dificuldades. Em reportagem recente, uma grande revista de circulação nacional atribuiu à leitura, a importância de agente fundamental para a transformação social do nosso país.

Através do conhecimento da língua, todos têm acesso à informação e são capazes de emitir uma opinião sobre os acontecimentos. Ter opinião é cidadania e essa parte pode ser a grande transformação social do Brasil.

Os benefícios da leitura são cientificamente comprovados. Pesquisas indicam que crianças que têm o hábito da leitura incentivado durante toda a vida escolar desenvolvem seu senso crítico e mantém seu rendimento escolar em um nível alto.

O analfabetismo, um dos grandes obstáculos da educação no Brasil está sendo combatido com a educação de jovens e adultos, mas a tecnologia está afastando nossas crianças dos livros.

Permitir a uma criança sonhar com uma aventura pela selva ou imaginar uma incrível viagem espacial são algumas das mágicas da leitura.

Ler amplia nosso conhecimento, desenvolve a nossa criatividade e nos desperta para um mundo de palavras e com elas construímos o que nós gostamos, o que queremos e o que sonhamos.

Portanto, garantir a todos o acesso à leitura deve ser uma política de Estado, mas cabe – principalmente – a nós dedicar um tempo do nosso dia a um bom livro, incentivar nossos amigos, filhos ou irmãos a se apegarem à leitura e acima de tudo utilizar nosso conhecimento para fazer de nossa cidade, estado ou país, um lugar melhor para se viver.

http://www.profigestaoblog.blogspot.com

http://www.facebook.com/profigestao


Julio Cesar S. Santos Jan 19, 2017 · #4

#2 Olá Tifany e Luciano.......Obrigado pela participação de ambos.....Realmente, esse saudável hábito, deve ser incentivado desde a infância....No meu caso, por exemplo, eu não precisava ser incentivado pelos pais, pois eu já estava acostumado a ler "Os Lusíadas" na escola em português de Portugal e, certamente, isso deve ter servido para ampliar o vocabulário, além de abrir nossa mente ás reflexões sobre os mais diversos assuntos.....Grande abraço a ambos....

+2 +2
Luciano Carmo Jan 19, 2017 · #3

User removed

+1 +1
Tifany Rodio Jan 19, 2017 · #2

User removed

+2 +2