Luis Garcia en Engenheiros e Técnicos, Profissionais Administrativos, Cidade de São Paulo Diretor Comercial - Corretor de Seguros • Royalty Insurance Corretora de Seguros 22/11/2016 · 3 min de lectura · 2,0K

Peça um pouco de mau tempo

Peça um pouco de mau tempo

Tempos difíceis criam homens fortes 


Antigamente as pessoas acendiam lamparinas ou velas, usavam de artimanhas para transportar alimentos, coisas, animais ou pessoas. Conheciam duas mil e uma formas para ir a lugares, montar, colher e aprender tudo sobre a vida.

As pessoas construíam casas, igrejas, monumentos, além disso formavam nações, e claro, conquistavam outras, "apenas" com suor e esforço!

Simplesmente foram lá e fizeram acontecer.

Guerras mataram milhares de pessoas inocentes, mas também salvaram milhares de outras.

Entretanto, pessoas inocente morrem todos os dias no mundo inteiro, ou seja, o mundo não evoluiu tanto assim quanto a maioria acredita.

As pessoas ainda matam umas as outras, e posso arriscar a dizer que atualmente o fazem com menos propósitos para isso do que antes.

As pessoas sofriam e tinham que se adaptar, criar e resolver problemas todos os dias, para manterem-se em pé. Isso é o que derruba uns e engrandece outros.

Grandes empresas e atitudes notáveis, surgem em tempos em que o mundo está em declínio.

Peça um pouco de mau tempo

Grandes vitórias foram erguidas por pessoas que foram lá e fizeram acontecer, em tempos que ninguém acreditava que seria possível.


Homens fortes criam bons tempos;

Criar uma historia com final feliz em um mundo magico feito de sorvete é muito simples. Mas quem é capaz de virar um herói em uma "terra devastada"?

Quem pode fazer crescer algo num solo árido?

Pessoas verdadeiramente fortes, são criadas em meio a devastação, são pessoas que escolhem o caminho correto e não o mais fácil.

A colheita tem que criar raízes fortes e para isso precisa suportar os impactos do vento, os danos das pragas, crescer em meio as ervas daninhas e clima controverso.

"Homens fortes" semeiam, cuidam e veem crescer imensos jardins em meio ao deserto, para que suas futuras gerações possam colher o sucesso desse desafio.

Peça um pouco de mau tempo

E assim bons homens criam situações acolhedoras para pessoas que não precisarão passar por todos aqueles "problemas".


Bons tempos criam homens fracos;

Já parou para pensar sobre o quanto as facilidades do mundo acabam criando pessoas cada vez mais fracas, ou pior, mais dependentes?

Imagine que a alguns anos atrás o acesso internet ou a informações importantes era tão raro quanto descobrir água fora do nosso planeta.

A tecnologia mudou tudo isso, criou uma sistematização onde o mundo está interligado, cheio de opiniões, histórias, descobertas, pesquisas e tudo que a mente humana possa criar.

Pare um pouco, imagine ao redor, e veja TODAS as pessoas, não só as consideradas "boas" e nem só as consideradas "ruins".

Você acredita que a maioria das futuras gerações se imaginaria em bibliotecas procurando por informações em livros ou jornais impressos?

Aquelas mesmas informações que podem estar a um clique do indicador, a menos de dois palmos da nossa cara, no visor de um notebook, e como um simples atalho pode buscar entre milhares de caracteres uma palavra especifica numa fração de segundos.

Sim, a tecnologia muitas vezes acaba parecendo algo assustador.

Na Arte da Guerra de Sun Tzu, esse mundo que vivemos é a perfeição, onde o bom guerreiro não precisa sequer lutar para vencer os obstáculos. E adivinhe... os bons guerreiros não somos nós. Somos apenas uma especie de massa controlada.

Hoje uma queda de energia por exemplo levaria o mundo ao colapso em algumas horas.

Centenas de produtos perdidos, milhões de dólares deixados de ser ganhos por minuto.

Vamos além... setenta e duas horas sem água encanada, sem energia elétrica ou sem internet levaria as pessoas a loucura, pessoas que não falam cara a cara, apenas por mensagens ou acenos no caminho do trabalho.

Pessoas que não sabem apertar um parafuso em uma maquina, ler um manual, ou escrever uma carta de próprio punho.

Pessoas que acreditam que a origem do fogo provem do "deus fósforo", a água da "deusa torneira" e a eletricidade do divino "deus tomada".

As pessoas se acomodam a condições favoráveis, e ao invés de aproveitarem para desbravar todo esse potencial e otimizar o tempo, decidem por montar uma bolha frágil e viver com todo o conforto que o mundo tem a dispor.

Peça um pouco de mau tempo

Afinal, pra que estudar se o Google vai te responder?


Homens fracos criam tempos difíceis

Por fim, o fechamento para reinicio do ciclo.

Em tempos de excesso de facilidades homens fracos conseguem ser engolidos, acabam por ficar desgovernados e passam a destruir peça por peça do pouco que sobrou.

A bolha de sabão ilusória que vivem começa a desaparecer, e fica cada vez mais clara a realidade do campo já infértil, tomada pela praga, mostrando que tempos difíceis estão por vir.

Quem guardou alguns grãos agora passa a ser glorificado, enquanto o mundo se perde novamente na desilusão.

Alguns tentarão o caminho mais fácil e pra isso prejudicarão tantos outros para o bem individual.

E depois de muito tempo, quando grande parte passar a entender, que cada um precisa precisa fazer a sua parte, arar seu quintal e plantar suas sementes, ao invés de esperar tudo cair do céu como em um passe de magica. Já será tarde demais.

Peça um pouco de mau tempo

Saber o que fazer não muda as circunstancias, prepare-se para o mau tempo.



Peça um pouco de mau tempo

"Era um vez um fazendeiro que, após uma colheita ruim, reclamou: 'Se deus me desse o controle do clima, tudo seria melhor, pois parece que ele não entende muito de agricultura.'

Tal deus, de pronto, disse a ele: 'Durante um ano eu lhe darei o controle do clima; peça o que você quiser, e seu desejo será concedido.'

O pobre homem ficou muito feliz e imediatamente disse: 'Agora eu quero sol!', e o sol saiu. Mais tarde ele disse: 'Que chova!', e choveu.

Durante um ano inteiro, o sol brilhava, e logo depois chovia. As sementes cresciam, cresciam...era um prazer observar aquilo!

'Agora Deus pode entender como se controla o o clima!', disse o homem com muito orgulho.

A plantação nunca havia crescido tanto, ficando tão verde, e de um verde tão saudável.

Chegou a hora de colher. O fazendeiro pegou a foice para cortar o trigo, mas sentiu um aperto no coração. Os caules estavam praticamente ocos.

O senhor veio e lhe perguntou: 'Como estão as suas plantas?'

O homem se queixou: 'Pobres, meu senhor, sem consistência!'

'Mas você não controlou o clima? As coisas não saíram como você queria?'

'Claro! E é por isso que não consigo entender; estou perplexo - recebi a chuva e o sol que eu pedi, mas não há o que colher!'

Tal deus, então disse-lhe:

'Mas nunca pediu vento, tempestade, frio, tudo o que purifica o ar e torna as raízes duras e resistentes! Você não pediu mau tempo.

É por isso que não há o que colher.'"

- Osho



braz josemar 22/11/2016 · #4

Muito bom texto .

+2 +2
Reginaldo Afonso Bobato 22/11/2016 · #3

Falar que o homem era mais forte antigamente é o mesmo que falar que o computador que cabia numa sala inteira era mais forte do que um micro computador de hoje em dia. Força não e´somente sinônimo de tamanho, inteligência não é somente sinônimo de memória

+1 +1
Reginaldo Afonso Bobato 22/11/2016 · #2

Antigamente nao existiam vacinas era a biologia um mundo aparte antes da invencao do microscopio Muitos foram mortos pelo tetano pela peste bubonica Nao sabiam que a agua estava contaminada Hoje o hpmem esta mais forte talvez sofra mais hoje em dia com morte mas mesmo que devamos lutar ate o fim contra a morte Nao existe nada de mais natural do que a morte E o ser humano e mais forte com a ciecia medica e seus avancos

+1 +1
Thiago Smicelato 22/11/2016 · #1

O que mais marca é "Homens fortes criam bons tempos; Bons tempos criam homens fracos". Totalmente de acordo, é um ciclo.

+2 +2