Lucila Egydio en Turista Profissional, Hotelaria, Gastronomia e Turismo, Hostelería y Turismo Consultora Autônoma • Raízes Desenvolvimento Sustentável 27/9/2016 · 2 min de lectura · 1,7K

LUSO AFINIDADE - Nossa língua, nosso elo, nossa identidade.

Por Lucila Egydio e Jussara Rocha

(originalmente publicado no site da raízes desenvolvimento Sustentável no link: http://raizesds.com.br/pt/desenvolvimento-sustentavel-lusoafinidade/)


LUSO AFINIDADE - Nossa língua, nosso elo, nossa identidade.


Isolados em uma América que habla español, nós brasileiros tendemos a não lembrar que há no mundo outros lugares onde nossa língua é falada em decorrência da mesma colonização. Em termos históricos, o processo de formação do Império Colonial Português reuniu motivos de ordem econômica, político-estratégica e também um forte intuito de evangelização. Mas não se pode negar que havia também a uma acentuada curiosidade cultural e científica. 

Como resultado desse longo processo histórico, vivemos na atualidade uma identidade cultural partilhada por oito países, cujo elo é o passado vivido em comum e uma língua que foi sendo enriquecida nessa diversidade, mas que se reconhece como una. Em oito países - Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste – e regiões (Goa, Damão e Diu, na Índia, e Macau, na China), uma comunidade de cerca de duzentos e quarenta milhões de pessoas fazem do idioma português uma das línguas mais faladas do mundo (ocupa o oitavo lugar!).

Esse processo deu origem ao conceito de “Lusofonia”