Marcio Roberto Bragagnolo Medina in Freelance CAD 3D - Solidworks, SolidWorks Brasil, Engenheiros e Técnicos Engenheiro mecânico de projetos • Oficina CAD 3D - Consultoria em CAD 3D, CAM & CNC Oct 31, 2019 · 1 min read · 6.1K

Engenheiro Lucas Lima cria impressora 3D de baixo custo com materiais reciclados

          Realizando uma pesquisa referente a impressoras 3d pela Web, me deparei com Lucas Lima e achei sua história muito inspiradora, inicialmente pela iniciativa de construir sua própria impressora, porém o que mais me chamou a atenção foi o seu enjangamento nas mudanças sociais que seus projetos podem provocar nas comunidades onde o acesso a este tipo de tecnologia não chega.

          Lucas é um Engenheiro Mecânico da periferia do Rio de janeiro e projetou e construiu uma impressora 3d de baixo custo a partir de sucatas de uma máquina copiadora.

Engenheiro Lucas Lima cria impressora 3D de baixo custo com materiais reciclados

Lucas conta o que motivou a construção de sua própria impressora...


"...quando tive meu primeiro contato com uma Makerbot, eu falei: - Cara preciso comprar uma. Quando fui ver o preço no site eu falei: -Não preciso comprar uma. Porque uma custa algo em torno de 15 e 17 mil... Foi aí que tive a ideia, porque não trazer isso pra minha realidade"

   Uma iniciativa de verdadeira transformação social


            Sua história é inspiradora em vários aspectos. Por sua criatividade, engenhosidade e empreendedorismo ganhou vários prêmios e isto tem lhe proporcionado grandes oportunidades e destaque na mídia, mas o que mais impressiona nesta história é o exemplo de transformação social que este engenheiro tem promovido. Além de dividir seu conhecimento com os jovens em suas aulas de robótica como professor, Lucas desenvolveu um projeto em sua comunidade onde ensina os jovens a construir suas próprias impressoras.



           Assim surgiu a Infill, uma fábrica de impressoras 3D no Complexo do Alemão que comporta o projeto Maker Space, com cursos de qualificação em tecnologia para jovens, que posteriormente serão encaminhados para trabalharem na produção de máquinas de baixo custo.

"— A ideia é ter uma tecnologia 100% favela, mostrar que somos mais do que estatística de violência, somos o futuro, diz Lucas."

          Pela inovação, o morador do Complexo do Alemão ganhou o Prêmio Iniciativa Shell Jovem, no dia 7. A premiação seleciona e alavanca negócios com potencial contribuição socioambiental.

FONTES E REFERÊNCIAS

Artigo publicado por: Eng. Marcio Roberto Bragagnolo MEDINA

#oficinacad3d

Mídias:

Serviços oferecidos:

Projetos em CAD 3D (Solidworks); Renderização para catálogos de produtos e publicidade; Simulação de movimentos; Analise de interferências, Elaboração de desenhos em (*.dwg e *.dxf), Elaboração de arquivos para Corte a Laser e Router CNC, modelagem de instalações de tubulação.

Breve resumo de minhas experiencias:

Engenheiro mecânicos, especializado em CAD 3D (SolidWorks). Minha carreia foi desenvolvida em grandes indústrias dos seguimentos de Óleo & Gás, Mineração e Química; atuei também: na gestão e controle de projetos, na fiscalização de obras e na inspeção de fabricação de Equipamentos.

Ver mais em:  https://www.linkedin.com/in/marcio-roberto-bragagnolo-medina-328b9520

Solicite um orçamento: (11) 969146575



Reportagem do Lucas Lima (perfil LinkedIn: https://bit.ly/2Nernq1) fresquinha no RJ2 assista agora: https://bit.ly/2NJdMG2
Parabéns👏👏👏 Lucas , seu sonho já é realidade! A transformação social que o seus projetos estão levando as periferias, mostra ao mundo o potencial da juventude das comunidades, abandonada pelo poder publico e pelas iniciativa privada.

0
Paulo Moreno Nov 1, 2019 · #3

Parabéns Lucas!

0

O Lucas Lima acaba de publicar a sua entrevista no Programa Encontro, consagrando as suas realizações. Segue o link no Linkedin https://www.linkedin.com/posts/lucaslima-2_favela-rocinha-comunidade-activity-6595474438483951616-VQeR, lá tem o link para assistir a entrevista na integra. Desejo todo sucesso do mundo para você!!! Wakanda!

0