Lucia Ayumi Kurosu Lomonaco en Recursos Humanos, Desenvolvimento Organizacional, Desenvolvimento Humano Gerente de Recursos Humanos 6/6/2018 · 1 min de lectura · +400

RESILIÊNCIA

RESILIÊNCIA"resiliência, substantivo feminino

1.fís propriedade que alguns corpos apresentam de retornar à forma original após terem sido submetidos a uma deformação elástica.

2. fig. capacidade de se recobrar facilmente ou se adaptar à má sorte ou às mudanças."

Um profissional resiliente tem a capacidade de lidar com problemas, superar obstáculos, trabalhar sob pressão. Tudo isto administrando suas emoções, controlando seus impulsos, sendo otimista, flexível e empático.

A resiliência implica em criar uma imunidade emocional capaz de criar pensamentos positivos e entender que a dificuldade, eventualmente, fará parte da trajetória profissional e pessoal de cada um.

A superação das adversidades faz parte do nosso dia-a-dia, tanto quanto a tomada de decisões que devem ser feitas de forma estratégica e não emocional.

COMO DESENVOLVER A RESILIÊNCIA:

Devemos praticar:

Autocontrole: agir com flexibilidade, controlar o temperamento e os impulsos. Cuidar da "reação".

Otimismo: ser positivo, ter esperança.

Leitura corporal: analisar as reações dos demais envolvidos (o corpo fala).

Autoconfiança: sentir-se seguro para dividir as responsabilidades e encontrar soluções.

Relacionamento: trazer pessoas para perto de si e mantê-las.

Empatia: colocar-se no lugar do outro por meio da imaginação, procurando compreender as perspectivas e sentimentos da outra pessoa, usando o referencial do outro para compreendê-lo.

Motivação: impulso que te leva a agir e alcançar os objetivos.

Análise do contexto: analisar e antever as consequências de suas decisões, interpretar os cenários de forma correta e imparcial para planejar as melhores soluções.