Leticia Viner en Gerenciamento de obras, Construção, Negócios e Empresas Gerenciamento de projetos e desenvolvimento de produto 10/10/2016 · 1 min de lectura · +700

DICAS DE COMO AVALIAR SE UM PROJETO DE ARQUITETURA OU INTERIORES É BOM

Na hora de contratar um profissional para desenvolver seu projeto de arquitetura ou de interiores, alguns itens são essenciais para avaliar se aquilo que foi pensado e projetado irá resultar em uma obra finalizada com qualidade. É muito interessante solicitar um projeto exemplo para poder avaliar se você esta comprando gato por lebre.

O projeto deve ser uma ferramenta para visualizar o ambiente como ficará no futuro, mas ele realmente tem todas as informações necessárias para que o pedreiro execute corretamente, sem ter que ficar te ligando todos os dias para tirar dúvidas ou comprar material que acabou ou que seria utilizado naquele momento e você nem sabia que teria que pensar nisso antes? Ele deve ter INFORMAÇÃO para facilitar as compras em quantidades corretas e permitir a correta execução durante a obra, sem que ocorram surpresas.

Estes próximos itens vão te ajudar a avaliar se realmente possui todas as informações necessárias para que se inicie a obra:

- Antes de iniciar uma obra ou reforma, o planejamento dos gastos deve ser feito, pois é desta forma que saberemos qual o valor total será investido, e ao longo dos meses, quais serão os pagamentos a serem realizados, permitindo você adequar as saídas sem apertar as contas ou suspender os serviços. Isso só é possível após o projeto finalizado, antes disso teremos somente uma idéia de valor.

- Após a finalização do projeto executivo, é possível desenvolver a listagem de todos os materiais envolvidos, trocar revestimentos de acordo com o valor final ou o prazo de entrega. Não adianta escolher aquele revestimento dos sonhos, se ele somente poderá ser entregue na obra em 35 dias úteis e a etapa de execução seria em 5 dias.

- Todos os itens solicitados devem estar desenhados e detalhados. Um bom projeto é aquele que permite compreender não somente os ambientes, portas, janelas, coberturas e áreas externas. É muito importante identificar todos os equipamentos que serão utilizados. Se a sua geladeira possui necessidade de não somente o ponto elétrico mas também o ponto de água, e em quais alturas deverão ser executados. Isso se aplica a todos os outros equipamentos: tv, games, computadores, forno, fogão, cooktop etc.

- Checar os desenhos: Todos os materiais a serem utilizados devem estar desenhados, especificações e quantificados. Não adianta olhar para a planta e ver somente um retângulo em uma porta. Por exemplo: este retângulo deverá estar indicado como sendo uma soleira em márm