Luis Soares en General Management, CEO, VP, Director, Diretores e Executivos, Recursos Humanos Consultor Sr Gestão de Pessoas • LCSoaes Consultoria Empresarial Ltda 3/10/2017 · 1 min de lectura · +700

CAMINHOS PARA CRIAR-SE EQUIPES DE ALTO DESEMPENHO

O ano de 2017 está terminando e em muitas organizações já iniciam-se as análises de erros e acertos do planejado em relação a estratégia passada, buscando-se traçar cenários futuros e ajustes para os próximos anos.

Neste momento é onde o gestor de Desenvolvimento Humano e Organizacional deve alinhar-se com líderes de todos os níveis, para a modelagem de indicadores e processo de desempenho que deverão ser desdobrados e permear de forma estruturada a todos colaboradores.

Cada colaborador deverá saber quais serão os resultados esperados dele para o próximo ano, cabendo aos líderes acompanhar, orientar, desenvolver e proporcionar o crescimento dos profissionais sob sua gestão. A isto chamo de AODC: Acompanhamento e Orientação de Desenvolvimento e Crescimento.

Conheça na figura abaixo as 4 etapas do processo de AODC.

CAMINHOS PARA CRIAR-SE EQUIPES DE ALTO DESEMPENHO

Líderes de equipe deverão acompanhar, orientar, desenvolver e proporcionar o crescimento dos profissionais sob sua gestão.

A chave para ter-se equipes de alto desempenho e estimuladas a dar o melhor de sí, com certeza passa pelo estabelecimento de metas claras, factíveis, bem comunicadas (acompanhamento). Para atingir-se os resultados esperados as ações devem ser monitoradas (medidas), ajustadas e os colaboradores providos com recursos e orientações necessárias e suficientes para a evitar-se descompassos (orientação). Ao colaborador é necessários que o seu líder valide suas entregas e proporcione condições de desenvolvimento profissional (desenvolvimento) e que após o processo de desenvolvimento, obtenha competências que o permita galgar patamares mais altos na organização (crescimento).

Não há dúvida que este processo requer grande esforço e visão estratégica para alinhar cada pedacinho de tarefa aos resultados esperados pelos acionistas (stakeholders), mas certamente irá proporcionar melhor direcionamento dos esforços de cada um de forma planejada.

Grande abraço.