Márcio Campos Mota in Empreendedores e Empresários, Perfis operacionais, Eventos Corporativos Supervisor de segurança • Guardians Proteção Soluções em segurança May 14, 2019 · 1 min read · 2.0K

SEGURANÇA EM EVENTOS CORPORATIVOS - 4 PASSOS PARA GARANTIR O SUCESSO DO SEU EVENTO

SEGURANÇA EM EVENTOS CORPORATIVOS - 4 PASSOS PARA GARANTIR O SUCESSO DO SEU EVENTOQuando se produz eventos corporativos deve-se ter em mente que a imagem da companhia promotora do evento estará em risco, caso as coisas não ocorram como esperado. Um dos pontos mais sensíveis e críticos da produção de um evento corporativo é a segurança, pois esse é um tipo de estrutura que deve ser montada para reagir caso alguma situação indesejada venha a acontecer.

 Além da contratação de equipes para segurança  pessoal ( escolta de autoridades, segurança pessoal, controle de acesso),  deve-se também ter em mente a estrutura do local escolhido (sistemas de pára-raios, sistemas contra incêndios e etc).

Para facilitar o seu entendimento,  levantamos alguns pontos relevantes para  a organização de segurança em eventos nesse artigo. São eles:

1-  Organize a ação a ser realizada antes, durante e depois do evento

A organização da segurança para  eventos corporativos deve ser feita toda antes do evento, mas alguns detalhes e protocolos levam toda a duração do evento e até mesmo depois do mesmo. Um bom exemplo disso são os protocolos de segurança para receber grandes autoridades ou as rotinas de evacuação da locação, que embora sejam planejadas antes do ocorrido, devem estar a postos durante todo o evento corporativo. Outro fator importante é levar em conta a proteção do patrimônio mesmo após o evento até que a locação seja encerrada, haja vista que pode gerar prejuízo posterior e fora do orçamento aprovado inicialmente.

2-  Conheça bem os participantes

Antes do evento corporativo você já deve saber quem irá receber e a duração do evento para que se possa gerar um conforto durante esse evento. É necessário conhecer os participantes para que se saiba suar necessidades, como necessidade de assentos especiais, necessidade de acessibilidade em caso de necessidades físicas ou até mesmo se você receberá grandes autoridades ou celebridades para que haja uma organização mais forte no que tange o sistema de credenciamento ou do acesso à áreas Vips, pois uma falha pode colocar em risco as autoridades e os outros participantes.

3 - Levantamento de riscos

Uma boa forma de planejar a segurança em eventos corporativos é levantando os possíveis riscos e ocorrências que podem acontecer durante o evento, assim podemos enumerar desde os riscos humanos  (manifestações políticas, ameaças de bomba, seqüestro, paparazzi), passando por furtos ou roubos.

Também devem ser levantados os riscos técnicos,  ( mau uso da rede elétrica, uso de fogos de artifício, riscos de incêndio e etc) assim como os riscos naturais (tempestades, raios e terremotos), riscos biológicos (ingestão de alimentos mau conservados, água contaminada ou banheiros mal limpos) e riscos físicos (extintores, portas de emergência destrancadas e etc)

4 - A comunicação deve ser sempre clara

Em eventos corporativos é muito comum a presença de convidados estrangeiros, por isso é muito importante que hajam pessoas capacitadas para conversar  , solucionando assim as necessidades do participantes do evento.

Assim além dessas pessoas capacitadas, também é interessante que a comunicação visual da locação seja preparada em mais de um idioma, principalmente o que tange a segurança destes participantes. Sanitários, assentos para pessoas com necessidades especiais, extintores e saídas de emergência devem estar muito bem sinalizadas e escritas em mais de uma língua.

Seguindo esses 4 passos, você poderá garantir o sucesso do seu evento na parte operacional, evitando muitos imprevistos e mantendo você tranquilo para focar na parte organizacional.