Lucila Egydio in profissionais de turismo, Writers, Turismo Rural Consultora Autônoma • Raízes Desenvolvimento Sustentável Jun 23, 2016 · 1 min read · +500

IV. Ribeira Grande – a povoação

IV.	Ribeira Grande – a povoação

A ilha de santo Antão é dividida em três Concelhos, o que conhecemos no Brasil por municípios: Porto Novo, Paul (a pronúncia é paúl) e Ribeira Grande. Estamos em Ribeira Grande, onde sua parte urbana é conhecida como a “povoação”, onde se concentram o comércio, os bancos, escolas, hospital, mercados, restaurantes, postos de gasolina e o buchicho maior.

O concelho tem esse nome devido a uma larga e longa ribeira que corta as montanhas e deságua no mar, mas que nesse momento é um leito de pedras amplo, estrada de acesso a muitos povoados e também para a Ponta do Sol, mais turística, onde fica a parte administrativa do município, hotéis, restaurantes, lojas de souvenires, fórum, entre outras estruturas públicas.

Da povoação partem caminhos e estradas para uma profusão de zonas (bairros), vilarejos, concentrações de casas e outros povoados, fazendo com que cada um se orgulhe e ganhe amor pelo pedaço da ilha onde nasceu e cresceu. A arquitetura ainda guarda muitos traços da fase colonial, com casarios antigos, alguns belos e imponentes e outros em franco estado de degradação. E começam a surgir e enfeiar o cenário uma série de caixotes de concreto e alvenaria, com cores berrantes e de gosto bastante duvidoso... Dizem que é o progresso...

Mas a povoação é feita de vielas, escadas, becos e ladeiras que desvendam o cotidiano daqui. Músicas nas casas, em geral a morna suave e melodiosa, risos, conversas, crianças e jovens nas ruas, senhoras de lenços na cabeça, senhores com suas boinas e sempre um cumprimento amistoso e gentil pelo caminho.

Bom dia, boas tardes e boas noites, meus senhores e minhas senhoras...