Mea culpa. Política e Facebook.

Esse é mais um daqueles textos dos quais escrevo para provocar e ouvir a opinião alheia. Confesso que esse é o meu pensamento no momento, mas que não estou totalmente certo sobre ele. É sobre o surto político que ataca os brasileiros e o Facebook.

O Facebook sempre foi lugar de piadas, vídeos engraçados, cachorrinhos, gatinhos, imagens de bom dia com nenenzinhos, Jesus etc. Depois de 2013, no Brasil, o Facebook se transformou num espaço de debate político. Não que os outros itens tenham desaparecido, mas a política se firmou como um dos principais conteúdos.

Aí faço o mea culpa. Pessoas como eu, acharam que o Facebook era o lugar perfeito pra propagar sua ideologia e encontrar pessoas afins. E isso é verdade. Pelo menos pra mim deu muito certo. Porém, o efeito colateral disso pode ter sido devastador.

Pessoas que nunca se interessaram por política, passaram a se interessar. Mas eles não foram buscar informações nos livros, mas sim no Facebook. Fizeram pós-doc-mother-fucher-pop-up-in-the-house em política com vídeos de Youtubers e memes do Facebook. Você fala em Contrato Social e ninguém faz ideia do que está falando, mas se falar em esquerda e direita, todos tem uma resposta, normalmente agressiva, na ponta da língua afiada sobre o assunto.

A partir de hoje, vou dar mais espaço no meu Facebook para gatinhos, cachorrinhos, clipes de músicas e memes nonsenses. Quem quiser saber de política que se debruce nos livros. Facebook é lugar de futilidades cotidianas, e colocando a política aqui, as pessoas acabam a tratando como mera futilidade cotidiana. Algumas notícias  permanecerão, mas só.


Mea culpa. Política e Facebook.



Felipe Souza 30/11/2016 · #3

Prefiro usar as redes sociais para temas menos polêmicos e questões de trabalho. Política, futebol, tô fora...

0
Luiz Carioca 29/11/2016 · #2

#1 Isso, precisamos amplificar as coisas boas e conhecimentos com consistência, se não, podemos estragar essas maravilhosas ferramentas.

0
Allan Melo Nascimento 29/11/2016 · #1

Não só o Facebook, mas qualquer rede social é um alto-falante na mão da sociedade. Todo mundo despeja na internet sua opinião sobre o que quiser, sem maiores consequências. Concordo com vc que muita gente desinformada acaba falando sobre o que não entende... tá ficando chato.

+2 +2