Luana Thomaz in Alimentos e Bebidas, beBee em Português, Medicina - Saúde - Nutrição Terapeuta Holística • Autônoma Oct 15, 2017 · 1 min read · +700

Vai um Chima aí?

Vai um Chima aí?

    Como boa gaúcha que sou não abro mão do meu chimarrão. Tem dias que dá uma vontade imensa de tomar um chima, acalma que é uma beleza. Para quem não conhece esta curiosa bebida é preparada em um porongo (fruto não comestível de casca grossa com sementes soltas por dentro) com erva mate (planta originária da América do Sul) e água quente. Gosto de incrementar colocando um chazinho na água ou dentro da cuia, tem gente que coloca bonequinhos de biscuit em cima da erva para enfeitar e hoje em dia até pingente para bomba já inventaram, vê se pode!? Existem tantos fatos interessantes com relação a esta tradição que não caberiam somente em um artigo. Saiba que um gaúcho que se preze não peca contra os mandamentos desta bebida, pois lá no Sul o "povo mete a boca mesmo", ou o indivíduo pega o chimarrão e toma tudo sem reclamar ou fica fora da roda, se demorar em passar a cuia então, lá vem bronca, quem fica na fila aguardando sua vez sempre tem aquela ansiedade do "chega logo" que estou com vontade.

Você sabia que existem 10 mandamentos do chimarrão?


 NÃO PEÇAS AÇÚCAR NO MATE;

NÃO DIGAS QUE O CHIMARRÃO É ANTI-HIGIÊNICO;

NÃO DIGAS QUE O MATE ESTÁ QUENTE DEMAIS;

NÃO DEIXES UM MATE PELA METADE;

NÃO TE ENVERGONHES DO RONCO NO FIM DO MATE;

NÃO MEXAS NA BOMBA;

NÃO ALTERES A ORDEM EM QUE O MATE É SERVIDO;

NÃO DURMAS COM A CUIA NA MÃO;

9º NÃO CONDENES O DONO DA CASA POR TOMAR O PRIMEIRO MATE;

10º NÃO DIGAS QUE CHIMARRÃO DA CÂNCER NA GARGANTA.

Saiba agora dos benefícios que o chimarrão oferece para saúde e dos componentes da Erva Mate:


  • Alcaloides, substância derivada de vegetais e de alguns animais, que possui princípios terapêuticos como anestésico, analgésico, estimulante físico e mental, entre outros.
  • Compostos fenólicos,  encontrados em plantas e alimentos naturais ou industrializados, poderosos antioxidantes e inibidores ou estimuladores hormonais, dependendo da sua composição e quantidade. 
  • Compostos bioativos,  encontrados em vegetais e animais, são considerados compostos auxiliares aos nutrientes essenciais no processo de absorção do organismo justamente por sua função complementar, também atuam como antioxidantes e diretamente nos tecidos e células, combatendo doenças, retardando o envelhecimento e preservando a memória.
  • Cafeína, encontrada nos compostos bioativos e nos alcaloides, poderoso estimulante físico e mental, ajuda na concentração, dá mais energia e disposição e seu consumo é indicado antes de atividades físicas.
  • Potássio, encontrado em águas salgadas, minerais e em hortaliças, é essencial para o homem prevenindo a acne, prisão de ventre, depressão, cansaço, câimbras, fraqueza muscular, nervosismo e insônia, ainda auxilia na respiração, frequência cardíaca e no processo de crescimento.
  • Manganês, mineral necessário no organismo vivo por ser essencial no processo de desintoxicação causado pelos radicais livres, recomendado em dosagens pequenas, se ingerido em doses maiores pode causar danos irreversíveis ao sistema neurológico.

    Por se tratar de uma bebida consumida quente, além de ser diurética, auxilia na função intestinal em decorrência da composição da erva, sendo assim, para quem possui problemas de retenção de líquidos é uma ótima opção. Cabe ressaltar que água quente demais se torna prejudicial, o ideal é que a temperatura não passe de 65 graus. Lembrando minha gente que tudo que é demais faz mal, então vamos moderar no consumo do chimarrão. Espero que tenham gostado deste artigo, futuramente vou fazer um vídeo ensinando uma técnica muito fácil e pouco conhecida do preparo.


Thomaz, Luana Diwie. Florianópolis, 15 de outubro de 2017.




Luana Thomaz Nov 13, 2017 · #3

#2 Claro! Kkk, viu só? Isso chama-se corrente do bem! Beijos.

0
Elisângela Maria Nov 13, 2017 · #2

Quero experimentar!! Você me inspirando em linda ❣️ ?

+1 +1
Luiz Henrique Souza .E. Oct 15, 2017 · #1

Hahaha que interessante... Excelente postagem, muito bom saber disso.

+2 +2