Luis Garcia en Engenheiros e Técnicos, Profissionais Administrativos, Comerciantes e Vendedores Diretor Comercial - Corretor de Seguros • Royalty Insurance Corretora de Seguros 15/10/2016 · 2 min de lectura · 2,1K

O poder na ponta do giz

"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina" - Cora Coralina

Com essa frase que começo esse texto.


Particularmente, por ser o dia dos professores me senti na obrigação de escrever algo em sintonia com essa data , que como todas as outras deveria ser salientada todos os dias.

Cito que além do professor de profissão, existe o "professor amigo", aquele que se propõe a ensinar indiretamente. Aquele que muitas vezes não tem uma graduação, mas tem a boa vontade e a dedicação de partilhar um pouco de conhecimento.

Um  boa parte da população (infelizmente não todos), tiveram ou até o hoje ainda detém o privilégio serem ensinados por profissionais, que passaram anos de suas vidas empenhados com um único objetivo: criar um mundo melhor. 

Não vejo alguém que se torne professor sem a primícia de ser capaz de mudar o mundo. Talvez alguns não tenham essa visão diretamente, mas, esse é o super poder que eles tem, o de mudar o rumo das coisas.

Professores passam em nossas vidas em varias fases: na infância, no colegial, na faculdade, em nossa casa, em nossos empregos.

Quem passaria vários anos da vida estudando para ganhar o mesmo que alguém sem formação, e ainda assim, com tanta responsabilidade em suas mãos?

O poder na ponta do giz

Deixar de gratificar pessoas tão importantes para o desenvolvimento de toda uma nação é algo muito triste, mas ao mesmo tempo isso torna a situação mais difícil de acreditar!

Simplesmente pelo fato de que, poderiam não existir professores se o dinheiro os impedisse de seguir seus princípios, o que seria algo arrasador.

Os profissionais estão nas salas de aula recebendo um salario que não chega nem perto do que realmente merecem.

A maioria poderia ser CEO em multinacionais, empresários, palestrantes, mas mudar vidas está a passos largos do simples intuito de ter um salario fenomenal.

Em maioria, o salario não impede que esses profissionais deem o seu melhor para a sociedade, para formar cidadãos, profissionais, pessoas que ensinarão outras pessoas sobre a vida!

Espero sinceramente que em um futuro próximo os professores sejam valorizados em nosso país como merecem, assim como são em países desenvolvidos.

Você não acredita em Super-heróis?

Que pena, eu tenho total convicção de que existe um em cada sala de aula, em cada lugar do planeta, em cada momento que há alguém disposto a ensinar o próximo.

O poder na ponta do giz

Professores deveriam ser tratados como os heróis que realmente são.

Professores são pessoas que ensinam, mas acima disso, aprendem para ensinar. Passam dias estudando, corrigindo, montando projetos, criando idéias, "construindo pontes do conhecimento".

Professores são psicólogos, empresários, engenheiros (você vai se lembrar disso quando seu filho chegar com uma casa feita de palitos de sorvete), artistas, mas acima de tudo pais!

E quer saber mais?

Ser professor e ter o cargo mais importante do planeta!


Professores são quem formam médicos, engenheiros, astrônomos, outros professores e todas as outras profissões do mundo!


Tenho orgulho de saber o nome de cada professor que me ensinou algo melhor, não no conceito técnico, mas no conceito de vida. Professores não são lembrados pelas matérias que ensinam, mas sim pelo quanto moldam uma pessoa melhor para a sociedade.

Em vários lugares as pessoas se desdobram para ensinar, não por um salario, status ou por prestarem favor. Professores ensinam, por saberem a responsabilidade que tem em mãos, do poder que a ponta de um giz pode fazer na vida de uma pessoa, de uma família, de uma nação.

Acredite, a maioria das pessoas não nasceram bem sucedidas, elas tiveram alguém para lhes ensinar a chegarem onde estão hoje, direta ou indiretamente. Bill Gates, Steve Jobs, Lemann, Einstein, Thomas Edson. Eles tiveram professores, mestres, doutrinadores.

Alguns podem ser ensinados em castelos, em escolas, monastérios e outros em áreas abertas, com um pano, uma lousa e um giz.


A educação existe, sob sol, chuva, com ajuda ou sem ajuda do governo, mas não sem alguém para ensinar.


O poder na ponta do giz

Valorize seu professor.


Para ele te ensinar algo, significa que confia em você e sabe que fará um mundo melhor e depois, lhe passará a responsabilidade de ensinará outras pessoas para que cultivem o mundo que você criou, e que essas pessoas criem cidadãos melhores que elas mesmas!


Como já diz a frase:


"Não basta deixar um mundo melhor para nossos filhos. Deixeis filhos melhores para nosso mundo."


Parabéns professores!