Luizia🐝 Patrício in Arrasta São Paulo, beBee em Português, Desenvolvimento Humano Terapeuta Alternativa • Alfa Coaching Dec 7, 2019 · 5 min read · 1.0K

COMO OFEREÇO E RECEBO AMOR?

 As 5 linguagens do amor

Que todo ser humano é único, isso todos nós sabemos. O que muitas vezes deixamos passar e acabamos não dando importância é justamente para as particularidades de cada um, colocando a nossa forma de enxergar o mundo ao nosso redor como prioridade sobre as outras pessoas.

Pois bem, a partir do momento em que passamos a observar aqueles que nos cercam, sua forma de agir e se expressar, temos a possibilidade de estabelecer com estes uma comunicação muito mais eficiente e assertiva, que pode gerar resultados altamente positivos para ambas as partes.

Pensando nisso, Gary Chapman, autor do livro “As cinco linguagens do amor”, nos mostra as principais formas que utilizamos para nos expressar, quando o assunto é relação interpessoal. Confira:

Palavras de afirmação

São sentenças expressas em elogios como “O jantar estava ótimo”, afirmações como “Acho que você faz isso muito bem” e incentivos como “Vai dar tudo certo”. Existem pessoas que utilizam este tipo de linguagem para expressar o seu amor por alguém e aqueles que se sentem altamente valorizados quando escutam afirmações como estas e muitas outras.

Percebo, está é uma linguagem de amor que sempre estará atuante em nossas vidas. Sabe eu costumo enfatizar o poder que as palavras têm sobre nossas ações. Da mesma forma que elas podem nos elevar, elas também podem fazer com que nos sintamos mal, sem vontade de realizar nossas atividades e até mesmo desmotivados.

Sendo assim, é fundamental estar sempre atento à energia que você propaga ao seu redor por meio das palavras, pois elas podem prejudicar não só as pessoas que lhe rodeiam, mas também a você mesmo. O ideal é que você fique atento, e, sempre que possível, ofereça o seu apoio, por meio de palavras de afirmação a quem estiver precisando de algo neste sentido(que seja genuíno seu jesto) principalmente os indivíduos que recebem melhor este tipo de linguagem.

Qualidade de tempo

Diz respeito à dedicação de um tempo exclusivo, ainda que pequeno, aqueles que você mais ama e deseja ter por perto. As expressões ou dialetos podem ser: conversas de qualidade, passeios, assistir televisão juntos, ir ao cinema, marcar encontros com amigos mais próximos pelo menos uma vez por semana, assim por diante.

Acredito que esta seja uma das linguagens mais essenciais na atualidade. Acontece que, com a correria e a quantidade de demandas que necessitam da nossa atenção diariamente, acabamos deixando de passar um tempo ou de encontrar pessoas que são importantes para a nossa existência em si. Com isso, vamos perdendo o contato, e, conforme a vida se desenrolando, podemos até não encontrar mais maneiras de retomar a convivência com estas pessoas.

Assim, é fundamental que encontremos um tempo, que dediquemos um período do dia para estar, verdadeiramente, com nossos cônjuges, nossos filhos, amigos, familiares e todas as pessoas que considerem a nossa presença como algo de real importância. Mais do que presentes, o que essas pessoas de fato querem e merecem é que estejamos com elas de corpo e alma, sem preocupações aparentes.

Presentes

Nesta linguagem o que menos importa é o valor financeiro, pois o amor pode ser expressado por meio de uma flor, uma pizza ou uma joia, por exemplo. O importante aqui é o valor simbólico do que é presenteado, uma vez que a pessoa que o recebe se sente imensamente grata, feliz e realizada quando percebe a importância e o significado que tem em sua vida.

Para as pessoas que se sentem amadas por meio desta linguagem, o fundamental é saber que o presente está sendo dado de coração, com a intenção realmente de agradar e deixar uma marca, fazendo com que esta se sinta lembrada, mesmo quando está ausente.

Gestos de serviço

Aqui o que você faz conta mais do que qualquer palavra. Formas de expressão como: lavar a louça, consertar a fechadura, levar o lixo para fora, levar o carro para lavar, entre outros atos de serviço, demonstram à pessoa o quão importante ela é para você, e, principalmente que você faz de tudo para vê-la feliz e realizada.

Assim, a minha dica aqui é que você fique atento às formas, aos serviços que você pode empregar às pessoas, fazendo com que elas sintam-se valorizadas e até mesmo motivadas por você. Além de amados, as chances de fazer estes indivíduos felizes é bem grande.

Toque físico

Beijos, abraços, cutucões com o cotovelo, mão no ombros, as relações sexuais, toque suaves pelo corpo, mãos dadas, entre outros gestos, representam essa linguagem do amor. Mais do que saber que o amor existe, algumas pessoas têm a necessidade de sentir fisicamente esse amor. Por isso, fazem questão de receberem carinho, por meio do toque, para que assim sintam-se também mais seguras.

Quando gostamos muito de alguém, independentemente de termos um relacionamento amoroso ou não com esta pessoa, queremos demonstrar de todas as formas possíveis. E quando este amor é intenso, ele extravasa e acaba sendo expressado por meio de um cafuné, de um abraço apertado, de uma massagem, de beijos e assim por diante.

Mas vale o lembrete: é importante saber se o outro também deseja receber amor dessa maneira, caso contrário, corre-se o risco de invadir o espaço da pessoa e dela acabar não gostando. 

Pensando em facilitar ainda mais você de como se conectar com suas linguagens do amor,  preparei um teste para você identificar a suas. Valorize está ferramenta,  assim como em sessão, aplicada gera incríveis reaultados, assim ela pode pormover excelentes resultados em você. Utilizada mais em casos que necessitam de uma remediação de conflitos e autoconhecimento. 

Vamos lá! 

RECONHECENDO MINHAS LINGUAGENS DE AMOR

O Que Mais é Possível Para Eu Adquirir Consciência?

Reserve um tempo para você e com você. O bacana que você pode fazer com seus familiares, amigos, cônjuge, colaboradores, parceiros... 

Lembrando sempre que, quanto mais você se conhece mais é possível que você ainda não perceba o quanto tem a conhecer, potencializando cada vez mais o ser infinito que você é. 

Mude as palavras do teste para o que fizer sentido para você.

 Exemplo: Se desejo saber qual linguagem do amor eu exerço no meu diálogo interno(si mesmo), módifico para : Se eu digo: "Você fez um ótimo trabalho. Parabéns"

E vou formulando o teste para ações específicas a meu respeito, ou a respeito do convívio familiar, profissional e assim por diante. Lembrando que seu jeito é o jeito certo para formular se caso desejar.  

CONTINUE.. 

Facilitar, este é o propósito para gerar o perceber e conciderar que sim é possível você expandir através desta ferramenta.

CONTINUANDO...

Fico pensando e imaginando, o quanto de você esta sendo percebido por si.

Muito bom!. 

Perceba que é fácil, e facilmente você  chegará no resultado.

As Porcentagens 

Agora você já sabe quais suas linguagens do amor, quais mais atuantes e também as não tão atuantes assim. 

Como pode melhorar? Quando percebo que em mim existe o antídoto, cabe a mim definir. O que mais é possível que ainda não considerei!? Como usar este antídoto?E o melhor, qual propósito para gerar o perceber e conciderar que sim é possível minha expansão de consciência, sim é possível criar nesta realidade a pessoa que nasci para ser.
Luizia Patrício "Como ofereço e recebo amor" 

Deixarei também uma dica de cinecoaching, para que você expanda ainda mais a percepção sobre você.

Beleza Oculta

Se você já assistiu este filme, recomendo que assista novamente após realizar o teste. E para você que não assistiu ainda, veja o trailer  no link abaixo: 

Beleza Oculta

Wikipedia Se desejar ter mais informações sobre o filme(extraído do site Wikipedia.org).

Fechando Com Chave Mestre

Caraca!. Como não posso deixar de que verdadeiramente você termine a leitura deste artigo sem ter infinitas possibilidades para expandir cada vez mais. Vou deixar aqui o áudiobook do livro as 5 linguagens do amor(extraído do canal empreendedorismo hoje no YouTube) Este livro irá expandir sua maior percepção sobre, como cada vez mais melhorar o que está sendo melhorado. Clique no link e só vai!. Áudiobook As 5linguagens do amor

Também você pode acessar a leitura em pdf aqui As 5linguagens do amor em pdf(extraído do site: Busca excelência.com.br)

Sobre o Autor do Livro 

Gary Chapman 

No site Wikipedia, localizei a biografia de Gary Chapman, confira também acessando aqui Biografia Gary Chapman(extraído do site Wikipedia.org).

Gary Chapman, não  parou a expansão de consciência das 5 linguagens do amor. Realizou também a criação da obra para áreas específicas . 

Tais como: 

  • As 5 linguagens do amor das crianças 
  • As 5 linguagens do amor para homens  
  • As 5 linguagens do amor para solteiros
  • As 5 linguagens do amor no trabalho

Fora as expansão das edições do 5 linguagens do amor. 

Bem, com certeza ele não vai parar!.

E eu amo isso, é como saber que já sabemos, perceba. E no meu  ponto de vista interressante, penso que estamos tão acostumados com o fluxo desta realidade, que esquecemos o que verdadeiramente nos motiva a estarmos nela. 

Também não  poderia deixar de contribuir com estas passagens do livro da Bíblia que diz: "

O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha.

Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor.

O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade.

Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta" 1 Coríntios 13: 4-7.

E também,  o que diz: 

Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.

2 E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.

3 E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria. Localizado também  em 1 Coríntios 1: 1-3 

Como seria nos permitir, sentir abraçar a nossa verdadeira história, penso "somos imagem e semelhança deste transcender" de Deus, universo, Buda, ou o nome que você desejar que seja está fonte que nos faz ser infinitos em uma realidade que nos limita o tempo todo, com suas ideias  de evolução, não estou dizendo que as mesmas não sejam necessárias. Mais no meu ponto de vista interressante, percebo que o sistema de crenças implantados em nós diz que se exercermos o hábito de sermos amáveis, empaticos de uma maneira está realidade confundi isso com "ignorância, falta de conhecimento..." penso eu que ninguém, veja bem, ninguém tem menos que o outro no sentido ser a pessoa que nascemos para ser nesta realidade. Todos temos uma missão, e imagino como seria reconhecer que podemos fazer mais. Mudando, transformando nosso mundo, somos  então um convite para a mudança do mundo e diretamente estamos mudando.

Percebamos juntos podemos mais, juntos podemos realizar a transformação que mudará sua vida para melhor e assim também melhorando  a vida dos que diretamente estão disponíveis a perceber que podem!.
Luizia Patrício "Como Ofereço eRecebo Amor"

Caro Ser, desejo que está seja uma contribuíção eficaz para você. 

Compartilha comigo o resultado do seu teste.  

-Quantas mais criações podemos realizar juntos? 

Abraço fraternal Luizia Patrício 

Me encontre também nas rede social: Instagram: 

Até breve


Lüiz Enrique Dec 8, 2019 · #4

#2 Senti sua falta! Nem no zap você aparece pra dar um bom dia. Tudo bem com você?

0
Luizia🐝 Patrício Dec 8, 2019 · #3

Sempre estive aqui!. Gratidão meu amigo 😍

0
Luizia🐝 Patrício Dec 8, 2019 · #2

Sempre estive aqui!. Gratidão meu amigo 😍

+1 +1
Lüiz Enrique Dec 7, 2019 · #1

Voltou?!

0